Como se manifestam as dificuldades no controle inibitório? .

2 respostas
Como se manifestam as dificuldades no controle inibitório? .
 Vanessa Casaro
Psicólogo, Psicopedagogo
Ponta Grossa
As dificuldades no controle inibitório acontecem quando a pessoa encontra dificuldade em frear impulsos, pensamentos ou comportamentos inadequados diante de uma situação. Esse funcionamento está ligado às funções executivas, que regulam nossa capacidade de planejar, tomar decisões e se adaptar.

Na prática, essas dificuldades podem se manifestar de várias formas:

No comportamento: agir de maneira impulsiva, interromper os outros em conversas, falar sem pensar, dificuldade em esperar a vez ou seguir regras.

Na atenção: dificuldade em manter o foco, desviar-se facilmente por estímulos externos ou pensamentos, começar várias tarefas sem concluir.

Nas emoções: explosões emocionais desproporcionais, impaciência, baixa tolerância à frustração.

No cotidiano: gastar além do planejado, procrastinar, dirigir de forma arriscada, comer de forma compulsiva ou tomar decisões precipitadas.

Essas manifestações são comuns em diferentes fases da vida e podem estar presentes em quadros como TDAH, transtornos de humor, ansiedade ou até em situações de estresse elevado.

A boa notícia é que o treino de autorregulação emocional, a psicoterapia e algumas técnicas cognitivas e comportamentais ajudam muito a fortalecer o controle inibitório e a melhorar a qualidade de vida.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
As dificuldades no controle inibitório costumam aparecer como impulsividade, dificuldade de esperar, interromper os outros, agir sem pensar ou ter problemas para manter o foco. Isso pode impactar relações, estudos e o trabalho, gerando frustração ou sensação de descontrole.

Especialistas

Cristiane Dactes

Cristiane Dactes

Psicólogo

Salvador

Luana Andrada Viana

Luana Andrada Viana

Psicólogo

Salvador

Yasmin Khalil

Yasmin Khalil

Psicólogo

São Paulo

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 420 perguntas sobre Avaliação neuropsicológica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.