Depois de feita uma cirurgia de adnoide em uma criança de 1 ano e 11 meses e possivel ficar com alguns

3 respostas
Depois de feita uma cirurgia de adnoide em uma criança de 1 ano e 11 meses e possivel ficar com alguns sitomas depois da operacao?ele hoje tem 3 anos e a noite o mesmo ronca e possuí dificuldade para respirar enquanto dormi ,é normal?
Dr. Gustavo Guagliardi Pacheco
Otorrino
Rio de Janeiro
Prezado paciente internauta,

É possível sim que a desobstrução cirúrgica não tenha um efeito completo e resolutivo, sobretudo em crianças pequenas (abaixo de 3 anos), onde a via aérea é mais estreita e naqueles pacientes que apresentam comorbidades (outras doenças) possivelmente coadjuvantes / também causadoras do ronco, como rinite alérgica, hipertrofia de cornetos, desvio septal, pólipos nasais, alterações morfológicas da língua e do palato etc. Além disso, crianças menores de 3 anos têm taxa de recidiva (da adenóide voltar) algo maior com a cirurgia. Por isso, deve ser cuidadosamente avaliado o seu caso.

Outrossim, esclarecemos que a adenoidectomia é uma cirurgia por demais consagrada, com alta taxa de sucesso e ótimos resultados em prover melhora importante destes quadros e promover a qualidade de vida, de modo que se pergunta-nos se a persistência dos sintomas é normal, a resposta é: que "não", não é normal - embora não seja raro como a, não podemos dizer que é normal.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Sandro Sérgio Muniz da Silva
Otorrino
Mogi das Cruzes
Existem várias causas de obstrução nasal e roncos nas crianças. Podemos estar tratando da "volta" da adenóide ou também podemos estar diante de outro problema muito comum como de Rinite alérgica, por exemplo.
A melhor maneira de descobrir é fazendo um exame chamado Nasofibroscopia, realizado nos consultórios dos Otorrinolaringologistas.
Dr. Gecildo Soriano dos Anjos
Cirurgião de cabeça e pescoço
Manaus
Não é normal. Provavelmente houve recidiva das adenóides com necessidade de nova cirurgia. Retorne ao médico para reavaliação.

Especialistas

Adriana Esteves Rabello

Adriana Esteves Rabello

Otorrino

Vitória

Marília Camargo de Souza Sardeto

Marília Camargo de Souza Sardeto

Otorrino

Guarapuava

Simone Lema de Carvalho

Simone Lema de Carvalho

Otorrino

Rio de Janeiro

Sebastião José da Rocha Neto

Sebastião José da Rocha Neto

Otorrino

Brasília

Rafael Leonardo Martins

Rafael Leonardo Martins

Otorrino

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 475 perguntas sobre Adenoides
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.