Boa noite! Tenho um filho diagnosticado com TDHA e a escola é ciente, tanto que estamos desde o ano
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Boa noite! Tenho um filho diagnosticado com TDHA e a escola é ciente, tanto que estamos desde o ano passado tentando que elabore o PEI e faça as adaptações necessárias, mas sem sucesso. A escola alegou mau comportamento do meu filho e enviou uma advertência. Devo assinar esse documento? Tem algum órgão que possa me apoiar e me orientar?
Olá ! Tudo bem ? Sobre o PEI é responsabilidade da escola realizar como também fazer as adaptações nos processos avaliativos. Seu filho faz terapias ? Você pode solicitar que o terapeuta faça essa ponte com a escola para compreender o que está acontecendo o motivo da advertência e auxiliar no manejo de comportamento. Cada escola possui um regulamento e manual do aluno, caso a advertência esteja relacionada com alguma quebra do regulamento interno será necessário assinar para estar ciente, caso não, você pode sim se negar assinar e solicitar suporte mais adequado se for o caso de algum comportamento relacionado ao diagnóstico. Seria necessário mais informações para poder auxiliar melhor. Fico à disposição.
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Boa tarde, lamento ouvir sobre a situação que você está enfrentando com a escola do seu filho. No caso de um aluno com TDAH, é essencial que a escola esteja ciente da condição e seja proativa na implementação de estratégias de apoio e adaptações necessárias para ajudar a criança a ter sucesso acadêmico e social.
Quanto à advertência que a escola enviou, antes de assinar qualquer documento, é importante que você entenda claramente o conteúdo da advertência e suas implicações. Se você discorda do conteúdo da advertência ou acredita que ela não leva em consideração as necessidades específicas do seu filho em relação ao TDAH, você tem o direito de questionar e expressar suas preocupações.
É altamente recomendável que você entre em contato com a equipe gestora da escola, incluindo o diretor e os professores do seu filho, para discutir a situação e a necessidade de um Plano Educacional Individualizado (PEI) e adaptações adequadas para atender às necessidades do seu filho.
Além disso, você pode buscar apoio e orientação de órgãos especializados em educação inclusiva e direitos de crianças com necessidades especiais, como:
1. Conselho Tutelar: Pode orientá-lo sobre os direitos do seu filho e apoiá-lo em questões relacionadas à educação.
2. Ministério Público: Pode intervir em casos de violação dos direitos da criança em relação à educação.
Quanto à advertência que a escola enviou, antes de assinar qualquer documento, é importante que você entenda claramente o conteúdo da advertência e suas implicações. Se você discorda do conteúdo da advertência ou acredita que ela não leva em consideração as necessidades específicas do seu filho em relação ao TDAH, você tem o direito de questionar e expressar suas preocupações.
É altamente recomendável que você entre em contato com a equipe gestora da escola, incluindo o diretor e os professores do seu filho, para discutir a situação e a necessidade de um Plano Educacional Individualizado (PEI) e adaptações adequadas para atender às necessidades do seu filho.
Além disso, você pode buscar apoio e orientação de órgãos especializados em educação inclusiva e direitos de crianças com necessidades especiais, como:
1. Conselho Tutelar: Pode orientá-lo sobre os direitos do seu filho e apoiá-lo em questões relacionadas à educação.
2. Ministério Público: Pode intervir em casos de violação dos direitos da criança em relação à educação.
Olá! Espero que esteja tudo bem!
Lidar com a situação de um filho diagnosticado com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) na escola pode ser desafiador, especialmente quando a escola não está fornecendo o suporte necessário. O que eu sugiro que você faça:
Antes de assinar qualquer advertência, leia o documento cuidadosamente; verifique se a advertência reconhece ou menciona o TDAH do seu filho e as necessidades específicas que ele tem; se o documento não reflete o contexto adequado ou se você sente que é injusto, você tem o direito de contesta-lo.
Sobre o Plano Educacional Individualizado (PEI), é um direito do seu filho, especialmente pelo diagnóstico formal de TDAH. Este plano deve incluir adaptações e estratégias para apoiar o aprendizado e o comportamento dele. Documente todas as tentativas que você fez para solicitar o PEI, incluindo e-mails, cartas e reuniões com a escola.
