Dr(a), primeiramente entendo que este espaço não é uma consulta. É comum, ou pelo menos acontece oca
12
respostas
É comum, ou pelo menos acontece ocasionalmente, uma criança não possuir 6 ou mais sintomas em cada bloco do teste Snap-IV, e mesmo assim, possuir TDAH? Sei que existem outros testes, mas nesse especificamente, acontece? Agradeço a todos!
Olá! Espero que esteja tudo bem!
O SNAP-IV (Swanson, Nolan, and Pelham-IV) é um instrumento de avaliação usado para identificar sintomas de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Ele inclui diferentes blocos que abordam sintomas específicos, como inatenção, hiperatividade e impulsividade. Mas não mede o grau de intensidade ligado aos sintomas. A interpretação deste teste, comumente é feita observando se há 6 ou mais itens marcados com "demais" ou "bastante". Porém, este teste rastreia POSSÍVEIS SINTOMAS de TDAH e não deve ser utilizado exclusivamente para determinar o diagnóstico. Dependendo do resultado do teste, suspeita-se que quem está sendo avaliado tenha TDAH, por isso é importante encaminhar para avaliações mais específicas.
O diagnóstico é feito através de avaliação clínica e histórico do comportamento, em casa, na escola, e em outros contextos, como vida social e trabalho (pois a avaliação pode ser diferente, dependendo de quem avalia, então é importante a observação ser feita em diferentes situações). E a persistência do padrão de comportamento deve ter no mínimo 6 meses.
É importante destacar que o diagnóstico de TDAH não depende exclusivamente de um único teste. É relevante que, para o diagnóstico, use-se uma abordagem abrangente, que pode incluir entrevistas clínicas, observação do comportamento, testes neuropsicológicos e outros instrumentos de avaliação, além do SNAP-IV.
Espero ter respondido sua dúvida, caso queira conversar mais a fundo, estou disponível para marcarmos uma consulta.
Abraços!
O SNAP-IV (Swanson, Nolan, and Pelham-IV) é um instrumento de avaliação usado para identificar sintomas de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Ele inclui diferentes blocos que abordam sintomas específicos, como inatenção, hiperatividade e impulsividade. Mas não mede o grau de intensidade ligado aos sintomas. A interpretação deste teste, comumente é feita observando se há 6 ou mais itens marcados com "demais" ou "bastante". Porém, este teste rastreia POSSÍVEIS SINTOMAS de TDAH e não deve ser utilizado exclusivamente para determinar o diagnóstico. Dependendo do resultado do teste, suspeita-se que quem está sendo avaliado tenha TDAH, por isso é importante encaminhar para avaliações mais específicas.
O diagnóstico é feito através de avaliação clínica e histórico do comportamento, em casa, na escola, e em outros contextos, como vida social e trabalho (pois a avaliação pode ser diferente, dependendo de quem avalia, então é importante a observação ser feita em diferentes situações). E a persistência do padrão de comportamento deve ter no mínimo 6 meses.
É importante destacar que o diagnóstico de TDAH não depende exclusivamente de um único teste. É relevante que, para o diagnóstico, use-se uma abordagem abrangente, que pode incluir entrevistas clínicas, observação do comportamento, testes neuropsicológicos e outros instrumentos de avaliação, além do SNAP-IV.
Espero ter respondido sua dúvida, caso queira conversar mais a fundo, estou disponível para marcarmos uma consulta.
Abraços!
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Tudo bem?
Sim, pois não é com uma única escala que levantamos a hipótese de TDAH. A análise observacional conta muito, precisa fazer mais escalas e entender do comportamento, da clínica.
Muitas vezes algumas escalas apontam a hipótese diagnóstica e outras não.. o médico quem fecha o diagnóstico , às vezes, sem escala nenhuma!
Sim, pois não é com uma única escala que levantamos a hipótese de TDAH. A análise observacional conta muito, precisa fazer mais escalas e entender do comportamento, da clínica.
