como tratar apneia do sono em criança com sindrome down?

4 respostas
como tratar apneia do sono em criança com sindrome down?
Crianças com Síndrome de Down apresentam algumas peculiaridades que devem ser lembradas e investigadas. Possuem em geral, aumento (hiperplasia) das Adenóides, aumento de volume da Língua, aumento (hipertrofia) das Tonsilas palatinas (Amígdalas), etc. Portanto é imperioso uma avaliação global Otorrinolaringológica e às vezes pode ser necessário outras avaliações por parte de Alergistas, Dentistas, Gastro, dentre outros.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A Síndrome de Down está associada com a presença da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono. O ortodontista tem muito a colaborar com a condição. Há um consenso de que as cirurgias do palato e da uvula devem ser evitadas pois a pessoa perderia um conjunto de nervos muito importantes para a respiração. Há indicação de retirada das amigdalas caso estejam hipertrofiadas e não respondam a tratamento clínico. A rinite se presente geralmente responde a tratamento clínico especializado. Posicionamento no leito e elevar a cabeceira da cama podem já ajudar. Um bom otorrinolaringologista ( pediátrico ou de adulto, dependendo da idade do paciente) com área de atuação em Medicina do Sono pode ser de grande auxílio para está condição.
Boa sorte!
Olá, como tratar a apneia vai caber ao médico que acompanha o paciente decidir. Na síndrome de Down, as taxas de sucesso em cirurgia são piores, devido a outras doenças associadas e causas diversas para a própria apneia. É super importante o acompanhamento de vários profissionais como fisioterapeuta, fonoaudiólogo e psicólogos. Os pacientes que têm menores complicações estão em acompanhamento com equipes de especialistas. Até a próxima.
Os pacientes Síndrome de Down estão predispostos a disturbios respiratórios do sono por alterações anatômicas. Tem prevalência de 30 a 50% das crianças portadoras da Síndrome de Down, aumentando para até 90% dos adultos.
A sociedade americana de pediatria recomenda a realização de polissonografia em todos os pacientes aos 4 anos de idade e posteriormente conforme evolução.
O tratamento deve ser orientado por um especialista, variando conforme gravidade do caso, com perda de peso, uso de órteses dentárias, uso de CPAP ( pressão positiva nas vias aéreas ) noturno além de opções cirúrgicas.

Especialistas

Leandro Yamamoto

Leandro Yamamoto

Pneumologista

Uberaba

Ricardo Jose Santos Silva

Ricardo Jose Santos Silva

Pneumologista

Brasília

Carlos Alberto Alvares da Silva

Carlos Alberto Alvares da Silva

Pneumologista, Médico clínico geral

Paranavaí

Luiza Costa Villela Ferreira

Luiza Costa Villela Ferreira

Otorrino

Brasília

Juliana Fernanda Canhadas Belli-Marin

Juliana Fernanda Canhadas Belli-Marin

Fisioterapeuta

Jundiaí

Diéssica Faria

Diéssica Faria

Pneumologista, Generalista

Viçosa

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 58 perguntas sobre Síndromes da apneia do sono
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.