Se as conversas com a escola não resolverem, você pode buscar ajuda com a Secretaria de Educação do seu estado ou município. Eles têm a responsabilidade de garantir que as escolas públicas e privadas sigam as diretrizes de inclusão.
Outro órgão que você pode procurar é o Conselho Tutelar, pois em casos de negligência ou discriminação, o Conselho Tutelar pode intervir para garantir os direitos do seu filho.
Há também associações e organizações dedicadas a apoiar pais de crianças com TDAH, como a ABDA (Associação Brasileira do Déficit de Atenção). Eles podem fornecer orientação legal e prática.
Outra opção é a Defensoria Pública, que pode oferecer assistência jurídica gratuita para questões relacionadas à educação e aos direitos dos alunos com necessidades especiais.
Se você não levou o diagnóstico e avaliações que seu filho passou para ser diagnosticado para escola arquivar no prontuário dele, leve e peça que tirem xerox para anexar. Agende uma reunião com a gestão da escola e leve toda a documentação médica do seu filho e qualquer correspondência anterior sobre o PEI. Lembre-se de solicitar por escrito a implementação do PEI e documente todas as respostas da escola. Se mesmo assim a escola continuar a não cooperar, entre em contato com os órgãos mencionados acima para obter apoio e orientação.
Se restou alguma dúvida, ou quiser marcar uma consulta para conversarmos melhor, estou à disposição!
Forte abraço!
Lidar com a situação de um filho diagnosticado com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) na escola pode ser desafiador, especialmente quando a escola não está fornecendo o suporte necessário. O que eu sugiro que você faça:
Antes de assinar qualquer advertência, leia o documento cuidadosamente; verifique se a advertência reconhece ou menciona o TDAH do seu filho e as necessidades específicas que ele tem; se o documento não reflete o contexto adequado ou se você sente que é injusto, você tem o direito de contesta-lo.
Sobre o Plano Educacional Individualizado (PEI), é um direito do seu filho, especialmente pelo diagnóstico formal de TDAH. Este plano deve incluir adaptações e estratégias para apoiar o aprendizado e o comportamento dele. Documente todas as tentativas que você fez para solicitar o PEI, incluindo e-mails, cartas e reuniões com a escola.
Se as conversas com a escola não resolverem, você pode buscar ajuda com a Secretaria de Educação do seu estado ou município. Eles têm a responsabilidade de garantir que as escolas públicas e privadas sigam as diretrizes de inclusão.
Outro órgão que você pode procurar é o Conselho Tutelar, pois em casos de negligência ou discriminação, o Conselho Tutelar pode intervir para garantir os direitos do seu filho.
Há também associações e organizações dedicadas a apoiar pais de crianças com TDAH, como a ABDA (Associação Brasileira do Déficit de Atenção). Eles podem fornecer orientação legal e prática.
Outra opção é a Defensoria Pública, que pode oferecer assistência jurídica gratuita para questões relacionadas à educação e aos direitos dos alunos com necessidades especiais.
Se você não levou o diagnóstico e avaliações que seu filho passou para ser diagnosticado para escola arquivar no prontuário dele, leve e peça que tirem xerox para anexar. Agende uma reunião com a gestão da escola e leve toda a documentação médica do seu filho e qualquer correspondência anterior sobre o PEI. Lembre-se de solicitar por escrito a implementação do PEI e documente todas as respostas da escola. Se mesmo assim a escola continuar a não cooperar, entre em contato com os órgãos mencionados acima para obter apoio e orientação.
Se restou alguma dúvida, ou quiser marcar uma consulta para conversarmos melhor, estou à disposição!
Forte abraço!
Boa noite!
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) abrange direitos de todo (a) aluno (a) a fim de receber suporte adequado na escola, e tem um papel de garantia que o ambiente seja adequado para eles, promovendo inúmeras estratégias que são muito eficazes, no processo de ensino e aprendizagem. Manter uma rotina variada ajuda a manter o interesse dos alunos, enquanto a prática e a repetição reforçam o aprendizado. Passar uma instrução, por vez, evita sobrecarga e aumenta a compreensão, evita estresses e o reforço positivo contribui para a Inclusão na Turma, democratizando as participações e, assim possibilitando diálogos sem evidenciar "maus comportamentos", devido ao TDAH. Por isso é essencial à família estar envolvida em todas as questões didáticas e pedagógicas. Uma boa comunicação, busca a parceria de ambos: escola, família e comunidade, em que todos partilham dúvidas e alcances educativos, facilitando o acompanhamento do tratamento que deve ser diário e, com muita empatia.
