Tenho apresentado uma irritablidade, impaciência, falta de vontade de trabalhar e até sair para algu

55 respostas
Tenho apresentado uma irritablidade, impaciência, falta de vontade de trabalhar e até sair para algumas ocasiões festivas com amigos. Estou no período da menopausa e por vezes sinto vontade de me isolar. A leitura me distrai e muitas vezes exagero no tempo dedicado a ela.
Isso é um problema neurológico?
Olá, seria importante fazer uma avaliação com um psicólogo, lendo o seu relato podemos caracterizar uma depressão( irritação, falta de vontade e se insolar), mas o importante é não ficar presa a uma categorização e sim fazer uma psicoterapia com o objetivo de identificar a causa.
Boa sorte

Oi bom dia, como o colega mencionou podendo ser um quadro de depressão ou mesmo um dos sintomas da mudança devido o período da menopausa, importante buscar saídas e entre elas uma busca a bom profissional para inicio a psicoterapia, uma avaliação médica também para ajuda, vindo a contribuir também na melhora clínica.
Ao caminhar a busca se torna mais leve e a caminhada mais tranquila, nada de paralisar vamos a caminhar seguramente firme.
Ótimo dia e a disposição para outras dúvidas.
Olá, boa tarde.
Ter sentimentos como irritabilidade, impaciência, falta de vontade para trabalhar ou sair, eventual vontade de se isolar e focar muito em algo como a leitura, parecem ser características de uma dinâmica emocional pela qual você está passando, não um problema neurológico.
Seria importante conversar com um psicólogo, para poder compreender melhor essa situação e verificar as possibilidades de transformá-la na direção que você desejar.
Fico a disposição caso queira falar mais sobre o assunto, abs.
Boa tarde!
Embora muitas vezes negada pela sociedade atual, a variação de humor é inerente ao ser humano. Desta forma, irritabilidade, impaciência, desânimo e outros, também são parte da condição de estar vivo, assim como a felicidade, a sensação de bem estar, a paciência, o são. As situações variam, o humor também. A depressão existe, é uma doença que deve ser tratada com muita atenção e responsabilidade pois, nem todo sentimento de tristeza é depressão e vice-versa. Por isso, considero mais ético que tais diagnósticos sejam pensados somente no contato pessoal com o paciente, de forma responsável e profissional.
Como você informa, está atravessando o período de menopausa, o que implica em variações hormonais importantes, que também podem afetar o humor. Muito importante o acompanhamento junto ao seu médico Ginecologista.
Desse modo, considerando prematuro pensar em questões neurológicas importantes, sugiro que estude a possibilidade de iniciar uma análise com uma Psicóloga (o) a sua escolha, não com o intuito de "diagnosticar" o que sente mas, de investir em uma melhora na qualidade de vida a partir dos seus próprios recursos internos.
Espero ter auxiliado.
À disposição.
Concordo com a colega Kelly em tudo que disse e reforço que a primeira etapa seria conversar com seu médico (a) ginecologista e buscar um psicólogo (a) para te ajudar a enfrentar esse momento da menopausa e a lidar com essa variação de humor de maneira funcional. Fico a disposição, forte abraço.
Não é problema neurologico, a menopausa tras muiras dificuldades a mulher, mexe com a libido, com as emoções, vocé já ta fazendo reposição hormonal? Converse com seu ginecologista?
Terapia pode ajudar vc a compreender suas emoções caso seja seu desejo, independente de estar ou não na menopausa.
Att.
Eduardo
A princípio pode ser apenas ansiedade, pois provoca alteração de humor. E a menopausa pode sim estar contribuindo para o estado emocional em que vc se encontra.
O ideal é procurar um psicólogo para fazer uma avaliação. ☺️
Olá, muitas mulheres no período da menopausa apresentam sintomas que podem ser confundidos com depressão. Seria legal fazer uma avaliação com psiquiatra e psicólogo para que seja feita essa distinção de maneira correta.
Muito prematuro lhe dar algum diagnóstico ... As oscilações fazem parte do viver especialmente na menopausa. Os hormônios interferem nesse sentido fortemente.
Ser acompanhada pelo seu/sua ginecologista é importante. Exames podem ser feitos para averiguar esses sintomas.
Se o estado emocional perdurar, pode procurar uma psicoterapia. Compreender essas mudanças pode ser muito importante para você.

