Depois que minha mãe faleceu sinto que meu mundo perdeu a graça já não sou como era antes sinto muito

47 respostas
Depois que minha mãe faleceu sinto que meu mundo perdeu a graça já não sou como era antes sinto muito a falta dela, tenho e as vezes só tenho vontades de chorar e dormir, será que terapia iria me ajudar a superar essa dor?
A terapia pode ajudar a lidar com esta dor. Procure o quanto antes, não deixe para depois.

Olá, acredito que já esteja no caminho para superar a dor. Encontrar alternativas concretas para lidar com a ausência. Entender que como era antes não há possibilidades... o luto é real e a tristeza faz parte quando não podemos rever quem tanto amamos. A psicologia e atividades terapêuticas podem ajudar neste momento. Vamos olhar para a qualidade de vida. Importante avaliar quanto tempo e quais fatores da sua vida podem ficar (ou estar) comprometidos. Talvez esta seja uma boa medida para procurar ajuda. Chorar, dormir, encontrar outro sentido, viver este momento em que exista a lembrança de sua mãe e o que poderá ser construído com tempo.
Espero ter ajudado!
Abs, Betânia Tassis
Olá! A terapia é um espaço que você poderá rever, pensar e compreender o significado da perda da sua mãe. Com certeza outros benefícios poderão vir deste processo!
A psicoterapia irá te ajudar, será interessante ser avaliado por psiquiatra.
Acredito que poderá te ajudar. Lembrando que você está de luto, e até certo ponto, chorar, ficar triste, ver a vida com falta de graça, é normal. Afinal, nossa vida é ligada às pessoas que amamos. Começar a vivê-la sem determinada pessoa requer que nos reinventemos, isso requer tempo e depende de cada um. Busque, na medida do possível, convivência com as outras pessoas que você ama.
Abraço,
Com toda certeza do mundo! A terapia vai lhe ajudar muito a elaborar o seu luto. Encontrar outras formas de prazer e distrações na vida, além de retomar as que você gostava antes. Procure uma Psicóloga Cognitiva Comportamental, assim, seus objetivos serão alcançados, mais rapidamente e com maior eficácia.

Atte.
Olá! É comum as situaçõe de perda despertarem o que você está sentindo. Você está vivenciando o luto e é um processo difícil, demorado até chegar a uma "aceitação" do fato que vá diminuir a sua dor. Até lá é comum a raiva, a depressão... É jmportante observar há quanto tempo ela faleceu. Se já tiver passado mais de um ano, busque um(a) psicólogo(a). A psicoterapia certamente contribui para auxiliar no processo de elaboração do seu sofrimento.
Olá, você deve procurar ajuda o quanto antes, para atravessar esse momento de muita dor.Uma terapia psicanalitica esgotará esse luto . Abraços
Com certeza!!! Neste momento é fundamental este apoio para passar pelo processo de luto sem maior dor. Procure sim um psicólogo!
Olá!
Sentir vontade de chorar e dormir é muito comum durante o processo de luto, sentirá algumas vezes mais vontade de ficar sozinha, rever suas fotos, lembrar de tantos momentos que estiveram juntas.
O processo terapêutico poderá te ajudar a enfrentar esta nova situação, te ajudar a ver novas alternativas. Você não precisa viver tudo isso sozinha, quando compartilhamos a dor, falamos sobre nossos sentimentos, nos ajuda a compreender e processar tudo isso que está passando.
Ao longo do tempo, te ajudará a manter as boas recordações, os bons sentimentos e todas as coisas boas e positivas que viveu com ela e sempre estarão presentes dentro de você.
bem, sabemos que não é fácil superar a perda de alguém muito querido e é necessário viver esse período de luto que muitas vezes chega até a ser uma especie de (Depressão Reativa) pois é uma reação a um fato real de perda de alguém significativo. porem, mesmo diante deste luto é importante principalmente se você não esta sabendo lidar com essa perda buscar uma ajuda terapêutica, sem duvido acredito que um acompanhamento psicológico ira propiciar o esvaziamento desta dor e proporcionar mecanismos que lhe ajudem a superar e crescer enquanto pessoa.
Como meus colegas mencionaram muito bem, é natural tudo que vem sentido!
Cada pessoa vivência a dor da perda de maneira diferente e a psicoterapia ajuda bastante neste momento.
Chorar, sentir-se só, sensação de falta de prazer são comuns.
Não precisa passar por isso sozinha!
Abraço forte!