Se a escola não estiver cumprindo com suas obrigações, os responsáveis podem procurar suporte em órgãos como o Conselho Tutelar, a Defensoria Pública e também em associações especializadas ao TDAH, pois, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA),garante por Lei tanto os direitos, quanto os deveres cidadãos pela justiça.
Voce pode buscar ajuda da Secretaria de Educação de sua cidade e conselho tutelar
Qual a causa da advertência? O senhor foi até a escola para conversar? Pessoas com TDAH, tem direito a atividades adaptadas, caso a escola se recuse, busque os meios legais ( Ministério público ou advogado particular), porém sempre aconselho um diálogo entre as partes de forma cordial, pois temos que lembrar que a criança estará nesse ambiente por algum tempo.
As pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) têm direito ao Plano Educacional Individualizado (PEI). O PEI é um documento que define metas, adaptações e serviços para apoiar o aluno no seu processo de aprendizagem.
A Lei 14.254/21 garante o direito ao PEI e obriga o poder público a oferecer um programa de diagnóstico e tratamento precoce para alunos com TDAH. O PEI é normalmente desenvolvido em parceria com os pais e educadores.
Além do PEI, criança com TDAH tem direito ao Atendimento Educacional Especializado AEE que deve ser fornecido no contra-turno escolar, hora adicional de prova, local reservado para atividades avaliativas e caso necessário o ledor e redator.
A Lei 14.254/21 garante o direito ao PEI e obriga o poder público a oferecer um programa de diagnóstico e tratamento precoce para alunos com TDAH. O PEI é normalmente desenvolvido em parceria com os pais e educadores.
Além do PEI, criança com TDAH tem direito ao Atendimento Educacional Especializado AEE que deve ser fornecido no contra-turno escolar, hora adicional de prova, local reservado para atividades avaliativas e caso necessário o ledor e redator.
Olá boa tarde, não deve assinar e procurar uma psicopedagoga além de uma psicóloga pra começar a avaliar e traçar as intervenções necessárias. Se ele tem laudo, tem direitos e o Pei tem que ser feito sim.
Boa Noite,
Seu filho está sendo acompanhado por alguma profissional? Psicopedagoga, psicanalista, Educadora Parental? Se sim, essa pessoa poderia fazer essa mediação, bem como intervir e defender os direitos do seu filho. Nesses casos o diálogo entre família, escola e profissional é de suma importância. Todos trabalhando em favor de atender as necessidades dessa criança, que por conta do diagnóticos necessita de uma olhar cuidadoso. A partir disso fica mais fácil estabelecer um plano de ação e construir estratégias para que seu filho possa se desenvolver, aprender e se relacionar no espaço da escola. Ele precisa se sentir seguro e valorizado em suas potencialidades. O mau comportamento pode ser um sinal, uma forma de ele comunicar que não está sendo atendido da forma que precisa e merece.
Seu filho está sendo acompanhado por alguma profissional? Psicopedagoga, psicanalista, Educadora Parental? Se sim, essa pessoa poderia fazer essa mediação, bem como intervir e defender os direitos do seu filho. Nesses casos o diálogo entre família, escola e profissional é de suma importância. Todos trabalhando em favor de atender as necessidades dessa criança, que por conta do diagnóticos necessita de uma olhar cuidadoso. A partir disso fica mais fácil estabelecer um plano de ação e construir estratégias para que seu filho possa se desenvolver, aprender e se relacionar no espaço da escola. Ele precisa se sentir seguro e valorizado em suas potencialidades. O mau comportamento pode ser um sinal, uma forma de ele comunicar que não está sendo atendido da forma que precisa e merece.
