Dr(a), primeiramente entendo que este espaço não é uma consulta. É comum, ou pelo menos acontece oca

4 respostas
É comum, ou pelo menos acontece ocasionalmente, uma criança não possuir 6 ou mais sintomas em cada bloco do teste Snap-IV, e mesmo assim, possuir TDAH? Sei que existem outros testes, mas nesse especificamente, acontece? Agradeço a todos!
Olá! Espero que esteja tudo bem!
O SNAP-IV (Swanson, Nolan, and Pelham-IV) é um instrumento de avaliação usado para identificar sintomas de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Ele inclui diferentes blocos que abordam sintomas específicos, como inatenção, hiperatividade e impulsividade. Mas não mede o grau de intensidade ligado aos sintomas. A interpretação deste teste, comumente é feita observando se há 6 ou mais itens marcados com "demais" ou "bastante". Porém, este teste rastreia POSSÍVEIS SINTOMAS de TDAH e não deve ser utilizado exclusivamente para determinar o diagnóstico. Dependendo do resultado do teste, suspeita-se que quem está sendo avaliado tenha TDAH, por isso é importante encaminhar para avaliações mais específicas.
O diagnóstico é feito através de avaliação clínica e histórico do comportamento, em casa, na escola, e em outros contextos, como vida social e trabalho (pois a avaliação pode ser diferente, dependendo de quem avalia, então é importante a observação ser feita em diferentes situações). E a persistência do padrão de comportamento deve ter no mínimo 6 meses.
É importante destacar que o diagnóstico de TDAH não depende exclusivamente de um único teste. É relevante que, para o diagnóstico, use-se uma abordagem abrangente, que pode incluir entrevistas clínicas, observação do comportamento, testes neuropsicológicos e outros instrumentos de avaliação, além do SNAP-IV.
Espero ter respondido sua dúvida, caso queira conversar mais a fundo, estou disponível para marcarmos uma consulta.
Abraços!

Tudo bem?
Sim, pois não é com uma única escala que levantamos a hipótese de TDAH. A análise observacional conta muito, precisa fazer mais escalas e entender do comportamento, da clínica.
Muitas vezes algumas escalas apontam a hipótese diagnóstica e outras não.. o médico quem fecha o diagnóstico , às vezes, sem escala nenhuma!

A avaliação é feita em escalas, testes e entrevistas feita em varias sessões realizada por um um especialista Psicólogo Infantil ou Psicopedagogo Clinico através de uma minuciosa investigação clínica de toda história do paciente utilizando vários recursos e depois encaminhado para um neurologista.
Sim, é possível que uma criança não apresente 6 ou mais sintomas em cada bloco do teste SNAP-IV e ainda assim seja diagnosticada com TDAH. O diagnóstico de TDAH não se baseia apenas na contagem de sintomas, mas também na avaliação clínica da criança, que considera o impacto dos sintomas no seu funcionamento diário. Além disso, o DSM-5 especifica que, para indivíduos com 17 anos ou mais, são necessários apenas cinco sintomas1. Portanto, é importante que um profissional de saúde qualificado avalie a criança para um diagnóstico adequado. Para mais informações, consulte um neurologista ou psiquiatra infantil. Se confirmado o diagnóstico, o psicopedagogo poderá auxiliar com a intervenção nos aspectos relacionados à aprendizagem.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!