Como posso achar uma especialista em gagueira?

6 respostas
Como posso achar uma especialista em gagueira?
Olá! Concordo com os profissionais anteriores.

Sugiro ainda que busque um psicólogo cognitivo comportamental, pois o mesmo trabalhará recursos do paciente para que os medos não o paralisem diante das situações que aumentem a gagueira.
Espero ter contribuído de alguma forma.

Att.

Caso seja uma gagueira adquirida, é bom verificar possíveis danos orgânicos buscando um(a) profissional da Neurologia. É também interessante buscar um Fonoaudiólogo(a), pois, além de verificar tais causas em conjunto com o(a) neurologista, poderá ainda fornecer uma gama de exercícios para melhorar sua dicção.

Caso nada de orgânico seja encontrado, pode ser interessante buscar um profissional da área da Psicologia, pois muitas vezes a gagueira pode ter origem devido a traumas e por consequência, se não verificados, podem trazer prejuízos para a vida do sujeito.
Olá! Para tratar deste distúrbio que pode ser hereditário,pode ser por lesão cerebral e pode ser por um grau alto de ansiedade, sugiro que que passe por uma equipe multidisciplinar que seria um psicólogo,um fonoaudiólogo e um neurologista para entender a causa e efetivamente concluir um tratamento.Sucesso e um grande abraço.
Procure primeiro profissional relacionado a área da fala , um fonoaudiólogo. Assim que tiver uma posição do mesmo saberá se o problema é relativo a alguma disfunção física . Porém possivelmente haverá encaminhamento para um psicólogo ,pois a gagueira está muito relacionada a fatores emocionais e comportamentais .
O especialista apto a tratar a gagueira é o fonoaudiólogo. Todavia, precisa ser um profissional capacitado a tratar a fala, fluência e a comunicação.

O psicólogo pode ser um colaborador no tratamento, caso haja baixa auto estima, falta de auto confiança, medo e ansiedade excessiva na exposição, entre outros.

A pessoa que gagueja precisa conhecer técnicas para melhorar sua respiração, a dicção e criar estratégias que favoreçam sua conversação.

O auto conhecimento e a comunicação consciente devem ser os fundamentos da terapia.

Espero ter colaborado.
Desejo-lhe sorte e sucesso.
Att.DENISE PUPPIN (Fonoaudióloga - Prof de oratória - Trainer coach de apresentações, discursos, treinamentos - Gestão emocional e estratégica nas exibições.
A gagueira é um distúrbio na temporalização da fala, que afeta a sua fluência, geralmente têm início na infância, 2 milhões de pessoas gagas vivem no Brasil, podem ter várias causas:
Genética, lesões cerebrais, acidente vascular cerebral, fatores sociais e emocionais, lembrando que problemas emocionais NÃO causam gagueira, podem apenas ser considerados como agravantes, situações de medo, angústia.
Ideal que procure um fonoaudiólogo e também um psicólogo
boa sorte!