Como se relacionam a autorregulação e a flexibilidade cognitiva?

2 respostas
Como se relacionam a autorregulação e a flexibilidade cognitiva?
 Vanessa Casaro
Psicólogo, Psicopedagogo
Ponta Grossa
A autorregulação e a flexibilidade cognitiva estão intimamente relacionadas, porque ambas envolvem a forma como lidamos com pensamentos, emoções e comportamentos no dia a dia.

Autorregulação é a capacidade de reconhecer e gerenciar emoções, controlar impulsos e ajustar comportamentos de acordo com os objetivos pessoais.

Flexibilidade cognitiva é a habilidade de mudar estratégias mentais, adaptar-se a novas situações e enxergar diferentes perspectivas diante de desafios.

Quando a pessoa consegue se autorregular, ela mantém equilíbrio emocional e clareza mental — isso facilita ter flexibilidade cognitiva, pois é mais fácil mudar a forma de pensar quando não se está dominado pela ansiedade ou pela impulsividade. Da mesma forma, quem desenvolve flexibilidade cognitiva consegue se autorregular melhor, porque encontra alternativas mais saudáveis para lidar com situações difíceis.

Em conjunto, essas duas habilidades favorecem resiliência, adaptação e crescimento pessoal, tornando a pessoa mais preparada para enfrentar mudanças, resolver problemas e manter relações mais equilibradas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A autorregulação e a flexibilidade cognitiva caminham juntas porque ambas envolvem a capacidade de se adaptar às situações. Quando a pessoa consegue regular emoções e comportamentos, fica mais aberta a mudar perspectivas, testar novas formas de agir e lidar melhor com imprevistos.

Especialistas

Luís Henrique Domingues

Luís Henrique Domingues

Psicólogo

Itajaí

Yasmin Khalil

Yasmin Khalil

Psicólogo

São Paulo

Agendar uma visita
Natacha Faia Vieira

Natacha Faia Vieira

Psicopedagogo

São Paulo

Agendar uma visita
Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 420 perguntas sobre Avaliação neuropsicológica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.