Déficit do Processamento Auditivo Central tem cura?

5 respostas
Déficit do Processamento Auditivo Central tem cura?
Sim, após a realização do exame, o fonoaudiólogo tem como focalizar a terapia na habilidade auditiva que está comprometida, em pacientes jovens o resultado é bem eficaz porém em idosos, vem acompanhado de outras patologias, como presbiacusia, além de ausência na percepção de algumas frequências comprometendo o processamento, alguns pacientes que optaram por protetização unilateral, mas que tinham indicação para bilateral, podem comprometer o lado que não foi profetizado pela ausência de estímulo auditivo, consequentemente prejudicando o processamento auditivo central, nestes casos, pode melhorar, mas não dá a garantia de que o paciente melhore 100%.

Sim. A intervenção fonoaudiológica é eficaz no déficit do processamento auditivo central, por meio de programas baseados no treinamento auditivo e na melhora do sinal acústico, além do emprego de estratégias, cognitivas e metacognitivas, os quais promoverão a plasticidade e a reorganização cortical.
A terapia é diferenciada de acordo com cada caso e consiste em estimulação das habilidades prejudicadas.
Sim, o Déficit do Processamento Auditivo tem tratamento, o qual é baseado na estimulação das habilidades auditivas como atenção, discriminação, memória, capacidade em compreender a fala em ambiente ruidoso e lidar com estímulos competitivos. Esta intervenção deve ser realizada por um profissional com experiência nesta área, o qual utilizará estratégias específicas em fonoterapia e/ou em cabine acústica. O objetivo desta estimulação auditiva é promover a reorganização neural , por meio da plasticidade do sistema nervoso, para que as habilidades do processamento auditivo que se encontram alteradas sejam aprimoradas. Quanto mais precocemente for realizado o tratamento, melhores serão os resultados.
Bom dia! o tratamento fonoaudiológico para pessoas com alteração no processamento auditivo central tem probabilidade de sucesso desde que seja utilizado o equipamento e técnica adequada para cada habilidade auditiva alterada, além do comprometimento do paciente. O ideal é você procurar uma fonoaudióloga com experiência no treino das habilidades do processamento auditivo central.
Sim. O tratamento é realizado a partir do resultado da Avaliação do Processamento Auditivo e deve ser feito pelo fonoaudiólogo especialista. O treino auditivo quando bem dirigido e orientado apresenta resultados bem animadores.
Abraço.