Boa noite! Sinto muito que você esteja passando por essa situação. É importante que a escola reconheça e atenda às necessidades específicas de seu filho com TDAH. A Lei 14.254/21 garante o acompanhamento integral para educandos com TDAH, incluindo apoio educacional e terapêutico.
Você não precisa assinar o documento se não concorda com o conteúdo. Em vez disso, considere entrar em contato com a coordenação da escola ou com o conselho pedagógico para discutir a situação e buscar uma solução mais adequada. Além disso, você pode buscar apoio de órgãos como o Conselho Tutelar ou o Ministério Público, que podem oferecer orientação e intervenção se necessário.
Se precisar de um profissional para apoiar a escola e auxiliar na elaboração do PEI um psicopedagogo pode ajudar.
Você não precisa assinar o documento se não concorda com o conteúdo. Em vez disso, considere entrar em contato com a coordenação da escola ou com o conselho pedagógico para discutir a situação e buscar uma solução mais adequada. Além disso, você pode buscar apoio de órgãos como o Conselho Tutelar ou o Ministério Público, que podem oferecer orientação e intervenção se necessário.
Se precisar de um profissional para apoiar a escola e auxiliar na elaboração do PEI um psicopedagogo pode ajudar.
Boa tarde! A situação do seu filho, exige uma abordagem cuidadosa e adaptada às suas necessidades. Se a escola está ciente do diagnóstico, ela tem a responsabilidade de elaborar um Plano Educacional Individualizado e implementar as adaptações necessárias para garantir um ambiente de aprendizado inclusivo. A advertência por mau comportamento pode estar relacionada a uma falta de compreensão das necessidades específicas dele, e não deve ser encarada como algo isolado sem a devida atenção ao seu quadro clínico. Antes de assinar qualquer documento, é essencial que você busque esclarecimentos sobre as razões da advertência e aponte que, de acordo com a legislação educacional, a escola deve fornecer os ajustes necessários para alunos com TDAH. Em relação ao apoio, você pode procurar órgãos como o Ministério Público ou a Defensoria Pública, que atuam em casos de direitos educacionais e podem orientá-lo legalmente. Além disso, uma consulta com um psicopedagogo ou psicólogo especializado em TDAH pode ser valiosa para fornecer recomendações e apoiar a implementação do PEI. Recomendo que procure o apoio de um profissional e caso queira, estou à disposição.
Boa noite! Entendo como essa situação pode ser frustrante e preocupante para você. O que está acontecendo parece ser uma falta de compreensão e suporte adequado por parte da escola, e é muito importante garantir que os direitos do seu filho sejam respeitados.
Em relação à advertência, não é recomendável assinar sem antes esclarecer a situação. Se a advertência está sendo aplicada devido ao comportamento relacionado ao TDHA (que pode ser mal interpretado como “mau comportamento” quando não são feitas as devidas adaptações), você tem o direito de contestar esse documento. É importante, antes de assinar, expressar sua preocupação de forma formal, preferencialmente por escrito, explicando que as dificuldades comportamentais são reflexo do TDHA e não uma questão de má conduta.
O que você pode fazer:
1. Buscar a elaboração do PEI (Plano de Educação Individualizado) – O PEI é uma obrigação da escola para alunos com necessidades educacionais especiais. Se a escola se recusa a fazer as adaptações, você pode formalizar um pedido por escrito, mencionando a legislação que ampara os direitos do seu filho (Lei Brasileira de Inclusão, por exemplo). Se necessário, pode envolver o Ministério Público ou a Defensoria Pública para garantir que o PEI seja elaborado.
2. Fazer um protocolo formal na escola – Deixe claro por escrito que você está ciente do diagnóstico de TDHA e que está solicitando as adaptações necessárias. Isso ajuda a construir um registro oficial de suas tentativas de resolução.
3. Procurar apoio de um especialista em inclusão escolar – Um psicopedagogo ou um advogado especializado em educação pode ajudar a elaborar uma defesa e a garantir que seus direitos sejam respeitados.
4. Procurar órgãos de defesa de direitos – Você pode buscar apoio em órgãos como a Defensoria Pública, que oferece orientações e até apoio jurídico gratuito, ou em instituições de apoio à educação inclusiva, como o Conselho Tutelar, caso perceba que a situação não está sendo tratada de forma adequada pela escola.
