Como tratar um paciente de voz feminilizada desde a infância sem alterações anatômicas ..

11 respostas
Como tratar um paciente de voz feminilizada desde a infância sem alterações anatômicas ..
Na adolescência acontece um fenômeno chamado muda vocal, onde ocorre a passagem da voz infantil para a voz adulta, a voz vai se modificando até chegar em uma frequência um pouco mais grave. Porém, em algumas pessoas isto não ocorre.É o que chamamos de muda vocal incompleta, ou seja, as transformações de frequência não ocorrem e a pessoa cresce ficando com uma voz infantil. O fonoaudiólogo é o profissional capacitado para trabalhar com as alterações vocais e poderá ajudar no sentido de ajudar a desenvolver uma voz que seja mais aceitável socialmente, de acordo com as características estruturais de cada indivíduo.

Rebeca Aguiar
Fonoaudióloga
CRFA 11091
Fortaleza/ce Clínica prontus- cidade dos funcionários.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
inicialmente será necessária uma consulta para avaliar a queixa apresentada. A fonoaudiologia fará testagens e se necessário exames complementares.
Att
Carmen
Procure uma Fonoaudióloga especialista em voz.
Se realmente não tem alterações anatômicas é algo relativamente simples de se resolver através de exercícios específicos e bem orientados.
Você ficará muito satisfeito com os resultados.
O ideal é você ser avaliado por uma fonoaudióloga e otorrinolaringologista especializados em voz já que há pessoas que se beneficiam com a fonoterapia a ponto de manterem a voz com uma frequencia fundamental dentro o que é esperado para vozes masculinas, mas há casos em que é necessário uma cirurgia na laringe para reposicionar as pregas vocais de maneira tal que a voz fique definitivamente dentro da frequência vocal ideal seja ela masculina ou feminina. Em ambos os casos a fonoterapia será necessária, pois mesmo se houver necessidade de cirurgia a fonoterapia ocorrerá no pré e pós operatório.
Se não for problema hormonal, existe exercícios específicos para reabilitar a voz. Procure um fonoaudiólogo. Um abraço.
Um especialista em voz saberá fazê-lo. Nem todo (a) fonoaudiólogo(a) é especializado em voz. Procure um que seja assim terá boa conduta terapêutica.
OLÁ! PODE SER POR UMA MUDA VOCAL INCOMPLETA, QUESTÕES EMOCIONAIS OU HORMONAIS. QUAL A IDADE? PROCURE UM FONOAUDIÓLOGO ESPECIALISTA EM VOZ. SE O PROBLEMA FOR FUNCIONAL, CONSEGUIMOS RESOLVER EM ALGUMAS SESSÕES.
ABRAÇOS
Olá, você quis dizer infância ou adolescência ? isso porque antes da adolescência não ocorre a muda vocal, ou seja, a mudança natural na voz masculina. Mas, se isso não ocorreu durante a adolescência, é importante passar em uma avaliação com fonoaudiológica e se necessário em consulta com médico para se avaliar algum problema hormonal.
Olá, se você está se referindo a uma criança do sexo masculino, um menino, ele ainda possui a laringe com o tamanho e a estrutura característicos para a idade, portanto é cedo dizer que sua voz é "feminilizada". Nos meninos, entre 14 e 16 anos, em situações normais, ocorre o que chamamos de muda vocal, na qual a sua voz ficará gradativamente mais grave. Caso isso não ocorra, ou demore muito para acontecer, aí sim é importante você investigar as causas com uma equipe interdisciplinar (médicos, fonoaudiólogo especialista em voz, etc.).
Procure um fonoaudiólogo para uma avaliação. Se necessário ele pedirá exames complementares.
Na infância, meninos e meninas possuem a voz aguda, e muitas vezes não se consegue diferenciar o sexo somente escutando a voz. Na adolescência acontece a chamada muda vocal, em que o crescimento e as alterações hormonais afetam a frequência das vozes, tornando-as mais graves (mais "(grossas"). Na voz masculina esse agravamento é maior do que na voz feminina. Somente após a muda vocal ter se completado é que se firma a característica desta voz. Após descartar a existências de alterações anatômicas e hormonais, é necessário a avaliação com um fonoaudiólogo especialista em Voz que irá ajudá-lo a modificar seu padrão vocal, tornando-o o mais próximo possível do que você considera uma voz adequada.

Especialistas

Ana Patrícia Pecht

Ana Patrícia Pecht

Fonoaudiólogo

São Paulo

Agendar uma visita
Marcia Regina Lopes

Marcia Regina Lopes

Fonoaudiólogo

São Paulo

Agendar uma visita
Carolina Paes

Carolina Paes

Fonoaudiólogo

Recife

Agendar uma visita
Estela Medeiros de Almeida

Estela Medeiros de Almeida

Fonoaudiólogo, Psicopedagogo

São Gonçalo

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 3 perguntas sobre Tratamento voz fina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.