Como saber se sou depressivo? Quais são os sintomas?

10 respostas
Como saber se sou depressivo? Quais são os sintomas?
Olá,
Somente um profissional pode fazer o diagnóstico para você, pois existem transtornos que podem ser duradouros. A depressão, normalmente é caracterizada por tristeza prolongada, falta de prazer em fazer atividades que antes gostava, falta de ânimo e energia. Procure um psicólogo que atue com Terapia Cognitiva Comportamental, essa abordagem, é a considerada a mais rápida ultimamente.

Atte

Olá
Para responder a essa pergunta é muito importante que você não se atribua nenhum tipo de psicopatologia sem antes conversar com um profissional, pois ele irá orientá-lo(a) em relação a tudo aquilo que está sentido. A partir dessa conversa, caso seja necessário, você poderá iniciar a sua análise/psicoterapia.
Olá! Recomendo que procure um Psicólogo, pois existe vários "tipos" de Depressão de acordo com DSM-V. O psicólogo terá condições de avaliar seu caso e se for positivo, realizar um trabalho em conjunto com outros profissionais de Saúde Mental. Acredito que o fato de analisar e questionar-se já é um bom começo para esclarecer esta dúvida e como consequência atenuar/reduzir este sofrimento psíquico.
Olá.
Infelizmente, não é possível realizar esse "autodiagnóstico", recomendo fortemente que você compareça a um psicólogo para avaliar o momento que você vive e o que sente. Entretanto, posso lhe assegurar que há grande diferença entre a depressão (patologia) e episódios de tristeza, desânimo. Nem toda apatia é depressão, ok? Mas, sendo depressão ou não, merece atenção e acompanhamento psicológico se está te fazendo mal.
Abraços
Olá! Acredito que você deva ja estar desconfiado de alguma alteração de humor, provavelmente para a tristeza. Uma autodiagnostico se torna um pouco arriscado, pois não temos distanciamento afetivo de nossos sintomas para poder visualizar o diagnóstico e possíveis tratamentos.
Segue alguns dos sintomas de depressão para que sirva de alerta e incentivo para uma busca de tratamento. A pessoa nao precisa ter todos os sintomas para ter depressão.
✔ Humor deprimido a maior parte do tempo;
✔ Perda da satisfação na maior parte de atividades que normalmente se tinha prazer;
✔ Perda ou aumento de peso significativo;
✔ Padrão de sono alterado;
✔ Agitação ou lentificação psicomotora;
✔ Fadiga ou perda de energia;
✔ Prejuízo na autoestima, sentimentos de inadequação e culpa;
✔ Capacidade cognitiva ou atencional diminuída;
✔ Pensamentos ruins, de morte ou tentativa de suicídio.
Veja,qdo estamos deprimidos,ficarmos desanimados e pessimista,isso dificulta a procura do profissional de saúde,e isso só vc pode superar...agende imediatamente uma sessão com o profissional com o qual lhe inspira confiança e de o primeiro passo para a sua superação
Olá! Estou de acordo com o que os colegas já comentaram acima. É necessário que um profissional da saúde mental realize o diagnóstico como um psicólogo ou um psiquiatra, já que esse profissional poderia distinguir uma depressão de outros possíveis transtornos (diagnóstico diferencial) ou mesmo perceber se há alguma comorbidade.
Mas você pode perceber algumas alterações no seu humor e comportamento que podem então o levar a buscar ajuda profissional.
Geralmente os sintomas principais de depressão são:
-Humor deprimido na maior parte do dia,
-Perda ou diminuição de interesse/ prazer em atividades cotidianas na maior parte do dia,
-Perda ou ganho de peso,(sem estar fazendo dieta)
-Insônia ou excesso de sono,
-Fadiga ou perda de energia,
-Capacidade diminuída de concentração
-Sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva,
-Pensamentos recorrentes de morte ou ideação suicida.
A depressão é um quadro bastante específico e que pode se manifestar diferentemente em cada pessoa. O termo "depressivo" não se refere apenas aquele que sofre de depressão, mas também a traços de personalidade. Uma pessoa pode ter um humor depressivo e nem por isso estar dentro de um diagnóstico de depressão.

Os sintomas normativos da depressão são muitos e variados, sendo os mais encontrados: tristeza profunda frequente, alterações alimentares e/ou do sono, apatia, falta de interesse pelo que antes interessava.

Mas, independente de se enquadrar nesses sintomas, caso você esteja em sofrimento devido a sentimento de tristeza e desânimo não pense duas vezes em buscar ajuda. Um profissional psicólogo é capaz de te ajudar tanto na avaliação dos sintomas quanto na expressão daquilo que tem lhe angustiado.

Espero ter ajudado. Forte abraço!
Muitas pessoas confundem tristeza com depressão. A Tristeza é um sentimento básico do ser humano, que vem como uma reação comum diante de algum problema da vida, é passageira, considerada saudável e importante.Já a depressão é quando essa tristeza se torna profunda e não passa, começando a surgir outros sintomas. A pessoa deprimida apresenta apatia, indiferença, desesperança, falta de perspectiva ou prazer pela vida. Além de se mostrar com energia reduzida, distúrbios de sono, alterações de apetite, falta de concentração, ansiedade, baixa autoestima, sentimentos de culpa e dificuldades nas relações pessoais, sociais, familiares ou de trabalho. Esses sintomas aparecem e desaparecem de maneira sutil. O diagnóstico da depressão é caracterizado pelo conjunto de alguns desses sintomas. Uma vez diagnosticada, é necessário recorrer à ajuda psicológica e psiquiátrica para que a resposta ao tratamento seja positiva. Sendo assim, se você se encontrou nesse quadro de sintomas, procure ajuda já!
É importante não fazer um autodiagnóstico, existem uma série de variáveis a serem levada em conta, que só um profissional pode analisar, procure um acompanhamento terapêutico, para que possa entender que sentimentos são esses que está sentindo. Boa Sorte!