Ola! O processo de luto traz além da dor emocional o distanciamento e ausência de sentido e conexão com o mundo interno e externo. A psicoterapia possibilitará ao paciente resignificar a dor e promover um crescimento emocional na direção da compreensão da finitude da vida. Viver é diferente de sobreviver, e aceitar a vida, em muitos contextos, leva tempo. Tenha paciência e invista em seu processo emocional. Abraço
Olá, seria muito importante você fazer um terapia, para elaboração do luto, e dá dor de perder uma mãe. A quanto tempo sua mãe morreu? Não demore muito para começar este processo OK?Abraços.
Você tem passado pelo processo de luto que seria comum ao fato do falecimento da sua mãe. A psicoterapia poderia ajudar você a lidar com essa fase de transição e prevenir que sua tristeza não se torne uma depressão futuramente.
Sim, com certeza uma psicoterapia ira te ajudar muito sim, a atravessar esse momento de dor profunda.
Olá!
Tudo isso que você relata estar vivenciando, faz parte de processo de luto, um momento de grande de dor e a terapia pode te ajudar a resignificar essa perda, dividir essa dor e entender melhor esse momento.
Boa sorte.
A terapia irá lhe ajudar a lidar com esse processo de luto.
Lamento pelo ocorrido. Não é fácil superar a dor da perda de uma pessoa tão especial. Talvez, mais importante do que superar seja saber lidar com o sofrimento.
Com, sem ou apesar dos tratamentos...
A psicoterapia pode auxiliar na resignificação desse momento de sua vida, no qual a configuração mudou bastante. Importante lembrar, contudo, que viver o luto também faz parte do processo de mudança! O psicólogo acompanhará você respeitando sua dor e seu tempo. Nossa sociedade, no geral, nos cobra que estejamos sempre alegres mesmo que esta alegria não seja autêntica. Cabe a psicoterapia ser o lugar de acolhimento do ser em sua totalidade.
Espero ter contribuído com sua questão!
Abraço!
A dor é inevitável. O que a terapia irá fazer é ajuda-la a se fortalecer pra lidar com o que falta, e então seguir... e viver (não morrer junto).
Como já foi escrito aqui, de 6 meses a 1 ano, a dor pela perda, a tristeza, a falta, são grandes e naturais. Se for insuportável, se estiver atrapalhando muito sua vida ou se fizer mais de um ano, procure ajuda psicológica.
Olá!
Toda vez que falamos de nossa dor, daquilo que nos incomoda de alguma maneira, já estamos lidando com a mesma... e o falar é terapêutico, porque quando falamos, além de organizar nossa ideias para expô-la para o outro, também nos ouvimos, e isso nos trata de uma certa forma...
Portanto, acredito muito no poder de uma análise pessoal... procure um profissional e fale de sua dor, de seus sentimentos, isto lhe fará muitíssimo bem!!
É compreensível tamanha dor, mas pelo seu relato está me parecendo um processo depressivo o interessante é vc procurar um acompanhamento terapêutico o mais rápido para isso não cronificar...se vc precisar me deixou a disposição.
A terapia irá ajudar a elaborar esta perda.
Trabalhando o luto, verá que esta dor futuramente será uma saudade saudável.
Respeite suas emoções, há momentos que é preciso chorar, colocar para fora está dor.
Com a ajuda de um profissional conseguirá superar este momento difícil e reinventar sua vida com a ausência da sua mãe.
Respeite seu tempo, sua dor, mas continue em frente, acredite que dias melhores virão e que irá superar esse sofrimento.
Olá.
A morte em si nos afeta de várias maneiras, não somente quando é de alguém tão próximo como no seu caso, pois também mostra a fragilidade do ser, a de nós mesmo. Geralmente existe um elevado nível de angústia quando temos que lidar com a morte dos nossos pais. Não ficou claro desde quando lida com isso, mas o luto não é um processo rápido. O psicanalista Sigmund Freud, por exemplo, dizia que a elaboração do luto, esse processo de dar sentido a perda, poderia levar dois anos até. Claro que isso não é uma regra. Poderia levar mais ou menos tempo. O que quero dizer é que realmente é normal levar um tempo para se lidar com isso, com essa questão, e uma psicoterapia, às vezes com acompanhamento psiquiátrico (dependendo dá situação), pode oferecer um avanço na melhora da vida depois da perda e auxiliar durante esse processo de luto. É de fato uma possibilidade interessante que você pode se oferecer, caso queira iniciar uma psicoterapia.
Att, Psicólogo Leandro Winter
Sim,a terapia irá trabalhando os pontos que impedem que você supere essa perda. Mas você precisa estar aberta e empenhada para enxergar a si mesma e a vida de uma outra forma,pois um acompanhamento psicológico auxilia a transformar concepções que as vezes a pessoa não está disposta a mudar.