Olá.
Procure um Psicólogo, ele irá te encaminhar para um neurologista de confiança para avaliar a sua situação e para um geriatra ou endocrinologista de confiança para acompanhar seu momento de menopausa. Através da Psicoterapia você poderá entender melhor pelo que está passando e o que esse momento significa para você. Abraços
Não me parece um problema neurológico mas faça os exames devidos sim. Me parece depressão devido à fase da menopausa onde há uma grande baixa de hormônios que produzem esses sintomas. Consulte o seu ginecologista, veja e reflita com ele a possibilidade de reposição hormonal, decisão muito pessoal após ter todos os esclarecimentos, e consulte um psicólogo que a ajudará a atravessar esta nova fase que é a menopausa, fase muito complicada de se viver sem ajuda. . Alterações no corpo, na alma, no ânimo, nas relações como bem você está relatando. Procure uma psicoterapia para enfrentar e aprender a lidar com esta fase, procure ajuda e tudo será vivido muito bem!
Na menopausa, temos uma queda significativa de vários hormônios que pode provocar os outros sintomas como calor repentino a qualquer momento do dia e da noite, atrapalhando o sono normal Com o passar do tempo causa irritabilidade. Somam se aos fatores físicos, os existenciais, os ambientais, emocionais, frustrações, questionamentos e ansiedades de como viver esta nova etapa da vida . Algumas mulheres podem desenvolver um processo depressivo . Mas esta pode ser uma rica etapa, se soubermos lidar bem com tantos fatores ao mesmo tempo e continuar nosso processo normal de desenvolvimento. Procurar uma profissional de sua confiança para uma psicoterapia neste momento é fundamental para ajuda-la voltar a ter a mesma disposição para fazer as coisas que gostava antes e ainda descobrir potenciais que nao estao sendo percebidos. Boa sorte.
Olá, como já foi dito, é importante que você procure um psicólogo para investigar melhor o que está acontecendo com você. Se ele achar necessário, te encaminhará também ao psiquiatra. Não deixe de procurar ajuda. Boa sorte e melhoras!
Tecnicamente os meus colegas já enfocaram a questão pertinente a sua pergunta.

Imagino que nesse momento antes de mais nada você possa ter um local capaz de acolhimento.

Uma das funções iniciais de uma psicoterapia é acolher o paciente e suas questões em um espaço sem julgamento, e assim, permitir que se possa olhar o que está acontecendo com menos angústia.
Possivelmente não é problema neurológico, mas nesse caso seria importante o acompanhamento psicológico para compreender melhor o que está ocorrendo.
O trabalho do analista consiste em despertar aquilo que já existe dentro da pessoa. É a arte de despertar o sujeito para seu potencial criativo genuíno. A finalidade não é curar, e sim favorecer o crescimento interior por meio das dificuldades pessoais.
No decorrer do trabalho analítico há a proposição de que pelo falar, pelo escutar e pelo fazer criativo nos confrontamos com nós próprios. Pôr-se em processo analítico é possibilitar o existir permeável a outros saberes. É despertar para o próprio caminho de vida como processo natural com sentido, finalidade e objetivo; é a experiência interior.
A experiência interior se torna experiência de vida quando vivida com todas as suas implicações. A psicoterapia tem como objetivo auxiliar pessoas que sofrem ou estão com dificuldades na vida e não conseguem resolver sozinhas.
Na terapia o analisando é convidado a, num espaço seguro e sigiloso, explorar seus afetos, pensamentos e fantasias que compõem o cenário de seu sofrimento.
A menopausa é uma fase crítica na vida da mulher, envolvendo a questão hormonal, mas também há fatores psicossociais envolvidos nesse processo.
É um momento de muitas mudanças e alterações nítidas de comportamento podem ocorrer.
Um psicólogo pode te ajudar a entender as causas e sintomas dessas alterações e saber como lidar com elas da melhor forma.
Olá!
É muito provável que não seja um problema neurológico.
Já parou para pensar que o que você precisa é descobrir um novo sentido para a vida?
Você sabe quem é você?
A psicoterapia te ajudará no autoconhecimento e principalmente, você descobrirá um novo sentido de se sentir viva!
Como você tem este receio de ser algum problema neurológico, sugiro que faça uma consulta com um neurologista até mesmo para não ficar nenhuma duvida pendente sobre o assunto, mas a ida em um psicologo pode vir a te ajudar nas queixas que você trás. Espero ter lhe ajudado!!
Bom dia,

Só com uma avaliação mais acurada para se obter com mais clareza o que você está vivendo, entretanto, há sinais de depressão.

