É normal eu me imaginar pulando ou correndo, etc, toda hora? Pode ser TOC?

15 respostas
É normal eu me imaginar pulando ou correndo, etc, toda hora? Pode ser TOC?
Olá, nosso sistema psiquico é complexo e nossos pensamentos e fantasias seguem essa complexidade, assim como tem uma história muito particular de funcionamento. Somente esse relato que você deu é insuficiente para dar um diagnóstico de TOC ou qualquer outro transtorno. Recomendo que trabalhe essa questão com um profissional da psicologia. Fico a disposição.

Nossa imaginação é o que nos diferencia como animais racionais. A possibilidade de prever ações, reações e planejar, necessitam da imaginação para acontecer. Os pensamentos intrusivos podem acontecer a qualquer um de nós e em alguns momentos parecer algo inadequado. Mas se isto está lhe provocando preocupações e não esteja conseguindo lidar é importante conversar com um profissional, mas sintomas não são exclusivos de um único diagnóstico como TOC, por isso buscar descobrir o seu através do "Dr google" pode ser perigoso. O ideal é sempre buscar ajuda a um profissional.
Se quiser conversar, podemos agendar um dia e horário. Estou à disposição. Boa semana e até breve!
Olá! Para avaliar melhor a sua dúvida seria importante passar com um profissional da Psicologia e da Psiquiatria. Isso porque, algumas perguntas precisariam ser feitas para se chegar a uma conclusão do que leva você a ter esses pensamentos com a frequência que eles aparecem.
O TOC é um quadro em que pensamentos intrusivos e sem muito sentido lógico geram ansiedade e preocupações. Diante dessas sensações e do incômodo dos próprios pensamentos, na maioria das vezes, a pessoa emite alguns comportamentos que acredita que podem afastar esses pensamentos e preocupações e aliviam a ansiedade. Assim, por exemplo, é necessário verificar em que momentos esses pensamentos aparecem e o que é feito diante deles para dar início a essa investigação se se trata de um caso de TOC ou de uma outra questão.
Bom dia, o TOC é um quadro diagnóstico que engloba diversos sintomas, apenas com isso não é possível fazer um diagnóstico. No entanto é importante se questionar se isso vem junto com pensamentos e sentimentos negativos, rituais, e como está sua qualidade de vida devido a isso. Um psicólogo vai poder ajudar você a explorar isso melhor. Abraços.
Pensamentos obsessivos ou repetitivos são ideias insistentes que aparecem em nossa mente sem que possamos evitar. Eles representam uma recorrência mental em torno de uma imagem, de uma pessoa ou de uma dúvida ou de situações. Todos apresentamos preocupações com o futuro, suposições e Ansiedade associadas a situações inesperadas, imaginações sobre o porquê de um evento futuro.
Em geral, o pensamento intrusivo e repetitivo está associado a estados de Ansiedade. Ele é comum em inúmeros quadros de transtornos psíquicos.
A principal causa para o desenvolvimento desses pensamentos são os estados de Ansiedade gerados por experiências traumáticas do passado, nomeadamente no Ataque de Pânico. Em resposta ao medo, e de forma a baixar os níveis de Ansiedade, desenvolvem-se pensamentos obsessivos e/ou comportamentos compulsivos e repetitivos. O tratamento da ansiedade baseia-se em: psicoterapia e pode ser necessário medicamento. Procure um profissional de Psicologia para fazer o diagnóstico e avaliar se há uma condição de psicopatologia que demande atenção.
Olá! Imaginar-se pulando, correndo ou realizando outras ações repetitivas em sua mente pode ser uma experiência comum e não necessariamente indica um transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).
O TOC é um transtorno caracterizado pela presença de obsessões e compulsões. As obsessões são pensamentos, imagens ou impulsos indesejados e intrusivos que geram ansiedade significativa, enquanto as compulsões são comportamentos repetitivos ou atos mentais realizados em resposta a essas obsessões, com o objetivo de reduzir a ansiedade.