Muitas vezes algumas escalas apontam a hipótese diagnóstica e outras não.. o médico quem fecha o diagnóstico , às vezes, sem escala nenhuma!
A avaliação é feita em escalas, testes e entrevistas feita em varias sessões realizada por um um especialista Psicólogo Infantil ou Psicopedagogo Clinico através de uma minuciosa investigação clínica de toda história do paciente utilizando vários recursos e depois encaminhado para um neurologista.
Sim, é possível que uma criança não apresente 6 ou mais sintomas em cada bloco do teste SNAP-IV e ainda assim seja diagnosticada com TDAH. O diagnóstico de TDAH não se baseia apenas na contagem de sintomas, mas também na avaliação clínica da criança, que considera o impacto dos sintomas no seu funcionamento diário. Além disso, o DSM-5 especifica que, para indivíduos com 17 anos ou mais, são necessários apenas cinco sintomas1. Portanto, é importante que um profissional de saúde qualificado avalie a criança para um diagnóstico adequado. Para mais informações, consulte um neurologista ou psiquiatra infantil. Se confirmado o diagnóstico, o psicopedagogo poderá auxiliar com a intervenção nos aspectos relacionados à aprendizagem.
Sim, é possível que uma criança não apresente 6 ou mais sintomas em cada bloco do SNAP-IV e ainda assim tenha TDAH. Esse teste é uma ferramenta importante, mas não pode ser usado isoladamente para fechar um diagnóstico. O diagnóstico do TDAH é clínico e envolve uma avaliação multidimensional, que inclui entrevistas, observações comportamentais e outras ferramentas complementares.
Na clínica, realizamos avaliações detalhadas para identificar TDAH, utilizando métodos psicopedagógicos especializados e trabalhando de forma integrada com outras áreas. Caso deseje uma avaliação ou suporte para a criança, sinta-se à vontade para entrar em contato.
Na clínica, realizamos avaliações detalhadas para identificar TDAH, utilizando métodos psicopedagógicos especializados e trabalhando de forma integrada com outras áreas. Caso deseje uma avaliação ou suporte para a criança, sinta-se à vontade para entrar em contato.
Sim, a escala SNAP IV, que é uma ferramenta usada para avaliar sintomas de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) em crianças, pode levar a resultados imprecisos em algumas situações. Aqui estão alguns fatores que podem contribuir para isso:
1. **Interpretação subjetiva:** As respostas são baseadas na percepção dos pais ou professores, que podem ter uma visão diferente do comportamento da criança.
2. **Condições coocorrentes:** Se a criança apresentar outros transtornos ou problemas emocionais, esses fatores podem interferir na avaliação dos sintomas de TDAH.
3. **Fatores situacionais:** O ambiente em que a avaliação é realizada pode afetar o comportamento da criança, levando a respostas que não representam o seu comportamento habitual.
4. **Falta de contexto:** A escala não leva em consideração o histórico clínico completo da criança, o que pode levar a uma interpretação limitada dos resultados.
5. **Fatores culturais e sociais:** Diferentes contextos culturais podem influenciar a percepção do que é considerado comportamento normal ou problemático.
É sempre importante que uma avaliação diagnóstico seja realizada por um profissional qualificado, que possa considerar todos esses aspectos e integrar informações de diferentes fontes.
1. **Interpretação subjetiva:** As respostas são baseadas na percepção dos pais ou professores, que podem ter uma visão diferente do comportamento da criança.
2. **Condições coocorrentes:** Se a criança apresentar outros transtornos ou problemas emocionais, esses fatores podem interferir na avaliação dos sintomas de TDAH.
3. **Fatores situacionais:** O ambiente em que a avaliação é realizada pode afetar o comportamento da criança, levando a respostas que não representam o seu comportamento habitual.