Veja os critérios diagnósticos e avalie em quais se encaixa e caso se identifique, procure um psicólogo.

Quais são os sintomas da depressão?
A.1. Humor deprimido na maior parte do dia (Nota: Em crianças e adolescentes, pode ser humor irritável.)
A.2. Acentuada diminuição do interesse ou prazer em todas ou quase todas as atividades na maior parte do dia
A.3. Perda ou ganho significativo de peso sem estar fazendo dieta
A.4. Insônia ou hipersonia quase todos os dias.
A.5. Agitação ou retardo psicomotor quase todos os dias
A.6. Fadiga ou perda de energia quase todos os dias.
A.7. Sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva ou inapropriada
A.8. Capacidade diminuída para pensar ou se concentrar, ou indecisão
A.9. Pensamentos recorrentes de morte, ideação suicida recorrente sem um plano específico ou plano específico para cometer suicídio.
*** Critérios diagnósticos científicos, extraídos do DSM-V ***
É difícil responder apenas com as informações fornecidas. Não podemos ignorar completamente as mudanças fisiológicas que o momento gera no corpo, inclusive hormonais que tem efeito direto no nosso psicológico. Diria que é importante ir a um médico para fazer exames e procurar psicoterapia para, além de lidar com essas questões apresentadas, te ajudar a administrar essa nova etapa da vida. Nós, mulheres, sofremos diretamente com qualquer mudança no nosso status frente a sociedade. Há sempre muitas opiniões e fórmulas mágicas, quando engordamos, emagrecemos, Quando menstruamos, quando casamos, quando separamos, quando engravidamos, quando entramos na menopausa, entre tantos outros momentos. Acredito ser interessante ter alguém para compartilhar sem julgamentos nossos pensamentos e crenças.
Sabemos que esse período da menopausa causa certas mudanças tanto físicas quanto emocionais.
Sugiro que procure um psicólogo para que possa ser realizada uma avaliação com o objetivo de diagnosticar melhor.
Um diagnóstico psicológico deve ser feito sempre com base em uma avaliação psicológica, que é um processo complexo e dinâmico. O período da menopausa envolve diversas mudanças hormonais, mas para buscar as causas dos sintomas mencionados e os possíveis componentes psicológicos, tem de ser feita uma avaliação por um profissional especializado.
Olá! Não fique preso (a) a um diagnóstico e sim o que tem causado tal sofrimento para si, porque o isolamento tem sido a forma que você tem encontrado para se esquivar de algo? Compreenda que o período da menopausa pode causar alterações em seu modo de vida e na sua saúde física. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá! Na menopausa pode ocorrer efeitos colaterais emocionais que incluem irritabilidade, manifestações emocionais desproporcionais, ansiedade, falta de motivação, agravamento de depressão pré-existente, nebulosidade e esquecimento. Embora esses sintomas possam estar diretamente relacionados à própria menopausa, podem haver outras razões não relacionadas à menopausa para esses sintomas, portanto, vale a pena discuti-los com seu médico. Sugiro procurar ajuda de um Psicólogo para trabalhar suas questões emocionais e uma ginecologista para avaliar se precisa de reposição hormonal. Espero ter ajudado! Abraço!
Bom dia! Tudo bem? Vc descreve sintomas significativos para um bom momento para buscar ajuda, pois todos esses sintomas podem ir pouco a pouco causando um prejuízo em sua vida. Procure um psicólogo (a) que possa te dar um suporte nesse momento.
Neurológico certamente não é, mas como você disse que está passando pela menopausa, pode ser uma questão hormonal. É importante que você seja acompanhada por um ginecologista e faça o tratamento correto para diminuir os sintomas ligados a essa fase da vida. E considerar também uma psicoterapia para ajudá-la a lidar com esses sintomas emocionais tão desagradáveis (irritabilidade, desânimo, etc.).
Olá! É necessário uma avaliação médica, porém os sintomas relatados podem se enquadrar com a menopausa. Converse com sua ginecologista e em seguida procure um/a profissional da psicologia para você entender melhor sua visão atual sobre si, outros e o mundo. Um abraço
Ola! É importante você realizar uma consulta com psiquiatra ou neurologista para uma avaliação mais criteriosa. Após isso, pode ser recomendado a psicoterapia para autoconhecimento o que lhe ajudará a lidar com as questões emocionais e de humor.
Olá, boa tarde!
Temos ai alguns fatores importantes para serem levados em consideração. Você está em período de menopausa, o que traz algumas alterações hormonais e também físicas no corpo.
A leitura é uma fonte de prazer que você encontrou, o que reforça o despender algumas horas lendo.
Com relação ao isolamento seria preciso avaliar melhor o que pode estar mantendo esse tipo de comportamento.
O acompanhamento psicológico pode ser uma boa forma de você compreender melhor este momento que está vivenciando.
Boa noite. Menopausa não é uma "doença". Ela ocasiona vários sintomas em nós mulheres. No início é difícil em muitos aspectos: hormonais, emocionais, físicos, sociais e afetivos. É um turbilhão de emoções e sentimentos. Com ajuda de um ginecologista e de uma terapia, você conseguirá ultrapassar o período inicial e reencontrar a mulher que você foi e é. Não viva isso sozinha. Busque ajuda. Boa sorte. Abraço.
Olá, pelo relato não vejo enquanto problema neurológico. Primeiramente, importante passar estes sintomas para a médica que acompanha seu processo de menopausa. Variações de humor podem estar relacionadas a diversas causas, sejam físicas, hormonais, emocionais e até sociais. Monitore se estes comportamentos estão contínuos e, se for o caso, procure ajuda profissional de um psicólogo ou psiquiatra (ou os dois).
Se a leitura te traz benefícios, não é preciso sufocar, pelo contrário, importante manter na sua rotina. Você pode reorganizar sua rotina de modo que a leitura seja o seu momento de conexão prazerosa.
Grande abraço,
Provavelmente ginecológico e psicológico.
Olá, como você está?