Se esses pensamentos de pular, correr ou outras ações repetitivas em sua mente estão causando sofrimento significativo, interferindo em sua vida diária ou ocupando grande parte do seu tempo e atenção, é recomendado buscar uma avaliação de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra. Esses profissionais poderão avaliar suas experiências, fazer um diagnóstico adequado e recomendar o tratamento apropriado, se necessário.
Olá! É normal termos pensamentos de diferentes naturezas, até coisas absurdas, o que chamamos de pensamentos intrusivos, aqueles pensamentos que não temos controle e simplesmente brotam na nossa cabeça. No TOC geralmente é muito difícil deixar esses pensamentos pra lá e ficamos refletindo compulsivamente sobre ele, tentando encontrar um significado em algo que não tem significado nenhum. Caso seja esse teu caso, é importante fazer uma avaliação com um profissional, para confirmar ou descartar esse diagnóstico e tratar. Espero ter ajudado. Á disposição.
Toda hora não é comum, mas não necessariamente é TOC e somente com essas informações qualquer diagnóstico fica impossível.
Olá! Como os colegas colocaram acima, sugiro que vc busque um acompanhamento profissional, principalmente se estiver incomodando e atrapalhando seu cotidiano. Apenas com esse relato não é possível afirmar que é TOC ou não. Um abraço! Fique bem!
Boa noite , de fato não é possível afirmar nada com esta informação apenas . Nos casos de Transtornos , observamos no caso de TDAH , alguma agitação no pensamento dirigida para a açao . Porém , penso ser importante , falar sobre isso na análise .Estou a disposição .

Oi, como vc está hoje?
sugiro vc buscar ajuda com um profissional da psicologia.
Agora, aqui de pronto posso te dar uma ideia, como quando estamos em pânico não vivenciamos o presente, é interessante na crise você tentar voltar para o “aqui agora “ estale os dedos , conte até 10 respirando profundamente, comece a narrar em voz alta ou somente para você os objetos presentes no cômodo que está .essas técnicas ajudam você a se observar melhor e a facilitar a saída da crise .
A psicoterapia pode de auxiliar com tudo isso, e aos poucos você vai se sentir mais seguro para conseguir falar sobre seus sentimentos não só com a psicóloga(o) mas também com outras pessoas.Espero ter te ajudado. Caso faça sentido, sou a Letícia, sou psicóloga e me coloco à disposição, e te convido a vir conhecer meu trabalho. @leticiafernandespsi
É comum ter pensamentos e imaginações variadas ao longo do dia, incluindo cenários como pular, correr, entre outros. No entanto, se essas imaginações são intrusivas, causam desconforto significativo e interferem nas atividades diárias, pode ser relevante considerar a possibilidade de Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), especialmente se acompanhado por rituais ou comportamentos repetitivos.

Se você está preocupado com esses pensamentos e o impacto que eles têm em sua vida, é aconselhável buscar a orientação de um profissional de saúde mental. Um psicólogo ou psiquiatra pode avaliar melhor suas experiências, oferecer um diagnóstico preciso e, se necessário, propor estratégias de tratamento, que podem incluir terapia cognitivo-comportamental, medicação ou uma combinação de abordagens para ajudar a lidar com esses pensamentos intrusivos.
Olá
Nossos pensamentos são gerados por imaginações constantes. Muitas delas, irreais. Quando emitimos um comportamento, e também pensamentos com recorrência excessiva, prejudicando nossa qualidade de vida diária, é recomendado buscar ajuda. Procure um psicólogo, ou psiquiatra. Caso queira tirar mais dúvidas sobre o assunto, estou à disposição.
Olá!
É importante reconhecer e entender que a mente humana é naturalmente propensa a pensamentos e imagens variados, incluindo aqueles relacionados a atividades físicas como pular ou correr. Esses tipos de pensamentos são comuns e não necessariamente indicativos de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).

No entanto, se esses pensamentos se tornarem excessivos, intrusivos e causarem desconforto significativo ou interferirem nas atividades diárias, é importante considerar uma avaliação profissional para determinar se há um problema subjacente.

É comum termos pensamentos e imagens transitórios que envolvem atividades físicas como pular ou correr. Esses pensamentos podem surgir devido a diversos fatores, como estresse, tédio ou simplesmente a nossa imaginação ativa.

No entanto, se você está achando esses pensamentos excessivos ou perturbadores, é importante considerar a possibilidade de que possam estar relacionados a um transtorno como o TOC. O TOC é caracterizado por pensamentos intrusivos e recorrentes, conhecidos como obsessões, que podem levar a comportamentos repetitivos, chamados compulsões, como forma de aliviar a ansiedade associada.

Se você está preocupado com a frequência ou a intensidade desses pensamentos e como eles estão afetando sua vida diária, recomendo que você consulte um profissional de saúde mental. Um psicólogo ou um psiquiatra pode ajudar a avaliar sua situação e fornecer orientação sobre os próximos passos a serem tomados, incluindo o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento eficazes e, se necessário, o tratamento adequado para lidar com os sintomas.
Olá, para ser TOC é necessário haver um pensamento obsessivo que gere ansiedade se algo não for feito. Pensar muito em algo não necessariamente é uma obsessão ou uma compulsão. Como outros colegas já disseram, apenas com essa informação não é possível dar mais informações. E de qualquer forma, um diagnóstico de TOC precisaria ser feito a partir de consulta com o profissional em saúde mental.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!