A educação inclusiva é um direito garantido pela legislação brasileira, e você não está sozinha nessa jornada. É importante persistir e buscar o apoio necessário para garantir que seu filho tenha o acompanhamento que merece.
Em relação à advertência, não é recomendável assinar sem antes esclarecer a situação. Se a advertência está sendo aplicada devido ao comportamento relacionado ao TDHA (que pode ser mal interpretado como “mau comportamento” quando não são feitas as devidas adaptações), você tem o direito de contestar esse documento. É importante, antes de assinar, expressar sua preocupação de forma formal, preferencialmente por escrito, explicando que as dificuldades comportamentais são reflexo do TDHA e não uma questão de má conduta.
O que você pode fazer:
1. Buscar a elaboração do PEI (Plano de Educação Individualizado) – O PEI é uma obrigação da escola para alunos com necessidades educacionais especiais. Se a escola se recusa a fazer as adaptações, você pode formalizar um pedido por escrito, mencionando a legislação que ampara os direitos do seu filho (Lei Brasileira de Inclusão, por exemplo). Se necessário, pode envolver o Ministério Público ou a Defensoria Pública para garantir que o PEI seja elaborado.
2. Fazer um protocolo formal na escola – Deixe claro por escrito que você está ciente do diagnóstico de TDHA e que está solicitando as adaptações necessárias. Isso ajuda a construir um registro oficial de suas tentativas de resolução.
3. Procurar apoio de um especialista em inclusão escolar – Um psicopedagogo ou um advogado especializado em educação pode ajudar a elaborar uma defesa e a garantir que seus direitos sejam respeitados.
4. Procurar órgãos de defesa de direitos – Você pode buscar apoio em órgãos como a Defensoria Pública, que oferece orientações e até apoio jurídico gratuito, ou em instituições de apoio à educação inclusiva, como o Conselho Tutelar, caso perceba que a situação não está sendo tratada de forma adequada pela escola.
A educação inclusiva é um direito garantido pela legislação brasileira, e você não está sozinha nessa jornada. É importante persistir e buscar o apoio necessário para garantir que seu filho tenha o acompanhamento que merece.
Boa noite! Entendo sua preocupação, e você tem razão em buscar orientações sobre seus direitos e os do seu filho.
1. Você deve assinar a advertência?
A assinatura nesse tipo de documento geralmente serve apenas como um reconhecimento de recebimento, não significa que você concorda com o conteúdo. No entanto, se discordar da advertência, pode escrever uma observação ao lado da sua assinatura, como:
"Recebido, mas não concordo com os termos e irei buscar esclarecimentos."
Se decidir não assinar, pode pedir uma cópia do documento e enviar uma resposta formal à escola, questionando a advertência e cobrando as adaptações necessárias.
2. Direitos do seu filho e responsabilidade da escola
Seu filho tem direito legal a um Plano Educacional Individualizado (PEI) e às adaptações pedagógicas necessárias, conforme garantido por leis como:
Lei Brasileira de Inclusão (LBI) – Lei 13.146/2015
Diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular)
Parecer CNE/CEB nº 11/2000 (determina que crianças com TDAH devem receber suporte adequado na escola)
A escola não pode apenas punir sem antes esgotar todas as estratégias pedagógicas de apoio. Advertências frequentes sem um plano adequado podem ser vistas como negligência na adaptação escolar.
3. Onde buscar apoio?
Caso a escola continue se recusando a elaborar o PEI e a oferecer suporte adequado, você pode procurar órgãos de defesa dos direitos da criança e do adolescente, como:
Secretaria de Educação do seu município ou estado – Para relatar o descumprimento das adaptações.
Ministério Público (MP) – Pode intervir caso haja negligência na inclusão escolar.
Conselho Tutelar – Pode atuar quando a escola não respeita os direitos da criança.
Defensoria Pública – Caso precise entrar com uma ação judicial para garantir os direitos do seu filho.
Associações como a ABDA (Associação Brasileira do Déficit de Atenção) – Podem oferecer suporte e orientações.
4. Como agir agora?
1⃣ Solicite por escrito (por e-mail ou protocolo na secretaria da escola) um pedido formal para a elaboração do PEI e das adaptações necessárias.
