De que forma posso lidar com a solidão e o sentimento de vazio?

3 respostas
De que forma posso lidar com a solidão e o sentimento de vazio?
A solidão pode ser um desafio, porém enfrentar a solidão sozinho(a) tende a aumentar esse sentimento. O vazio pode aparecer por uma falta de proposito nesse momento que você está vivendo, um bom processo de terapia pode te ajudar a encontrar um sentido e com o tempo, reduzir esses sentimentos negativos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Isabela Dayrell
Psicólogo
Belo Horizonte
A solidão e o sentimento de vazio não são apenas faltas a serem preenchidas, mas experiências que dizem algo sobre o nosso modo de desejar. Na psicanálise, entendemos que o sujeito é, por estrutura, atravessado por uma falta algo sempre escapa, nunca somos inteiros nem plenamente satisfeitos. É justamente essa falta que nos move, que nos faz desejar, criar laços e buscar sentido.
Lidar com a solidão, portanto, não é tentar eliminá-la, mas escutá-la. O que esse vazio está querendo dizer? De que perda ele fala? De que desejo ele se aproxima? Muitas vezes, quando conseguimos sustentar esse espaço sem pressa de preenchê-lo, algo novo pode surgir um modo mais autêntico de estar consigo e com o outro.
 Lúcia Serrão do Nascimento
Psicanalista, Psicólogo
São Paulo
Muitas pessoas sentem solidão e um sentimento de vazio difícil de explicar. Mesmo estando acompanhadas, trabalhando e cumprindo seus papéis, existe uma sensação interna de falta, de silêncio ou de desconexão. Para a psicanálise, especialmente a psicanálise lacaniana, o vazio faz parte da condição humana. Ele não é um defeito, nem algo a ser eliminado, mas algo constitutivo do psiquismo.

O problema surge quando esse vazio passa a ser vivido como sofrimento intenso, paralisante ou sem sentido. Na psicoterapia, o psicólogo ajuda a pessoa a investigar de onde vem esse sentimento de solidão, como ele se construiu ao longo da sua história e o que aconteceu para que ela tenha dificuldade de dar sentido à própria vida. Não se trata de “preencher” o vazio, mas de compreender sua relação com ele.

Ao longo do processo de psicoterapia, a pessoa vai encontrando caminhos para sustentar melhor suas emoções, compreender sua história e construir vínculos mais verdadeiros. Lidar com a solidão não é acabar com ela, mas aprender a estar consigo mesma com mais clareza, presença e menos sofrimento psíquico, construindo sentidos possíveis para viver.

Especialistas

Natalia Ventura

Natalia Ventura

Psicólogo

Cachoeirinha

Gisele de Brito

Gisele de Brito

Psicólogo

Jacareí

Reginaldo Guimarães

Reginaldo Guimarães

Psicólogo

Ourinhos

Shaira Campos Da Silva Ferreira Do Canto

Shaira Campos Da Silva Ferreira Do Canto

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Dahiane Roberta Alves de Oliveira

Dahiane Roberta Alves de Oliveira

Fisioterapeuta

Cacoal

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1019 perguntas sobre Psicoterapia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.