Meu filho tem 4 anos e tem perda auditiva severa bilateral e paralisia celebral , usa prótese auditi

6 respostas
Meu filho tem 4 anos e tem perda auditiva severa bilateral e paralisia celebral , usa prótese auditiva a 7 meses.
Qual é a melhor forma de alfabetização pra ele ?
E quantas vezes é o ideal para fazer terapia com fonoaudiologa?
Tem o jeito certo de começar a ensinar ele ouvir e falar ?
Dra. Sorhaya Bueno
Fonoaudiólogo, Terapeuta complementar
Campinas
Olá, Caso ele não esteja fazendo terapia fonoaudiológica, o ideal é que você procure uma fonoaudióloga que trabalhe com reabilitação auditiva, ela avaliará a quantidade necessária e orientará a melhor maneira de ensina-lo a perceber os novos sons. Minha sugestão, sessões no mínimo 2 vezes por semana e em casa você pode estimula -lo com os sons de animais.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá !! Como disse a colega acima, o ideal é que ela faça Terapias Fonoaudiológicas para que a profissional avalie o caso d e indique as terapias necessárias e dê orientação de como estimular a Audição e Linguagem .
Olá! a melhor forma de alfabetização para o seu filho dependerá da sua capacidade cognitiva e da gravidade de suas condições de saúde. Cada indivíduo com deficiência auditiva tem necessidades e habilidades únicas, portanto, é importante trabalhar de forma colaborativa com profissionais da educação e da saúde para determinar quais recursos e técnicas serão mais eficazes para ajudar seu filho a aprender a ler e escrever.
 Giana Sehnem
Fonoaudiólogo
Viamão
É necessário um acompanhamento fonoaudiológico. Além da perda auditiva também tem outras comodidades a serem analisadas. O profissional fonoaudiólogo vai conseguir te auxiliar nas questões da comunicação.
Dr. Victor Maia de Meneses Barbosa
Fonoaudiólogo, Terapeuta complementar
Salvador
Olá caro(a) paciente, é importante saber que ele tem uma condição que o limita no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem, sendo necessária uma boa avaliação de linguagem para identificar o quanto que ele perdeu pela perda auditiva e pelo fato de ser PC. Sugiro que a terapia fonoaudiológica seja bilingue, ou seja, que ele tenha o aprendizado da lingua de sinais (LIBRAS) e o português falado como segunda língua! Essa terapia pode ser feita de 2 vezes por semana ou de forma intensiva, diariamente!
 Suzana Didier
Fonoaudiólogo
Rio de Janeiro
Procure uma fonoaudióloga que após a avaliação poderá orientar melhor. Em casa procure falar português corretamente e de preferência de frente para ele. Estimule-o de uma forma multissensorial colocando a mãozinha dele embaixo da água para que sinta a sensação e pronuncie a palavra depois colocando a mãozinha dele no seu pescoço sentindo a vibração das pregas vocais.

Especialistas

Luisa Raña

Luisa Raña

Otorrino

Salvador

Adriana Salles

Adriana Salles

Otorrino

Salvador

Paula Bhering de Oliveira

Paula Bhering de Oliveira

Otorrino

Brasília

Danilo Freitas

Danilo Freitas

Otorrino

São João Do Piauí

Katia de Mello Portinho

Katia de Mello Portinho

Otorrino

Vila Velha

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 475 perguntas sobre Adenoides
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.