De que forma a introjeção pode impactar a experiência de uma doença mental crónica?

4 respostas
De que forma a introjeção pode impactar a experiência de uma doença mental crónica?
 Patricia Perri Massuia
Psicólogo
São Paulo
Uma doenca mental cronica a pessoa tende a se isolar no seu processo degenerativo ou na estabilização dele. Quando introjeta , ele se concentra e consegue internalizar .

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A introjeção influencia o modo como uma pessoa lida com uma condição psíquica crônica porque, ao tomar para si vozes, críticas, expectativas ou modelos vindos do outro, o sujeito passa a viver esses elementos como parte de sua própria vida interna. Em situações de sofrimento prolongado, esses conteúdos introjetados podem fortalecer a autocrítica, aumentar sentimentos de culpa ou fixar padrões subjetivos rígidos, dificultando o enfrentamento da doença. Por outro lado, introjeções de apoio — como lembranças de cuidado, figuras protetoras ou mensagens que oferecem estabilidade — podem funcionar como recursos internos que auxiliam na elaboração da condição crônica e favorecem formas mais organizadas de lidar com ela.
Dr. Leonardo Mello
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
A introjeção pode impactar profundamente a experiência de uma doença mental crônica quando a pessoa passa a incorporar como parte de si mesmas crenças, julgamentos ou expectativas externas, como estigmas, críticas ou ideais de funcionamento “normal”, fazendo com que o sofrimento não venha apenas dos sintomas, mas também de sentimentos de culpa, inadequação ou fracasso; no dia a dia, isso pode levar a maior autocrítica, vergonha, resistência em buscar ajuda, tentativas exaustivas de “se forçar” a funcionar como os outros e dificuldade de reconhecer limites reais, o que tende a intensificar o sofrimento emocional e tornar o manejo da condição mais pesado e solitário.
 Emillyn Andrade
Psicólogo
Tijuca
Na psicanálise, a introjeção é o processo pelo qual internalizamos aspectos das figuras importantes da nossa história, como críticas, exigências e formas de lidar com o sofrimento. Na condição de uma doença mental crônica, essas vozes internas podem influenciar a forma como o sujeito vive o adoecimento (intensificando culpa/autocrítica ou apesentando dificuldade em aceitar limites e ajuda, por exemplo).

A psicoterapia permite compreender esses conteúdos e construir uma relação menos punitiva e mais consciente com a própria condição.

Especialistas

Ana Cristina Vieira Cardoso

Ana Cristina Vieira Cardoso

Psicólogo

Vitória da Conquista

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Anderson Siqueira Pereira

Anderson Siqueira Pereira

Psicólogo

Porto Alegre

Luana Caroline Silva Vieira

Luana Caroline Silva Vieira

Psicólogo

Lavras

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1003 perguntas sobre Saude Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.