é normal pessoas q descobrem doenças cronicas (colite por exemplo) q tiram a sua qualidade de vida

12 respostas
é normal pessoas q descobrem doenças cronicas (colite por exemplo) q tiram a sua qualidade de vida pensarem em se matar??
Olá! pessoas que estão ainda em processo de aceitação de suas mazelas, pode sim recorrer a esse tipo de pensamento, mas o importante é buscar por um tratamento com um bom médico e associado a um bom psicoterapeuta cognitivo comportamental e Hipnoterapeuta. A vida é bela! mesmo quando nos deparamos com alguns obstáculos! Paz e bem!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O pensamento de se matar pode aparecer associado ou não à doença crônica ou transtorno mental. Não é algo tão incomum, porém, quando esses pensamentos ocorrem é recomendável procurar ajuda de um psicólogo pra te orientar à respeito. Pode ser necessária em alguns casos a intervenção de um psiquiatra também. Procure ajuda o quanto antes.
Olá. O diagnóstico de qualquer doença, principalmente crônica é um grande choque negativo não é? Procure um bom profissional da área Psi e tente fazer psicoterapia para ser acompanhado. É normal e muito doloroso o que sente, não hesite em pedir ajuda de familiares, amigos e profissionais.
Concordo com os colegas. Qualquer problema de saúde que vai afetar nossa rotina é gerador de stress. É muito importante buscar ajuda neste primeiro momento com algum profissional de psicologia, pois ele te ajudará a enfrentar o problema sem tanta ansiedade. Caso precise de acompanhamento de outro profissional ele poderá te orientar.
Cada um sente de uma maneira diferente as situações e dores que passam pela vida. Certas situações podem ser experimentadas por algumas pessoas de maneira mais intensa e isso deve ser respeitado. Doenças crônicas são muito dolorosas pois exigem uma readaptação por parte do paciente. Respeite o seu tempo para se adaptar a sua nova condição e procure ajuda de amigos, familiares e profissionais da saúde sempre quando for difícil avançar sozinho.
A descoberta de uma doença, principalmente quando há alteração de rotina ou até de qualidade de vida, traz grande tensão na vida da pessoa.
Afinal é um processo de readaptação, onde é preciso aprender a viver com uma nova condição.
Nesses casos é recomendável que se busque a psicoterapia em conjunto com a psiquiatria para que juntos possam redescobrir formas e alternativas para recuperar essa qualidade de vida.
Olá!
É sempre muito difícil para as pessoas receberem um diagnóstico, principalmente de uma condição crônica. Isso acontece porquê será necessário uma série de adaptações e readaptações para essa nova fase da vida.
Caso você esteja vivenciando esses pensamentos suicidas é interessante que busque ajuda profissional para lidar com a descoberta da doença e nas implicações que isso tem pra você. Recomendo que busque um psicólogo ou terapeuta cognitivo-comportamental.
Espero que tenha ajudado.
Bjs.
Pensar em se matar nunca é comum e nem normal. Nossa energia vital, como o próprio nome diz é voltada para a vida, para viver! Lidar com as doenças, principalmente as mais graves, requer um condicionamento psicológico equilibrado. A vida é hoje, aqui e agora. Sugiro o atendimento Psicólogico para o enfrentamento da atual condição, que com certeza ajudará na qualidade de vida. Coloco-me à disposição para mais esclarecimentos. Um abraço!
Olá , pensar em se matar nunca pode ser considerado normal ou esperado . Este tipo de pensamento sempre está associado com alguma dificuldade maior na vida de um individuo ao não conseguir visualizar "uma saída " ou "luz" para a questão que o faz sofrer de maneira cruel.
Observe seu sofrimento está na forma que você pensa sua doença . Você se beneficiaria muito se procurasse ajuda de um profissional de psicologia . Sua qualidade de vida como um todo iria melhorar .
Boa sorte !
Veja,toda doença seria mobiliza o nosso emocional,tbm por isso tem o psicologo hospitalar,essa especialidade cuida das doenças cronicas como a sua,procure ajuda o mais rápido possível
O choque causado pelo diagnostico de uma doença crônica pode levar a inúmeras reações, inclusive a ideação suicida. Esta ideação, se não apareceu em outros momentos da vida, pode significar um medo intenso e uma tentativa de acabar com tais sensações ainda não conhecidas. Há o medo pelo que está por vir, pelos tratamentos e dos resultados que serão gerados por estes. Torna-se ainda mais importante o apoio da família e amigos. O contato com a equipe multiprofissional e a busca pela compreensão acerca da doença e tratamento podem reduzir este medo. E o apoio psicológico neste momento pode auxiliar com a compreensão dos aspectos emocionais relacionados ao adoecimento. Se quiser saber mais sobre isto, estou disponível.
É normal em situação de estresse intenso que as pessoas tenham extremas de ansiedade e/ou depressão, como pensar em se matar. Por isso é tão importante o cuidado psicológico em pacientes de doenças crônicas que prejudicam seriamente a qualidade de vida.

Especialistas

Ana Paula Caldeira de Oliveira

Ana Paula Caldeira de Oliveira

Psicólogo

Americana

Jecely Teixeira

Jecely Teixeira

Psicólogo

Curitiba

Daniela Bruel de Andrade

Daniela Bruel de Andrade

Psicólogo

Ponta Grossa

Renata Nunes Pedras

Renata Nunes Pedras

Psicólogo

São Paulo

Ana Kristia

Ana Kristia

Psicólogo

Fortaleza

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 5 perguntas sobre Transtornos de Adaptação
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.