Depois que a pessoa para de tomar antipsicoticos as funções sexuais voltam ao normal? E se sim em quanto

2 respostas
Depois que a pessoa para de tomar antipsicoticos as funções sexuais voltam ao normal? E se sim em quanto tempo?
As medicações antipsicóticas são utilizadas tanto no tratamento das psicoses (esquizofrenia, transtorno esquizo-afetivo, mania ou depressão psicóticas, transtorno delirante), quanto como estabilizadoras do humor. Grande parte das pessoas não tem efeitos colaterais sexuais. Quando eles ocorrem, a origem pode estar em mecanismos diferentes, dependendo do antipsicótico e de sua dose: alguns deles aumentam a prolactina, um hormônio que pode levar à diminuição dos hormônios sexuais e os antipsicóticos de segunda e terceira geração têm atividades sobre a serotonina, o que pode prejudicar principalmente a capacidade de atingir orgasmo.

Os antipsicóticos são indicados para transtornos graves e com muitos riscos para a saúde da pessoa. Assim, jamais se deve parar de usar sem ser por orientação médica. Além de muitas vezes os efeitos colaterais diminuírem com o tempo de uso, o médico poderá orientar sobre mudanças de doses, troca de medicações ou outras formas de minimizar os efeitos colaterais

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Rita Cytryn
Psiquiatra
Salvador
Prezado internauta. Obviamente ninguém fica satisfeito com restrições, pioras ou bloqueios na função sexual como efeitos colaterais por determinados tratamentos.

Infelizmente podem acontecer com os antipsicóticos, que são os grandes medicamentos usados nos vários quadros psicóticos. As vezes se estabelece um dilema e o paciente se inclina por abandonar o tratamento. Acontece que os prejuízos de um recrudescimento de um quadro de esquizofrenia, por exemplo, são tão sérios que eu recomendo paciência até o médico poder reduzir as doses para minimizar o impacto desses efeitos colaterais. Abandonar o tratamento não é uma boa decisão. Abraços cordiais.

Especialistas

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Daniel Gomes Silva

Daniel Gomes Silva

Psiquiatra

Florianópolis

Ricardo Dih Ribeiro

Ricardo Dih Ribeiro

Psicanalista, Terapeuta complementar

Sorocaba

Matheus Herkenhoff

Matheus Herkenhoff

Psiquiatra

Vitória

Maria de Fátima de Paula Pissolato

Maria de Fátima de Paula Pissolato

Psiquiatra

Belo Horizonte

Flora Fukuda

Flora Fukuda

Psicanalista

Santo André, SP

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 91 perguntas sobre Transtornos Psicóticos
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.