O período da menopausa é complexo, e compreende diversas modificações no organismo da mulher, interferindo, muitas das vezes, em questões emocionais, gerando grande instabilidade. É comum que muitas desenvolvam algum transtorno depressivo nesse período, e então, levando isso em consideração, considero essencial que, notando alguns desses sintomas, busque ajuda profissional. Realize um exame médico, para serem verificadas questões fisiológicas, e se têm relação com esses sintomas, e principalmente um profissional da saúde mental, o psicólogo e um psiquiatra, para investigar e tratar as questões emocionais e comportamentais envolvidas.

Espero ter ajudado,

Estou à disposição!

Abraço!
O Período da menopausa causa diversos desequilíbrios bioquímicos no nosso corpo, e por vezes esses desequilíbrios afetam nosso funcionamento cotidiano, causando essa sensação de se isolar e ficar mais quietinha.
Recomendo uma avaliação com o psicológo para que possa trabalhar as questões voltadas ao período que está vivenciando e assim não permitir que essa indisposição se agrave.
Espero ter ajudado!
Samantha Aita
O ideal seria buscar um acompanhamento psicológico para te ajudar a entender o que está acontecendo e te ajudar a atravessar este momento.

Não necessariamente. Os sintomas que você descreveu podem ser sinais de que você está passando por um período de mudanças hormonais, que é comum durante a menopausa. No entanto, se você estiver preocupado com esses sintomas, é importante consultar um médico para descartar outras possíveis causas, como problemas de saúde mental ou outras condições médicas.
Olá! Não necessariamente. E, muitas vezes, não é apenas UM motivo. A busca por profissionais especializados, tais como, Ginecologista, Endocrinologista, PSICÓLOGO, podem te auxiliar nas respostas e num melhor bem-estar.
Um abraço e estou à disposição.
Olá! Todos estes sentimentos são inerentes ao ser humano. Infelizmente estamos em uma sociedade viciada em diagnosticar e medicar tudo. A depressão existe sim e deve ser tratada, mas nem todo sentimento de tristeza ou isolamento se caracteriza como depressão ou como problemas neurológicos diversos... No entanto, mais do que buscar um diagnóstico, é importante estar atenta à fase de vida de você está vivendo. Se isso tem causado alguma angústia, acho que será importante pra você iniciar um processo de análise — já que numa análise você poderá falar do que tem sentido, do motivo de se sentir assim e de como está sendo pra você lidar com essa nova fase que é a menopausa. Isso te ajudará a lidar com essas e outras questões que te causam angústia, possibilitando mais qualidade de vida. Me coloco à disposição para ajudar caso queira agendar uma consulta para tirar suas dúvidas quanto a isso. Abraço!

