é normal pessoas q descobrem doenças cronicas (colite por exemplo) q tiram a sua qualidade de vida

12 respostas
é normal pessoas q descobrem doenças cronicas (colite por exemplo) q tiram a sua qualidade de vida pensarem em se matar??
Olá! pessoas que estão ainda em processo de aceitação de suas mazelas, pode sim recorrer a esse tipo de pensamento, mas o importante é buscar por um tratamento com um bom médico e associado a um bom psicoterapeuta cognitivo comportamental e Hipnoterapeuta. A vida é bela! mesmo quando nos deparamos com alguns obstáculos! Paz e bem!

O pensamento de se matar pode aparecer associado ou não à doença crônica ou transtorno mental. Não é algo tão incomum, porém, quando esses pensamentos ocorrem é recomendável procurar ajuda de um psicólogo pra te orientar à respeito. Pode ser necessária em alguns casos a intervenção de um psiquiatra também. Procure ajuda o quanto antes.
Olá. O diagnóstico de qualquer doença, principalmente crônica é um grande choque negativo não é? Procure um bom profissional da área Psi e tente fazer psicoterapia para ser acompanhado. É normal e muito doloroso o que sente, não hesite em pedir ajuda de familiares, amigos e profissionais.
Concordo com os colegas. Qualquer problema de saúde que vai afetar nossa rotina é gerador de stress. É muito importante buscar ajuda neste primeiro momento com algum profissional de psicologia, pois ele te ajudará a enfrentar o problema sem tanta ansiedade. Caso precise de acompanhamento de outro profissional ele poderá te orientar.
Cada um sente de uma maneira diferente as situações e dores que passam pela vida. Certas situações podem ser experimentadas por algumas pessoas de maneira mais intensa e isso deve ser respeitado. Doenças crônicas são muito dolorosas pois exigem uma readaptação por parte do paciente. Respeite o seu tempo para se adaptar a sua nova condição e procure ajuda de amigos, familiares e profissionais da saúde sempre quando for difícil avançar sozinho.
A descoberta de uma doença, principalmente quando há alteração de rotina ou até de qualidade de vida, traz grande tensão na vida da pessoa.
Afinal é um processo de readaptação, onde é preciso aprender a viver com uma nova condição.
Nesses casos é recomendável que se busque a psicoterapia em conjunto com a psiquiatria para que juntos possam redescobrir formas e alternativas para recuperar essa qualidade de vida.
Olá!
É sempre muito difícil para as pessoas receberem um diagnóstico, principalmente de uma condição crônica. Isso acontece porquê será necessário uma série de adaptações e readaptações para essa nova fase da vida.
Caso você esteja vivenciando esses pensamentos suicidas é interessante que busque ajuda profissional para lidar com a descoberta da doença e nas implicações que isso tem pra você. Recomendo que busque um psicólogo ou terapeuta cognitivo-comportamental.
Espero que tenha ajudado.
Bjs.
Pensar em se matar nunca é comum e nem normal. Nossa energia vital, como o próprio nome diz é voltada para a vida, para viver! Lidar com as doenças, principalmente as mais graves, requer um condicionamento psicológico equilibrado. A vida é hoje, aqui e agora. Sugiro o atendimento Psicólogico para o enfrentamento da atual condição, que com certeza ajudará na qualidade de vida. Coloco-me à disposição para mais esclarecimentos. Um abraço!
Olá , pensar em se matar nunca pode ser considerado normal ou esperado . Este tipo de pensamento sempre está associado com alguma dificuldade maior na vida de um individuo ao não conseguir visualizar "uma saída " ou "luz" para a questão que o faz sofrer de maneira cruel.
Observe seu sofrimento está na forma que você pensa sua doença . Você se beneficiaria muito se procurasse ajuda de um profissional de psicologia . Sua qualidade de vida como um todo iria melhorar .
Boa sorte !
Veja,toda doença seria mobiliza o nosso emocional,tbm por isso tem o psicologo hospitalar,essa especialidade cuida das doenças cronicas como a sua,procure ajuda o mais rápido possível
O choque causado pelo diagnostico de uma doença crônica pode levar a inúmeras reações, inclusive a ideação suicida. Esta ideação, se não apareceu em outros momentos da vida, pode significar um medo intenso e uma tentativa de acabar com tais sensações ainda não conhecidas. Há o medo pelo que está por vir, pelos tratamentos e dos resultados que serão gerados por estes. Torna-se ainda mais importante o apoio da família e amigos. O contato com a equipe multiprofissional e a busca pela compreensão acerca da doença e tratamento podem reduzir este medo. E o apoio psicológico neste momento pode auxiliar com a compreensão dos aspectos emocionais relacionados ao adoecimento. Se quiser saber mais sobre isto, estou disponível.
É normal em situação de estresse intenso que as pessoas tenham extremas de ansiedade e/ou depressão, como pensar em se matar. Por isso é tão importante o cuidado psicológico em pacientes de doenças crônicas que prejudicam seriamente a qualidade de vida.