Como tratar um paciente de voz feminilizada desde a infância sem alterações anatômicas ..

11 respostas
Como tratar um paciente de voz feminilizada desde a infância sem alterações anatômicas ..
Na adolescência acontece um fenômeno chamado muda vocal, onde ocorre a passagem da voz infantil para a voz adulta, a voz vai se modificando até chegar em uma frequência um pouco mais grave. Porém, em algumas pessoas isto não ocorre.É o que chamamos de muda vocal incompleta, ou seja, as transformações de frequência não ocorrem e a pessoa cresce ficando com uma voz infantil. O fonoaudiólogo é o profissional capacitado para trabalhar com as alterações vocais e poderá ajudar no sentido de ajudar a desenvolver uma voz que seja mais aceitável socialmente, de acordo com as características estruturais de cada indivíduo.

Rebeca Aguiar
Fonoaudióloga
CRFA 11091
Fortaleza/ce Clínica prontus- cidade dos funcionários.

inicialmente será necessária uma consulta para avaliar a queixa apresentada. A fonoaudiologia fará testagens e se necessário exames complementares.
Att
Carmen
Procure uma Fonoaudióloga especialista em voz.
Se realmente não tem alterações anatômicas é algo relativamente simples de se resolver através de exercícios específicos e bem orientados.
Você ficará muito satisfeito com os resultados.
O ideal é você ser avaliado por uma fonoaudióloga e otorrinolaringologista especializados em voz já que há pessoas que se beneficiam com a fonoterapia a ponto de manterem a voz com uma frequencia fundamental dentro o que é esperado para vozes masculinas, mas há casos em que é necessário uma cirurgia na laringe para reposicionar as pregas vocais de maneira tal que a voz fique definitivamente dentro da frequência vocal ideal seja ela masculina ou feminina. Em ambos os casos a fonoterapia será necessária, pois mesmo se houver necessidade de cirurgia a fonoterapia ocorrerá no pré e pós operatório.
Se não for problema hormonal, existe exercícios específicos para reabilitar a voz. Procure um fonoaudiólogo. Um abraço.
Um especialista em voz saberá fazê-lo. Nem todo (a) fonoaudiólogo(a) é especializado em voz. Procure um que seja assim terá boa conduta terapêutica.
OLÁ! PODE SER POR UMA MUDA VOCAL INCOMPLETA, QUESTÕES EMOCIONAIS OU HORMONAIS. QUAL A IDADE? PROCURE UM FONOAUDIÓLOGO ESPECIALISTA EM VOZ. SE O PROBLEMA FOR FUNCIONAL, CONSEGUIMOS RESOLVER EM ALGUMAS SESSÕES.
ABRAÇOS
Olá, você quis dizer infância ou adolescência ? isso porque antes da adolescência não ocorre a muda vocal, ou seja, a mudança natural na voz masculina. Mas, se isso não ocorreu durante a adolescência, é importante passar em uma avaliação com fonoaudiológica e se necessário em consulta com médico para se avaliar algum problema hormonal.
Olá, se você está se referindo a uma criança do sexo masculino, um menino, ele ainda possui a laringe com o tamanho e a estrutura característicos para a idade, portanto é cedo dizer que sua voz é "feminilizada". Nos meninos, entre 14 e 16 anos, em situações normais, ocorre o que chamamos de muda vocal, na qual a sua voz ficará gradativamente mais grave. Caso isso não ocorra, ou demore muito para acontecer, aí sim é importante você investigar as causas com uma equipe interdisciplinar (médicos, fonoaudiólogo especialista em voz, etc.).
Procure um fonoaudiólogo para uma avaliação. Se necessário ele pedirá exames complementares.
Na infância, meninos e meninas possuem a voz aguda, e muitas vezes não se consegue diferenciar o sexo somente escutando a voz. Na adolescência acontece a chamada muda vocal, em que o crescimento e as alterações hormonais afetam a frequência das vozes, tornando-as mais graves (mais "(grossas"). Na voz masculina esse agravamento é maior do que na voz feminina. Somente após a muda vocal ter se completado é que se firma a característica desta voz. Após descartar a existências de alterações anatômicas e hormonais, é necessário a avaliação com um fonoaudiólogo especialista em Voz que irá ajudá-lo a modificar seu padrão vocal, tornando-o o mais próximo possível do que você considera uma voz adequada.