2⃣ Se a escola não responder ou recusar, leve o caso à Secretaria de Educação ou ao Ministério Público.
3⃣ Mantenha registros de tudo: e-mails, advertências, reuniões e qualquer documento que comprove a falta de suporte.
1. Você deve assinar a advertência?
A assinatura nesse tipo de documento geralmente serve apenas como um reconhecimento de recebimento, não significa que você concorda com o conteúdo. No entanto, se discordar da advertência, pode escrever uma observação ao lado da sua assinatura, como:
"Recebido, mas não concordo com os termos e irei buscar esclarecimentos."
Se decidir não assinar, pode pedir uma cópia do documento e enviar uma resposta formal à escola, questionando a advertência e cobrando as adaptações necessárias.
2. Direitos do seu filho e responsabilidade da escola
Seu filho tem direito legal a um Plano Educacional Individualizado (PEI) e às adaptações pedagógicas necessárias, conforme garantido por leis como:
Lei Brasileira de Inclusão (LBI) – Lei 13.146/2015
Diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular)
Parecer CNE/CEB nº 11/2000 (determina que crianças com TDAH devem receber suporte adequado na escola)
A escola não pode apenas punir sem antes esgotar todas as estratégias pedagógicas de apoio. Advertências frequentes sem um plano adequado podem ser vistas como negligência na adaptação escolar.
3. Onde buscar apoio?
Caso a escola continue se recusando a elaborar o PEI e a oferecer suporte adequado, você pode procurar órgãos de defesa dos direitos da criança e do adolescente, como:
Secretaria de Educação do seu município ou estado – Para relatar o descumprimento das adaptações.
Ministério Público (MP) – Pode intervir caso haja negligência na inclusão escolar.
Conselho Tutelar – Pode atuar quando a escola não respeita os direitos da criança.
Defensoria Pública – Caso precise entrar com uma ação judicial para garantir os direitos do seu filho.
Associações como a ABDA (Associação Brasileira do Déficit de Atenção) – Podem oferecer suporte e orientações.
4. Como agir agora?
1⃣ Solicite por escrito (por e-mail ou protocolo na secretaria da escola) um pedido formal para a elaboração do PEI e das adaptações necessárias.
2⃣ Se a escola não responder ou recusar, leve o caso à Secretaria de Educação ou ao Ministério Público.
3⃣ Mantenha registros de tudo: e-mails, advertências, reuniões e qualquer documento que comprove a falta de suporte.
Boa Tarde !
Não se trata sobre a advertência em si, mas constatar por que do malu comportamento. O acompanhamento com a terapia é essencial para sanar comportamento inadequado . O psicopedagogo ou psicologo podem te orientar sobre as possíveis mudanças que devem acontecer no cotidiano para melhorar a vida do seu filho e orientar a professora da escola.
Não se trata sobre a advertência em si, mas constatar por que do malu comportamento. O acompanhamento com a terapia é essencial para sanar comportamento inadequado . O psicopedagogo ou psicologo podem te orientar sobre as possíveis mudanças que devem acontecer no cotidiano para melhorar a vida do seu filho e orientar a professora da escola.
Você tem o direito de:
Exigir o PEI (Plano de Ensino Individualizado);
Recusar ou solicitar revisão da advertência por escrito;
Procurar o Ministério Público ou Defensoria Pública se houver negativa de atendimento às necessidades educacionais especiais;
Contar com apoio da Secretaria de Educação do seu município ou estado.
O TDAH é considerado uma condição que pode justificar adaptações pedagógicas por lei (Lei Brasileira de Inclusão – LBI).
Exigir o PEI (Plano de Ensino Individualizado);
Recusar ou solicitar revisão da advertência por escrito;
Procurar o Ministério Público ou Defensoria Pública se houver negativa de atendimento às necessidades educacionais especiais;
Contar com apoio da Secretaria de Educação do seu município ou estado.
O TDAH é considerado uma condição que pode justificar adaptações pedagógicas por lei (Lei Brasileira de Inclusão – LBI).