Diante do inevitável, a dor aparece como que aniquiladora, nos deixando encapsuladas, prisioneiros numa bolha de isolamento e sofrimento. Deixamos de sentir prazer diante de qualquer coisa, pensamentos negativos, e uma série de sintomas, enfim..Cada um lida da forma que lhe foi ensinado, no entanto com o processo de psicoterapia esta dor pode ser trabalhada de uma forma mais branda, compartilhada e consciente de cada um dos estágios do luto. Procure por um profissional.
Olá, o luto é um processo que precisa ser vivido, infelizmente é sofrido. Todos esses sentimentos e comportamentos que você descreve são naturais e esperados, porém é importante avaliar quanto tempo faz da sua perda. Com o passar do tempo sentimentos, emoções e lembranças tendem a se atenuar e acomodar, como falamos.
Avalie se você já sentiu essa tristeza em outro momento da sua vida e como lidou. Sem dúvida esse é um momento sofrido e a ajuda da psicoterapia lhe trará benefícios. Abraço, Daniela.
Quando ocorre a perda de uma pessoa próxima é natural que haja um sofrimento mas muitas vezes buscar ajuda nesse momento pode ser fundamental para sentir-se melhor nesse processo. Será necessário dar um outro significado à algumas coisas contando agora com essa nova realidade, a perda, sendo a terapia importante para isso.
Busque ajuda sim, com toda certeza se sentirá apoiada(o) e esse processo ajudará a desenvolver ou reconhecer recursos próprios para melhor prosseguir.
Olá! Lidar com a perda faz parte do processo de luto. Entristecer, chorar, não ver muita graça nas coisas que via antes, sobretudo naquelas mais relacionadas à pessoa que perdeu fazem parte da elaboração desta perda. A pessoa nesse processo passa por um período de ressignificação de sua vida como a compreendia até então. Há um tempo para as coisas voltarem a fazer sentido e, por vezes, passarem a ter um novo sentido. Esse tempo é subjetivo, irá variar de pessoa pra pessoa. Geralmente espera-se que após um ano, quando se passa por todas as datas comemorativas importantes para a família (dia das mães, aniversários, Natal, etc) até chegar no primeiro ano do falecimento da pessoa essa perda esteja em certo ponto elaborada. Mas como disse, o tempo é subjetivo e se não estiver conseguindo realizar minimamente suas coisas lhe fará muito bem a psicoterapia. Espero ter ajudado. Um forte abraço!
Olá. Primeiramente, considero importante reconhecer que este processo que você se encontra é natural e esperado. - Chamamos de luto. O luto vem sempre após a perda de alguém ou algo que depositamos afeto. O luto é vivido em algumas etapas e, seu sucesso ou fechamento depende de uma série de recursos internos e externos que podem nos ajudar nessa tarefa emocional. Neste sentido, a psicoterapia pode contribuir muito para a elaboração saudável do luto e qualidade de vida. Somente, em alguns casos será necessário o suporte medicamentoso. Busque um profissional mais próximo, será de muita importância neste momento.
Ao perder alguém que amamos é normal reagirmos com profunda tristeza. Não há nenhuma doença ou transtorno nessa reação, sendo apenas o luto. Contudo, se com o passar do tempo a tristeza e a falta de interesse pela vida piorarem ao invés de gradativamente melhorarem pode ser que tenhamos um caso de luto patologico, o qual pede intervenção psicológica, e por vezes psiquiátrica. Pelo seu relato não deu para concluir qual é o caso. Caso tenha dúvida recomendo procurar um dos profissionais citados para avaliação. Você não precisa sofrer só. Tenho certeza que poderemos lhe ajudar.
A busca por psicoterapia é altamente indicada, pois em parceria com o (a) psicologo(a) é possível vivenciar as fases do luto, que ocorrem e nem sempre como se imagina, com suporte adequado para superar cada uma delas de forma mais saudável. Indico, inclusive, que procure por psicoterapia o quanto antes, afinal, dor tamanha é mais suportável se compartilhada com quem vai oferecer escuta diferenciada e acolhimento ao sofrimento que a perda traz consigo.
