É normal imaginar cenários IMENSOS em nossas mentes? Sou autista leve e quando criança tinha uma cap

17 respostas
É normal imaginar cenários imensos em nossas mentes?
Depende. Desde quando isso acontece? Em qual frequência? Em quais circunstâncias você vê esses cenários? O que você faz antes e depois quando isso acontece? Como são esses cenários? São familiares/ desconhecidos? Isso tem interferência em suas atividades diárias?. Essas são, por exemplo, algumas perguntas interessantes para conhecer melhor essa situação que você traz, por isso é tão difícil dizer. Se a frequência dessas "imaginações" estiver muito alta; se te atrapalhar em atividades cotidianas; se te causa sentimentos aversivos etc seria interessante buscar por ajuda especializada (profissionais da saúde mental) para compreender melhor o que pode estar acontecendo e a partir disso desenvolver as melhores estratégias.

Olá. É natural que imaginemos coisas, o tamanho do cenário não interfere para que haja anormalidade, mas é interessante avaliar quais emoções essas imaginações te geram e como se sente quanto a isso, ter um espaço terapêutico pode te ajudar nesse processo. Caso queira marcar uma entrevista, estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta
Olá! Em geral o processo de imaginar diferentes cenários não é algo problemático em si mesmo. O importante seria investigar se você percebe algum comprometimento no seu dia a dia que pode vir desse processo. Para isso seria necessário investigar em que contextos isso ocorre, qual sua resposta a isso, quais as consequências que esse processo pode por ventura estar acarretando na sua vida neste momento. Abraços!
Olá espero que esteja bem e que fique melhor ainda.
Depende muito da intensidade que está vendo estes cénarios, se esta te atrapalhando em seu dia a dia, e algo que precisa ser verificado antes de dizer se pode ser um problema ou não. Porém observe a constância deste imaginário e o quanto te afeta, se for muito intenso procure um profissiona da saúde mental que poderá te auxiliar melhor na descoberta.
Espero te ajudado.
Abraços!
Oie! É normal termos distintos pensamentos todos os dias, o dia inteiro. Como são esses "cenários imensos"? Seria interessante um momento de conversa/diálogo para que possamos entender juntxs o que passa em sua mente quando esse tipo de situação acontece, entender de fato se é um pensamento natural ou algo que te cause algum sofrimento psíquico. Me encontro a disposição caso queira pensar melhor sobre isso e consequentemente, buscar alternativas para lidar melhor com isso.
Sim, considerando que a todo momento estamos pensando inclusive quando dormimos, pois a gente sonha...
Mas devemos levar em conta que cenários são esses que a gente cria, e como se lida com o eles.
Att
Eduardo
Utilizo uma técnica clínica que se chama Leitura Corporal, ela é como um teste, que possibilita medir as cinco mentes que todo ser humano tem. Dentre as cinco mentes temos a primeira delas, que é formatada ainda dentro do útero da mãe. Quando a criança se desenvolve em um lar conturbado, ela pode trazer o trauma que sofreu na barriga da mãe para sua vida adulta: o trauma da rejeição. Na prática essa pessoa será um adulto que rejeita o mundo externo fora de sua própria mente, ela pode rejeitar o mundo, as pessoas, o diálogo, o dinheiro e até relacionamentos, cada pessoa lida de uma maneira diferente. Porém, o ser humano também usa seus traumas de modo a criar estratégias de sobrevivência e habilidades naturais que aquele traço traz. Eu criei nomes mais simpáticos para os cinco traços em homens e mulheres e esse especificamente é altamente inteligente, racional e criativo. Por ter um corpo menor, os chamo de Medo ou Olívia Palito, é uma forma lúdica para ajudar meus pacientes a entender cada um deles e saber lidar com isso na vida cotidiana. Então, para o Medo (homens) e a Olívia (mulheres) é completamente normal imaginar cenários mentais imensos, ricos em detalhes, altamente elaborados. A questão é: o que fazer com isso depois? Até para que o mundo imaginário não ocupe 100% de sua mente, tempo ou energia. É possível aprender a lidar com isso de forma que você ganhe saúde a partir do autoconhecimento, um exemplo que posso te dar agora é anotar essas ideias, para explorá-las melhor e criar estratégias que te ajudem a executar os planos que forem possíveis para você.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
