Depois de anos praticando diariamente a leitura percebo que não consigo me concentrar como devia, fico

9 respostas
Depois de anos praticando diariamente a leitura percebo que não consigo me concentrar como devia, fico tendo pensamentos aleatórios, e não consigo guardar informações por muito tempo, qual especialista procurar para saber se estou dentro da normalidade ou possuo alguma doença relacionada a TDAH?
O diagnostico é realizado por um médico.
Normalmente o médico que estudou, se especializou para o tratamento de doenças do comportamento é o psiquiatra. ele solicitará exames gerais e de imagem para excluir outros diagnósticos clínicos e então iniciará o tratamento medicamentoso se for necessário. Muitas vezes o tratamento com terapia ajuda muito!
Procure um especialista adequado.
Atenciosamente
Dra. Karina Barradas

Prezado(a), há muitos detalhes a observar. Em primeiro lugar a sua idade, acontecimentos, preocupações ou problemas surgidos recentemente. Mas também existem outras causas que podem estar ocasionando esta disfunção de leitura e memória, que podem ser de origem orgânica ou psíquica. A primeira pergunta que você deve fazer a si mesmo é o quanto isto lhe incomoda, que prejuízo lhe traz para as suas atividades? Uma opção seria buscar um neurologista e verificar a existência de problemas neurológicos. Caso ele descarte esta possibilidade, a dificuldade de concentração pode ser um sintoma de algum processo psicológico e você pode procurar um psicólogo ou psicanalista para lhe ajudar. Abraço.
O diagnóstico deste transtorno é dado por uma equipe multidisciplinar. Você precisa passar por um processo de psicodiagnóstico fazendo testes que vão mostrar ou não o prejuízo na parte atentiva. Precisa verificar atenção, memória, concentração e assim que o Psicólogo fechar esta avaliação, encaminhar para o Psiquiatra com dados que o possibilitem fechar o diagnóstico com mais clareza. Essa é a forma que trabalho e esse é um caminho que deixa o paciente com mais informação do que está acontecendo com ele de fato. Boa s
Boa tarde, agradeço sua pergunta. Para tentar ajudar seria importante saber mais dados a respeito (idade, quais os tipos de informações que tem dificuldade de guardar, desde quando percebeu..etc), visto que um diagnóstico fechado leva-se conta vários fatores. O que fazer para ajudar no momento, sem muitas informações importantes é que seria necessário buscar um Psicólogo que faça uma avaliação psicológica para ajudar a levantar hipóteses diagnósticas acerca de suas experiências. ok?
Concordo com a colega Cirene, uma boa avaliação neuropsicológica evidenciará através dos resultados dos testes como está o seu funcionamento cognitivo geral e específico (memória, atenção, linguagem, inteligência, habilidades visuoconstrutivas, etc) e auxiliará o médico (neurologista ou psiquiatra) a realizar o diagnóstico e ver a necessidade do apoio medicamentoso. Além disso, a avaliação ajudará a nortear o rumo do tratamento concomitante ao tratamento médico que é de fortalecer as funções cognitivas preservadas e reabilitar as funções que estiverem alteradas ou comprometidas.
Como psicopedagoga eu lhe respondo assim: Os assuntos relacionados a sua profissão ainda lhe interessam? As leituras que você diz esquecer são as recreativas? Ou são as técnicas e profissionais? Você precisa mesmo lembrar de tudo o que leu? Ou aprender a partir do que leu. É possível abstrair a ideia do que foi lido? Ou você quer lembrar das palavras lidas? Já tentou memorizar uma nova música? Conseguiu? E um poema? Tente fazer isto. Mas precisará ler várias vezes até memorizar. Lembra quando estudava paras provas? Adiantava ler só uma vez? Hoje talvez você compreenda melhor do que consegue memorizar. Se outros sintomas aparecerem como esquecer chaves e compromissos...corra para o médico.
Querido, não é apenas o TDAH que atrapalha a concentração, existem outras situações e transtornos que podem contribuir para isso.
Sugiro iniciar procurando um Psicólogo, que pode lhe ajudar a compreender melhor o que você tem e só depois, caso entendam juntos a necessidade de início com medicação, esse profissional lhe encaminha para um Psiquiatra, mas já com hipóteses diagnósticas, o que torna o trabalho multidisciplinar mais assertivo e menos prejudicial ao paciente, no caso, você.
Olá!
Surgido que você faça uma avaliação neuropsicológica com um neuropsicólogo. A avaliação é feita entre 6 a 8 sessões e são aplicados uma bateria de testes específicos que irão avaliar além do emocional, as funções cognitivas ( atenção, memória , funções executivas, percepção e Linguagem).
Espero ter esclarecido.
Atenciosamente,
Dra. Cirene Valadão psicóloga e neuropsicóloga
O ser humano é muito complexo e em constante desenvolvimento, não sendo possível apontar um diagnóstico sem uma avaliação mais aprofundada. Deve-se considerar os diversos aspectos de influência para o sintoma apresentado. Procure, inicialmente, um psicólogo para que possam avaliar juntos a necessidade de tratamento farmacológico, sendo necessário, a partir disso, o encaminhamento a um psiquiatra, com possibilidades de se incluir a necessidade de exames neuropsicológicos entre outros, mas as necessidades variam de caso para caso. Independente disso, o trabalho interdisciplinar é sempre muito importante. Desconfie sempre de profissionais que ignoram a importância de outros campos de saber, rejeitando a interdisciplinaridade e se colocando como o detentor da verdade suprema sobre o diagnóstico, desconsiderando outros aspectos de influência inseridas no contexto do indivíduo.