Eu perdi a minha mae e eu com ela perdi qualquer lembranças nao me lembro dela com vida isso e norma

27 respostas
Eu perdi a minha mae e eu com ela perdi qualquer lembranças nao me lembro dela com vida isso e normal?
Olá, a perda da memória de sua mãe viva pode estar ligada a alguns fatores. Você pode estar com um grande estresse, ansiedade ou até depressiva. Encontrar-se nestes estados afeta o funcionamento dos neurotransmissores cerebrais, o que acarreta o desajuste da memória.
Para melhor avaliar o seu caso indico uma consulta psiquiátrica, pois tendo um diagnóstico, o tratamento terá início com ajuda medicamentosa. Também alerto que é imprescindível um acompanhamento psicológico para que consiga lidar com a grande perda que teve. Abraços

Oi boa tarde, em um processo de perda, a vivencia do luto pode vir com inúmeros sintomas, acontecimentos que podem bloquear, desencadear processos de ansiedades, depressão, alterações de humor. Importante é você ir a um profissional seja na area da Psicologia ou Psiquiatria para que possa falar desta perda e assim poder fazer um diagnostico mais preciso desta perda de lembrança de sua mãe. Vai lhe ajudar bastante e tirar suas dúvidas.
A disposição.
Olá,
seria importante você fazer uma psicoterapia com intuito de se aprofundar nas questões relaciona a todo esse histórico, principalmente a perda e posteriormente o luto.
Boa sorte.
Olá! Seria importante saber há quanto tempo isso ocorreu. A perda de memória pode ser relacionada a diferentes fatores, sendo no período do luto um momento no qual o sofrimento psíquico pode levar a diferentes consequências. Buscar conversar com pessoas com quem vocês conviveram, assim como escrever narrativas relacionadas a sua mãe poderá ajudá-lo nesse sentido. Saiba que um profissional da psicologia pode ajudá-lo a elaborar essa for e também com esses sintomas. Qualquer dúvida fico às sua disposição.
Perder alguém querido afeta a nossa memória, pois se faz necessário passar pelas fases do luto. A memória é seletiva, junto com a nossa percepção, e as lembranças podem voltar, com qualquer gatilho. Mas é importante você se permitir pensar nela, ver fotos, e passar por todas as fases do luto. Consulte um terapeuta, que ele saberá te acompanhar nesse processo.
Olá, lembrar de um ente querido, depende de vários fatores, incluindo o tempo o qual este se foi.
Como era a relação com esta pessoa também influencia muito nas lembranças, assim como a vivência do luto.
É necessário entender estas variáveis para se dizer os motivos pelos quais houve este esquecimento, mas entenda que com o tempo, é normal que lembranças mais distantes se percam. O que pode ajudar nisso são lembranças de lugares, objetos e/ou fotos que possam representar esta pessoa.
Procure um psicólogo, ele poderá lhe ajudar nisso.
Olá! Quando vivenciamos situações dolorosas ou traumáticas, como um mecanismo protetivo, pode acontecer de o nosso cérebro bloquear as memórias relacionadas ao evento. O problema é que o cérebro não consegue ser seletivo e bloquear apenas as memórias dolorosas, pode acontecer de bloquear qualquer memória relacionada, inclusive as memórias positivas. Talvez isso esteja acontecendo devido a um luto traumático. O cérebro pode recuperar de forma natural de vivências traumáticas. Se caso isso não acontecer e você não conseguir recuperar as memórias, o mecanismo protetivo ainda pode estar ativado e é importante procurar auxílio através da psicoterapia.
Olá, muito provavelmente Você está vivenciando o luto e suas consequências. Cada um encontra uma maneira para lidar com os vários sentimentos desse período e perda da memória é uma delas. Assim as tensões, dores, tristeza e outros sentimentos podem ser aliviadas com o esquecimento. Entretanto, os impasses dessa experiência se fazem presente e clamam para ser ouvidos, “lembrados”. Aguçando em você esta curiosidade. Te convido a “olhar” para isto mais de perto, poder falar dos seus sentimentos (medos, dificuldades, desamparo?) . Não fugir da dor psíquica, e permitir ver o que a morte pode te ensinar e te lembrar que viver vale! Procure um trabalho terapêutico, permita- se. Simone
Você não informou quanto tempo isso ocorreu, mas a perda das lembranças pode ocorrer devido ao estresse que está passando durante o luto. Se isso ocorreu após a perda, com o passar do tempo, as lembranças poderão voltar.
Aconselho um acompanhamento psicoterápico para te ajudar a passar por esse momento de luto.
Olá, perder uma mãe é sempre muito difícil tenha ou não o relacionamento ter sido bom ou ruim. É a mãe. Que tal fazer uma consulta com um psicólogo para saber se esse luto foi bem elaborado. Perguntas importantes: há quanto tempo? Que memórias? Tudo isso o psicólogo o ajudará muito!
Cada ser humano é resultado de uma combinação única de vários elementos que nos conduzem a reagir de maneira específica diante de todas as experiências. A análise possibilita reconhecer a maneira que lidamos com os aconteceres ( bons ou ruins) da vida e também o sentido de cada experiência. Dessa maneira permite escolhas, reconhecimentos e reconduções. É um processo delicado e deve ser feito com o acompanhamento de um profissional que inspire sua confiança.
Olá...
O estresse de um individuo enlutado, pode provocar esta dificuldade na memória.
O cerebro tem suas formas de defesa, sobre tudo, isto parece lhe trazer grandes incómodos e é importante buscar um acompanhamento com um psicólogo para acolher este sofrimento.
Não tenha dúvida de que um espaço de escuta vai lhe fazer muito bem.
Abraços!
Olá... Sua narrativa é breve e concisa, não fornecendo muitos detalhes. Diante dela, seria possível pensar que esta perda tem lhe trazido um sofrimento tão intenso que seu psiquismo encontrou este caminho (o esquecimento) para poder suportar a dor. Procure o auxílio de um psicólogo para enfrentar este período de luto. Fico a disposição.
Olá,

É possível que isso aconteça em casos intensos de stress como a perda que você teve.
Buscar apoio psicológico neste momento é algo que pode te ajudar a entender e passar por esse momento do melhor modo possível.