Nossa imaginação pode estar ligada a algumas fantasias, incluindo fantasias inconscientes. Seria preciso conversar um pouco mais sobre como essa imaginação se dá e quais as características dela para tentar descobrir o por quê de estar sempre marcada por imagens de grandes cenários. Se isso te intriga, é possível que haja alguma questão aí. Talvez valha a pena investigar. Caso queira agendar uma sessão, fico à disposição.
Boa tarde. Sim, é comum imaginarmos cenários em nossas mentes, a nossa produção imaginária pode ser bastante intensa por diferentes razões. Penso que seja importante considerar se isso te causa incômodo ou sofrimento. Além disso, sugiro que você avalie se não há possíveis misturas entre a fantasia e a realidade.
O problema sao os cenarios imensos ou o receio da anormalidade ?
Olá! Pode acontecer com pessoas criativas com mais frequência. Mas estes cenários sendo catastróficos ou criação de inúmeras situações futuras e fantasiosas revela um excesso imaginário que pode prejudicar o bem estar. Neste caso importante começar análise psicanalítica para compreender e amenizar tal perturbação.
Significa que seu mundo de fantasia é maior que o da realidade. Eu considero uma espécie de fuga: se você tem dificuldades em viver a vida real, digo, dar conta de se responsabilizar na vida, a "melhor"saída é a fantasia. Sob este ponto de vista, é uma forma de auto-proteção. No entanto, você está se afastando da realidade e corre o risco de não "dar certo" na vida. Se é ou não patológico, vai depender do tanto que tem se afastado de si mesma. Faça terapia, tá? Um abraço! :)
Sim, é absolutamente normal e até mesmo uma demonstração da rica capacidade criativa e imaginativa que as pessoas possuem. Imaginar cenários imensos ou detalhados em nossas mentes faz parte da forma como processamos informações, resolvemos problemas, criamos arte, inventamos histórias e até como nos preparamos para futuros eventos. Essa habilidade de visualizar mentalmente não apenas enriquece a experiência humana, mas também apoia o aprendizado, a empatia e a resolução criativa de problemas. No contexto terapêutico, o uso da imaginação pode ser uma ferramenta valiosa, ajudando os clientes a explorar sentimentos, revisitar memórias ou visualizar metas e soluções para seus problemas. Encorajar a exploração desses cenários imaginários pode ser uma forma eficaz de promover insight, crescimento pessoal e resiliência emocional.
Sim, é normal. O que precisa ficar atento é o que você perde da sua vida real ficando nessa imaginação permanente? ou seja,o quanto de tempo da sua vida você tem investido ali e que poderia ser investido na vida real? quais os prejuizos está tendo com relação a sua vida real? Fazer análise pode ser um caminho interessante de descoberta e investigação do seu inconsciente do porquê está preferindo permanecer no campo imaginativo ao invés da sua vida real.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia psicanalítica - R$ 130
Faço minhas as palavras de Hingride Mello acima. Imaginar é tudo de bom, pois é criatividade. Mas sem ficar vivendo nessa imaginação, o que seria uma fuga.
Olá, Muito obrigada pelo contato e por registrar sua dúvida!

Sim, é normal desde que não esteja prejudicando sua rotina de vida e relações interpessoais. Por isso, seria importante realizar um automonitoramento, da frequência desses pensamentos e principalmente do conteúdo destes cenários, se tendem a ser positivo ou negativo, por exemplo.

Fico a disposição para conversamos melhor sobre sua pergunta!
Olá! Não temos controle sobre os nossos pensamentos, porém, quando frequentemente, há uma tendência de imaginar cenários imensos e catastróficos, chamamos esse tipo de pensamento como distorção cognitiva do tipo catastrofização. Pessoas que cometem esse tipo de distorção com muita frequência, (estão sempre pensando em cenários imensos e catastróficos) podem sofrer com ansiedade patológica. Os pensamentos catastróficos são responsáveis por gerar e manter níveis elevados de ansiedade.
Na psicoterapia de abordagem cognitivo comportamental um dos componentes da terapia para a ansiedade patológica é o tratamento dos pensamentos catastróficos.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!