4. **Falta de contexto:** A escala não leva em consideração o histórico clínico completo da criança, o que pode levar a uma interpretação limitada dos resultados.
5. **Fatores culturais e sociais:** Diferentes contextos culturais podem influenciar a percepção do que é considerado comportamento normal ou problemático.
É sempre importante que uma avaliação diagnóstico seja realizada por um profissional qualificado, que possa considerar todos esses aspectos e integrar informações de diferentes fontes.
Sim
Pode acontecer sim, O SNAP-IV é um teste de triagem e por muitas vezes não chega a ser tão especifico para quem esta respondendo.
O Snap-IV é um questionário muito utilizado para avaliar os sintomas do TDAH , mas ele não pode ser o unico teste a ser utilizado para a conclusão, é necessário uma boa anamnese , a utilização de outros testes ecológicos e um estudo mais detalhado para se chegar a uma conclusão mais acertiva.
É necessário avaliar em diferentes contextos. Para que haja suspeita de TDAH os sintomas necessitam estar presentes em mais de dois contextos em tempo superior a seis meses. Em caso de avaliação muito próxima a seis sintomas em casa bloco, sugiro reavaliar.
Sim, é possível que uma criança tenha Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) mesmo não apresentando 6 ou mais sintomas em cada bloco do teste SNAP-IV, especialmente se os sintomas forem mais sutis ou se não se encaixarem perfeitamente nos critérios de cada categoria do teste.
O SNAP-IV é um dos instrumentos utilizados para a triagem de TDAH e é baseado nos critérios diagnósticos do DSM-V. No entanto, como qualquer teste, ele possui limitações e não é uma ferramenta única para diagnosticar o transtorno. Algumas razões pelas quais uma criança pode não preencher todos os critérios do SNAP-IV, mas ainda assim ter TDAH, incluem:
1. Sintomas Menos Evidentes ou Menos Frequentes
Nem todas as crianças com TDAH apresentarão os 6 sintomas em cada bloco (atenção e impulsividade/hiperatividade) de forma intensa ou frequentemente. Algumas podem ter sintomas que são mais sutis ou menos evidentes em determinadas situações, como em casa, mas mais evidentes na escola ou em ambientes de maior demanda.
2. Comorbidades
Crianças com TDAH muitas vezes têm outras condições comorbidas (como ansiedade, depressão, ou dificuldades de aprendizagem) que podem mascarar ou interferir na expressão dos sintomas do TDAH. Essas comorbidades podem afetar a forma como os sintomas são percebidos, tanto por pais quanto por professores.
3. Fatores Contextuais
Alguns sintomas do TDAH podem ser mais aparentes em determinados contextos ou ambientes (como na escola) e menos evidentes em casa ou em atividades mais tranquilas. Isso pode influenciar o desempenho no teste e a identificação de sintomas em cada bloco.
4. Diferença no Critério de Diagnóstico
O diagnóstico de TDAH é feito de forma multidimensional, envolvendo avaliação clínica detalhada, observações em diferentes contextos (escola, casa), histórico médico e familiar, e o uso de vários testes. É possível que uma criança tenha características de TDAH sem preencher todos os critérios do SNAP-IV, mas o diagnóstico seja estabelecido por um profissional após a avaliação de todos os fatores.
5. Variação nos Sintomas
Em alguns casos, o TDAH pode se manifestar de maneira diferente em cada criança. Algumas crianças podem ser predominantemente hiperativas, enquanto outras podem ter um déficit de atenção mais significativo. Portanto, é importante considerar o perfil completo de sintomas e não apenas os números de sintomas para fazer uma avaliação acurada.
O que fazer?
Se houver uma suspeita de TDAH, é importante que o diagnóstico seja feito por um profissional capacitado, como um psiquiatra infantil ou psicólogo clínico, que irá considerar todos os aspectos do comportamento da criança, realizar observações detalhadas e usar outros instrumentos diagnósticos para ajudar a esclarecer a situação.