É verdade, dói mesmo. As perdas podem causar tudo isso q vc está sentindo. A terapia é um espaço q vai sim te ajudar. Você vai dividir essa dor, entender o q está acontecendo com vc, aceitar esse momento q todo ser humano vive com mais naturalidade. Viver a dor sem culpa, perceber q fisicamente sua mãe não está mais presente, porém deixou em vc muitas coisas e objetivos q vc pode traçar para enfrentar a vida q continua p vc. Às vezes pode ser necessário uma ajuda medicamentosa, mas busque antes cuidar-se com a psicoterapia..O tempo também deve ser observado, luto prolongado precisa de ajuda eficaz. A psicoterapia poderá ajudar vc enfrentar essa fase com menos prejuízos no seu trabalho e responsabilidades assumidas em sua vida. Ensinará q vc pode olhar para a morte de várias formas, focos, os quais podem atenuar ou agravar essa dor e prejuízos. Procure um profissional. Sinta-se abraçada.
Ola, a terapia pode lhe ajudar muito, inclusive reconhecer que este sentimento é necessário para que você aprenda a viver sem a presença da sua mãe.

Um grande abraço!
Olá! claro que sim! busque por uma Psicoterapia Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia. Paz e Bem!
Não se pode eliminar a possibilidade de alguém que acaba de perder uma pessoa próxima estar sofrendo de um transtorno depressivo, pois há uma relação entre os sintomas da depressão e o luto.
Como qualquer sintoma, independente de sua causa, nos "convida"a reavaliar e realinhar nossos sistemas de crenças, considero este seu momento bastante propício para a busca e aceitação de ajuda psicoterápica que lhe ajude nessa necessária revisão.
Olá. A sua dor é compreensível e o luto e sofrimento devem ser vividos. Porém, a ajuda com a Terapia é fundamental para que este processo de sofrimento seja vivido e aceito. Aconselho buscar um profissional o mais rápido possível. Estou a disposição. Abraços e procure ficar bem, ok!?
Você está passando pelo processo do luto, que é normal e esperado após uma perda. Fazer terapia com um profissional qualificado irá ajudá-la a elaborar e manejar essa dor e sofrimento. Um processo terapêutico nesse momento é muito importante como profilaxia para que seu processo de luto flua bem e não se torne complicado, ou seja, para que seu luto não gere sintomas que prejudiquem sua vida como um todo.
Olá, boa tarde. Ter vontade de chorar e dormir é normal e esperado após uma perda. Fazer terapia com um profissional qualificado te ajudará a elaborar e manejar essa dor. Um psicólogo será de extrema importância para que o luto flua bem e não se torne complicado, quer dizer, para que ele não gere sintomas que prejudiquem sua vida como um todo.
Muitas vezes a pessoa não consegue lidar sozinha com o seu sofrimento. Então é preciso buscar a ajuda de um especialista. A terapia irá te ajudar a elaborar/processar o luto, reduzindo a sua dor e dando um novo sentido à sua vida.
O luto e normal contudo quando o tempo e longo demais indica que a pessoa esta doente emocionalmente. Busque todas as fontes de ajuda que existem. Uma das mais importantes e a psicoterapia. Busque um profissional competente.
Olá,
A elaboração do luto é um processo necessário à todos diante da perda de algo ou alguém muito importante para nós! (Como no seu caso). É um momento onde as pessoas ficam mais fragilizadas e, por isso, seria ótimo se vc pudesse fazer terapia com um psicólogo qualificado!
Não deixe de se cuidar!
Abraços
Olá,
Sentir vontade de chorar e dormir é comum durante o processo de luto. Fazer terapia te ajudará a enfrentar essa situação e, elaborar essa dor e sofrimento. Buscar um profissional qualificado será de muita importância neste momento. Fique bem. Beijos
Em primeiro lugar, meus sentimentos por essa perca irreparável. Não sei qual sua crença religiosa, se tem ou não alguma, mas quando lidamos com a morte, ter uma vida espiritual ativa, ajuda a confortar o coração. Dito isso, acrescento, somos corpo, mente (alma) e espírito. Você relatou que sente tristeza profunda, que comparece com o choro e o dormir. A vida não tem mais graça, tudo deixou de fazer sentido. Viver o luto é necessário, porém, chega uma hora que precisa levantar e seguir adiante. A vida não para. Não citou se tem filhos, mas se tiver, precisa olhar para eles e clamar uma força sobrenatural para te impulsionar. Caso não tenha filhos, precisa fazer isso por aqueles que te amam, mas principalmente por você. Daí é claro, que nesse momento, um profissional, psicólogo, psicanalista, psiquiatra, poderá te ajudar neste processo. Mas, é importante, antes de iniciar o processo, você ter consciência que tudo vai melhorar quando você aceitar que sua mãe está em outro plano e que você precisa continuar vivendo. Minha querida Deus te abençoe! Avante! Você vai conseguir.
a terapia poderá ajudar a lidar com esta dor uma vez que ela não nasceu com ela mas foi adquirida por um acontecimento. Estou a disposição.