Pensamento acelerado pode ser sintoma de transtorno mental ?

2 respostas
Pensamento acelerado pode ser sintoma de transtorno mental ?
Sim, o pensamento acelerado é um sintoma clinicamente relevante e que merece atenção profissional.

Do ponto de vista da Terapia Cognitivo-Comportamental, esse sintoma frequentemente surge de padrões de pensamento disfuncionais, como a ruminação sobre eventos passados ou a preocupação excessiva com o futuro. Ele também pode estar ligado a um estado de hipervigilância, no qual o cérebro processa informações de forma muito rápida e constante. O foco da terapia é identificar a origem e a função desses pensamentos para, então, desenvolver estratégias que ajudem a regular esse fluxo mental.

Se você percebe que seus pensamentos estão frequentemente acelerados e isso lhe causa sofrimento, podemos conversar para entender melhor o seu caso e como lidar com isso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, o pensamento acelerado pode ser sintoma de diversos transtornos mentais, como transtorno de ansiedade, transtorno bipolar, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e até mesmo em situações de depressão.

No transtorno de ansiedade, o pensamento acelerado está relacionado à preocupação constante e à antecipação de futuros negativos. No transtorno bipolar, durante episódios de mania, a pessoa pode experimentar uma aceleração dos pensamentos, que pode dificultar o foco e a organização mental. Já no TDAH, o pensamento pode ser disperso e rápido, o que dificulta a concentração.

Em casos de depressão, embora o pensamento acelerado seja menos comum, ele pode ocorrer em forma de ruminação, onde a pessoa repassa incessantemente pensamentos negativos sobre si mesma e a vida.

Por isso, é importante que um profissional de saúde mental avalie o contexto em que o pensamento acelerado ocorre para identificar possíveis causas subjacentes e oferecer o tratamento adequado.

Especialistas

Natalia Ventura

Natalia Ventura

Psicólogo

Cachoeirinha

Mayck Hartwig

Mayck Hartwig

Psicólogo

Rio de Janeiro

Alzira Pereira Silva Moura Lima

Alzira Pereira Silva Moura Lima

Psicopedagogo

São Luís

Maura Galaxe

Maura Galaxe

Psicólogo

Campos Dos Goytacazes

Gisele de Brito

Gisele de Brito

Psicólogo

Jacareí

Dahiane Roberta Alves de Oliveira

Dahiane Roberta Alves de Oliveira

Fisioterapeuta

Cacoal

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1017 perguntas sobre Psicoterapia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.