Em resumo, embora o SNAP-IV seja um bom ponto de partida, ele não é definitivo e pode haver casos em que o diagnóstico de TDAH é feito mesmo sem atingir os critérios exatos de cada bloco. A avaliação deve ser holística, considerando todos os aspectos da vida da criança.
Se precisar de mais informações ou ajuda, estou à disposição!
O SNAP-IV é um dos instrumentos utilizados para a triagem de TDAH e é baseado nos critérios diagnósticos do DSM-V. No entanto, como qualquer teste, ele possui limitações e não é uma ferramenta única para diagnosticar o transtorno. Algumas razões pelas quais uma criança pode não preencher todos os critérios do SNAP-IV, mas ainda assim ter TDAH, incluem:
1. Sintomas Menos Evidentes ou Menos Frequentes
Nem todas as crianças com TDAH apresentarão os 6 sintomas em cada bloco (atenção e impulsividade/hiperatividade) de forma intensa ou frequentemente. Algumas podem ter sintomas que são mais sutis ou menos evidentes em determinadas situações, como em casa, mas mais evidentes na escola ou em ambientes de maior demanda.
2. Comorbidades
Crianças com TDAH muitas vezes têm outras condições comorbidas (como ansiedade, depressão, ou dificuldades de aprendizagem) que podem mascarar ou interferir na expressão dos sintomas do TDAH. Essas comorbidades podem afetar a forma como os sintomas são percebidos, tanto por pais quanto por professores.
3. Fatores Contextuais
Alguns sintomas do TDAH podem ser mais aparentes em determinados contextos ou ambientes (como na escola) e menos evidentes em casa ou em atividades mais tranquilas. Isso pode influenciar o desempenho no teste e a identificação de sintomas em cada bloco.
4. Diferença no Critério de Diagnóstico
O diagnóstico de TDAH é feito de forma multidimensional, envolvendo avaliação clínica detalhada, observações em diferentes contextos (escola, casa), histórico médico e familiar, e o uso de vários testes. É possível que uma criança tenha características de TDAH sem preencher todos os critérios do SNAP-IV, mas o diagnóstico seja estabelecido por um profissional após a avaliação de todos os fatores.
5. Variação nos Sintomas
Em alguns casos, o TDAH pode se manifestar de maneira diferente em cada criança. Algumas crianças podem ser predominantemente hiperativas, enquanto outras podem ter um déficit de atenção mais significativo. Portanto, é importante considerar o perfil completo de sintomas e não apenas os números de sintomas para fazer uma avaliação acurada.
O que fazer?
Se houver uma suspeita de TDAH, é importante que o diagnóstico seja feito por um profissional capacitado, como um psiquiatra infantil ou psicólogo clínico, que irá considerar todos os aspectos do comportamento da criança, realizar observações detalhadas e usar outros instrumentos diagnósticos para ajudar a esclarecer a situação.
Em resumo, embora o SNAP-IV seja um bom ponto de partida, ele não é definitivo e pode haver casos em que o diagnóstico de TDAH é feito mesmo sem atingir os critérios exatos de cada bloco. A avaliação deve ser holística, considerando todos os aspectos da vida da criança.
Se precisar de mais informações ou ajuda, estou à disposição!
A SNAP-IV é apenas uma escala que pode orientar o diagnóstico clínico. E sim, pode ocorrer não preencher todos os itens.
O diagnóstico do TDAH , a sua sintomatologia é mais complexa do que se imagina. Os prejuízos vão além da desatenção e hiperatividade.
Invista em um profissional capacitado para o diagnóstico, até mesmo um diagnóstico diferencial.
O diagnóstico do TDAH , a sua sintomatologia é mais complexa do que se imagina. Os prejuízos vão além da desatenção e hiperatividade.
Invista em um profissional capacitado para o diagnóstico, até mesmo um diagnóstico diferencial.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.