Os sintomas que você menciona, como irritabilidade, impaciência, falta de vontade de trabalhar, isolamento social e exagero no tempo dedicado à leitura, podem ser influenciados pelo período da menopausa. Durante essa fase, é comum ocorrerem alterações hormonais que podem afetar o humor, o comportamento e o bem-estar emocional das mulheres.

Embora esses sintomas possam ser atribuídos à menopausa, é importante considerar que cada pessoa é única e pode ter experiências diferentes. Não sou um profissional médico, mas é importante destacar que esses sintomas não necessariamente indicam um problema neurológico.

No entanto, se você está preocupada com seus sintomas ou se eles estão impactando significativamente sua vida diária, é recomendável buscar orientação de um profissional de saúde, como um ginecologista ou um médico especializado em saúde da mulher. Esses profissionais poderão avaliar sua situação de forma mais abrangente, considerando seus sintomas, histórico médico e outros fatores relevantes.

Eles podem fornecer informações, diagnóstico e opções de tratamento adequadas, como terapia hormonal ou outras intervenções que possam ajudar a aliviar os sintomas relacionados à menopausa. Não hesite em agendar uma consulta para discutir suas preocupações e obter o suporte necessário para lidar com essas mudanças em seu corpo e emoções durante a menopausa.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 310
Não é um problema neurológico. A menopausa é uma fase muito complicada para mulher em que mexe com seus hormônios, falta de libido e dentre tantas outras questões. Sugiro que procure um psicólogo para uma avaliação aprofundada de seu caso e assim você possa saber os motivos desses sintomas, do que se tratam e como tratar suas questões.
A menopausa é um momento de mudança física e que também se extende para o campo psíquico, então penso que você está experimentando os efeitos desse momento. Minha orientação é fazer consulta com médico ginecologista para acompanhamento do quadro físico e avaliar a necessidade de acompanhamento psicológico. Abraço
Boa tarde! Não sou um profissional médico, por isso não poderia dizer esses sintomas seriam da menopausa. No entanto, esses sintomas também podem ser influenciados por outros fatores, como estresse, ansiedade, depressão ou outros problemas emocionais. Não é possível determinar se é um problema neurológico apenas com base na descrição dos sintomas. É importante conversar com um médico ou profissional de saúde qualificado para uma avaliação adequada e obter um diagnóstico preciso. Também sugiro que procure um psicólogo para entender buscar um maior autoconhecimento.
Olá, posso imaginar o quanto deve estar tudo muito confuso pra você. A menopausa é um período bastante complexo para algumas mulheres, onde algumas vezes podem ser desencadeadas transtornos como depressão, irritabilidade, dificuldade de sono, a falta de libido que é um fator marcante entre outros como você mesmo descreve, isso ocorre também devido a baixa hormonal de progesterona e estrogênio. No entanto pode ser que coexista outros fatores emocionais que estejam contribuindo para o aumento dos sintomas, como por exemplo questões relacionais de uma maneira geral, na vida social, trabalho ou relacionamentos. O conjunto desses fatores podem impactar significativamente sua saúde como um todo agravando assim os sintomas. É importante a principio que busque orientação junto ao ginecologista para avaliar mais profundamente as questões relacionadas a os fatores hormonais, e junto ao seu tratamento hormonal e mudanças significativas que todo esse período traz a mulher um acompanhamento psicológico é bem vindo para entender quais questões podem estar influenciando neste novo ciclo de vida que esta impactando emocionalmente de forma significativa.
Ola amigo do Doctoralia. Diante dos poucos dados que fornece sobre o caso, aparente sintomas depressivos ou de bournout. Procure um psicólogo clinica da abordagem terapêutica de cura de traumas: EMDR (Reprocesamento por dessensiblilizacao por moviemento dos olhos)
Olá! Primeiro é aconselhável que você procure seu médico (a) ginecologista, pois muitos desses sintomas podem ser resultado da menopausa. Posteriormente, um psicólogo que poderá lhe diagnosticar e lhe auxiliar nessa nova fase de sua vida.
Olá
Será um prazer lhe ajudar se ainda não resolveu a situação.
Atenciosamente
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 250
Os sintomas que você descreve, como irritabilidade, impaciência, falta de motivação e vontade de se isolar, podem ser relacionados às mudanças hormonais durante a menopausa. Não são necessariamente indicativos de um problema neurológico, mas sim de sintomas emocionais e psicológicos comuns nesse período. No entanto, é importante conversar com um profissional de saúde, como um ginecologista ou psicólogo, para avaliar e discutir suas preocupações. Eles podem oferecer orientação e, se necessário, recomendar estratégias de gerenciamento, terapia ou outros tratamentos para ajudar a lidar com esses sintomas e melhorar sua qualidade de vida durante a menopausa.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Olá,