Olá! Entendo sua preocupação e é importante saber que a escola tem obrigação legal de elaborar o PEI (Plano de Ensino Individualizado) e oferecer adaptações pedagógicas para estudantes com TDAH, conforme prevê a Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015).
Se a escola não está cumprindo esse dever e continua aplicando uma advertência por comportamentos relacionados ao transtorno, é fundamental que você não assine o documento antes de solicitar uma reunião com a direção para esclarecer os fatos. Comportamentos desafiadores precisam ser compreendidos à luz do diagnóstico e acompanhados com estratégias adequadas, não com punições.
Você pode buscar apoio em órgãos como:
• Secretaria de Educação.
• Ministério Público.
• Defensoria Pública.
• Conselho Tutelar se houver risco à continuidade escolar.
Por fim, você também pode contar com o apoio de profissionais especializados, como psicopedagogos e advogados da área educacional, que podem auxiliar na construção de estratégias e documentos formais — como um ofício solicitando o PEI ou um relatório técnico que ateste a necessidade de adaptações.
Espero ter ajudado!
Se a escola não está cumprindo esse dever e continua aplicando uma advertência por comportamentos relacionados ao transtorno, é fundamental que você não assine o documento antes de solicitar uma reunião com a direção para esclarecer os fatos. Comportamentos desafiadores precisam ser compreendidos à luz do diagnóstico e acompanhados com estratégias adequadas, não com punições.
Você pode buscar apoio em órgãos como:
• Secretaria de Educação.
• Ministério Público.
• Defensoria Pública.
• Conselho Tutelar se houver risco à continuidade escolar.
Por fim, você também pode contar com o apoio de profissionais especializados, como psicopedagogos e advogados da área educacional, que podem auxiliar na construção de estratégias e documentos formais — como um ofício solicitando o PEI ou um relatório técnico que ateste a necessidade de adaptações.
Espero ter ajudado!
Ola, o PEI está garantido na legislação: LeiA Lei nº 14.254/2021, o especialista que fez o diagnóstico deve orientar sobre as adpatações curriculares. O psicólogo ou psicopedagogo deve conversar com a escola. Não é responsabilidade dos pais. Qualquer dúvida estou à disposição.
Você não é obrigada a assinar a advertência sem ressalvas. A escola está descumprindo a lei ao não implementar o PEI e as adaptações necessárias antes de aplicar sanções disciplinares. Documente tudo, formalize seus pedidos e, se necessário, busque apoio nos órgãos de defesa dos direitos da criança e do adolescente
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Se precisar de modelos de documentos ou de mais orientações sobre como proceder, posso ajudar!
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Se precisar de modelos de documentos ou de mais orientações sobre como proceder, posso ajudar!
Boa noite! Ele foi somente diagnosticado com TDAH? Ou TOD também? Percebo vários alunos com grande potencial, mas não conseguem se concentrar( que é uma das questões do TDAH). Acredito que o fundamental hoje, é ele passar por psicopedagoga e psicólogo infantil. Em relação ao mau comportanto dele, o PEI deve ser feito, com mau comportamento ou não. Eçe precisa de ajuste pedagógico. Boa sorte!
Quando uma criança tem diagnóstico de TDAH, a escola tem obrigação legal de garantir adaptações, acompanhamento e, quando necessário, um PEI (Plano Educacional Individualizado). A advertência por “mau comportamento” pode indicar que a escola está focando no sintoma, e não na necessidade pedagógica da criança. e importante entender quais comportamentos eles estão se queixando, porém verifique se a escola em questão está sendo benéfica para seu filho ou se e possivel encontrar uma escola mais inclusiva.
Sobre apoio, você pode procurar:
Secretaria de Educação do seu município (setor de inclusão ou educação especial)
Ouvidoria da Educação
Ministério Público (Promotoria da Infância e Juventude), caso haja recusa contínua das adaptações
Conselho Tutelar, se a escola estiver negligenciando o direito à inclusão
Sobre apoio, você pode procurar:
Secretaria de Educação do seu município (setor de inclusão ou educação especial)
Ouvidoria da Educação
Ministério Público (Promotoria da Infância e Juventude), caso haja recusa contínua das adaptações
Conselho Tutelar, se a escola estiver negligenciando o direito à inclusão
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