Desejo que fique bem.
abraços
Olá,

Apagar as lembranças da sua mãe viva pode ser uma maneira encontrada pelo seu psiquismo de vivenciar o luto de forma defendida.
Portanto, a melhor maneira de compreender a relação do luto que você está vivendo com a perda de memória relacionadas a sua mãe, é fazer com que você possa começar a falar a respeito dessa perda, e também do impacto dela na sua vida. Para isso você pode contar com um psicólogo/psicanalista, ok?
Um grande abraço
Pode ser que você esteja vivendo um processo de luto.
Boa noite, a amnesia pode ser um fator de defesa que teu cérebro usa para não sofrer, muito depende do tempo que a morte da tua mãe ocorreu, a idade que você tinha etc. Tudo isso pode ser causa desse esquecimento; considero importante consultar um profissional seja psicologo ou psiquiatra com certeza vão saber te dar uma luz sobre o que está acontecendo com você. Procure ajuda!.
Você precisa de acompanhamento psicológico e psiquiátrico também, pois, viveu ou vive um luto, e possivelmente depressão, entre outras coisas, que podem ser decorrentes ou não do que foi exposto. Muitas vezes, temos feridas emocionais como: o abandono, rejeição, injustiça, humilhação, traição...e é necessário trabalhar com sentimentos que podem impedir a felicidade.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá. O luto pode se manifestar de diversas formas, caso você esteja tendo problemas em lidar com esse luto procure ajudar profissional. Não tenha medo de ir em a um psicólogo, em certos momentos da vida é normal precisarmos de ajuda. Atenciosamente.
Olá. Seria muito importante você fazer um acompanhamento psicológico para trabalhar o processo de luto. Muito provavelmente você pode estar tendo indícios desse luto, que pode se dar de diferentes formas em cada pessoa. Busque olhar para você mesma dentro de todo esse contexto.
Boa tarde!
Você está passando por um processo de luto muito doloroso, principalmente no momento atual em que estamos vivendo.
Conversar com um psicólogo poderá sim, lhe ajudar a entender todo esse seu processo e você poderá então a relembrar de fatos esquecidos devido a todo esse estresse.
Tenha serenidade.
Olá! Sinto muito por sua perda, meus sentimentos..Quando vivenciamos situações dolorosas ou traumáticas, pode acontecer de o nosso cérebro bloquear as memórias relacionadas ao evento. O problema é que o cérebro não consegue ser seletivo e bloquear apenas as memórias dolorosas, pode acontecer de bloquear qualquer memória relacionada, inclusive as memórias positivas. Talvez isso esteja acontecendo devido a um luto traumático. O cérebro pode recuperar de forma natural de vivências traumáticas. Se caso isso não acontecer e você não conseguir recuperar as memórias, o mecanismo protetivo ainda pode estar ativado e é importante procurar auxílio através da psicoterapia. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Acaba sendo um pouco comum ter perda de memória após algum evento doloroso ou traumático, principalmente se for algo recente ou se você ainda estiver vivenciando o luto. Mas, para entender melhor essa questão, precisaria saber como era a relação que vocês tinham, como ela faleceu, o que tudo isso significou pra você, entre outras coisas. Te indico que procure um psicólogo para trabalhar essas e outras questões, talvez durante as sessões você se lembre de alguns episódios, isso costuma acontecer.
Te convidamos para uma consulta: Psicanálise - R$ 150
Olá, importante é você fazer uma psicoterapia com intuito de se aprofundar nas questões relaciona a todo esse histórico, principalmente a perda e posteriormente o luto.
Oi. Sinto muito pela sua perda.
Bom, falar de luto é muito complexo. É um processo individual, então muitas questões devem ser levadas em consideração para avaliar se o luto está sendo vivido de forma saudável ou se está evoluindo para um luto complicado. A perda temporária da memória pode ocorrer durante um processo de luto, até certo ponto. Então é interessante que você busque ajuda de um psicólogo para que vocês possam investigar melhor a sua situação e para te guiar por um luto saudável.
Olá. Depende do quão próximo você era dela, quanto tempo faz que ela faleceu, enfim, vários fatores afetam nossa memória. Se puder, agende uma consulta com psicólogo para explorar com mais detalhes e ter mais clareza. Abraço
Perder a mãe é uma experiência individual e não existe uma forma padrão de lidar com a perda. Cada pessoa reage de maneira única, e suas emoções podem variar amplamente. É possível que o choque e a intensidade da perda tenham afetado suas lembranças. É importante permitir-se sentir todas as emoções que surgem e buscar apoio emocional, seja através de amigos, familiares ou de um psicólogo. Iniciar o acompanhamento psicológico pode ser útil para processar o luto e encontrar maneiras saudáveis de lidar com a perda.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120