Tomando como base o relato, mesmo sendo uma visão preliminar, é importante compreendermos que esta etapa envolve muitas mudanças, podendo sim resultar em uma maior introspecção, dilemas e receios, acarretando uma maior ansiedade.
O mais indicado neste momento é um acompanhamento, tanto físico como emocional, tendo em vista que uma abordagem multiprofissional permitirá obter uma visão mais ampla e completa acerca de seu momento atual.
Pode até haver uma questão neurológica, porém, neste momento, outros fatores geralmente podem apresentar maior influência.
Estou à disposição,
Você relata sentir vontade de se isolar . Ficar isolada te protegeria do que?
De qualquer forma se você está trazendo essas questões é porque deseja encontrar uma outra possibilidade que não seja o isolamento
A fase da menopausa para as mulheres é um momento muito difícil . Causado pelo declínio hormonal, o corpo da mulher passa a produzir bem menos hormônios femininos, como o estrogênio e a progesterona e com esse declínio a mulher passa a ter irritabilidade, fica sem votade de fazer a sua rotina : como trabalhar, sair, cuidar-se e até de socializar-se, quer ficar só em casa e.algumas ainda chora e não sabe nem porque está chorando.Busque ajuda de um médico Ginecológista e fazer terapia vai melhorar muito todos estes sintomas.Estou a Disposição,marque um consulta. Cuide-se! Abç.
Olá! Recomendo uma avaliação com psicólogo e ginecologista ou endocrinologista para avaliação hormonal e aprender a lidar com estas dificuldades e ter qualidade de vida!
Te convidamos para uma consulta: Acompanhamento na menopausa - R$ 150
Olá! É importante abordar essas preocupações e buscar apoio para entender melhor o que está acontecendo. A relação entre a menopausa e os aspectos emocionais pode ser complexa, e um profissional de saúde mental pode ajudar a explorar esses sintomas de maneira mais detalhada. Se você se sentir confortável, seria valioso considerar agendar uma sessão. Isso oferecerá um espaço seguro para discutir suas preocupações, compreender melhor seus sentimentos e desenvolver estratégias para lidar com essas mudanças emocionais.

Estou aqui para oferecer suporte e incentivar você a buscar ajuda profissional para lidar com esses desafios. Se tiver alguma dúvida sobre como proceder ou se quiser mais informações sobre o processo terapêutico comigo, não hesite em perguntar. Estou aqui para ajudar.
"irritablidade, impaciência, falta de vontade de trabalhar e até sair para algumas ocasiões festivas com amigos. Estou no período da menopausa e por vezes sinto vontade de me isolar. A leitura me distrai e muitas vezes exagero no tempo dedicado a ela." Primeiro procure um médico para fazer reposição hormonal em função da menopausa, depois um psicologo pode te ajudar a sair deste periodo "depressivo" e a voltar a se socilaizar como antigamente.
Olá! O acompanhamento médico pode ser importante para avaliar se esses sintomas podem estar relacionados a alterações hormonais da menopausa, pois estes podem gerar alterações no humor e na disposição. Para além disso, será importante entender o que está acontecendo nesse seu momento, como está a sua autoestima, se a sua vida parece ter sentido e você gosta do que está ao redor, pois geralmente também somos impactados pelo contexto em que nos encontramos, em conjunto com nossas questões subjetivas e emocionais. A reflexão mais ampla sobre esses pontos podem te ajudar a compreender melhor o que está acontecendo com você e como mudar essa situação. Fica bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 250