Como se manifesta a rigidez cognitiva em conversas?

3 respostas
Como se manifesta a rigidez cognitiva em conversas?
A rigidez cognitiva costuma aparecer em conversas como dificuldade em considerar outros pontos de vista, necessidade de ter razão e pouca abertura ao diálogo. Muitas vezes isso funciona como uma defesa frente à insegurança e ao medo de perder o controle. Perceber esses movimentos já é um passo valioso para compreender como você se relaciona e se posiciona nos vínculos. Se isso toca algo em você, talvez seja um bom momento para se escutar com mais profundidade.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Maressa Esmério
Psicólogo
Belo Horizonte
A rigidez cognitiva em conversas costuma se manifestar pela dificuldade em ouvir pontos de vista diferentes, pela tendência a insistir na própria opinião e pela interpretação literal ou inflexível do que é dito. A pessoa pode ter dificuldade em mudar de tema, reconsiderar argumentos ou perceber nuances emocionais na comunicação, o que pode gerar conflitos ou sensação de diálogo travado. Na psicoterapia, eu ajudo a identificar esses padrões e a desenvolver uma comunicação mais flexível, empática e funcional nas relações do dia a dia.
Em conversas, a rigidez cognitiva pode aparecer como dificuldade em mudar de assunto, insistência em um único ponto de vista, interpretações literais e pouca abertura para nuances ou opiniões diferentes.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 958 perguntas sobre Avaliação neuropsicológica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.