É normal se sentir uma pessoa que não ama? Atualmente tenho 22 anos e até hoje nunca me interessei

15 respostas
É normal se sentir uma pessoa que não ama?
Atualmente tenho 22 anos e até hoje nunca me interessei romanticamente por alguém, mas sempre fingia que sim para me encaixar.
Moro longe da minha família e amigos de infância e às vezes me julgo por não sentir saudades ou não me importar em manter contato.
Não me importo em estar sozinha, em não fazer amizades em ocasiões novas ou interagir; mas me considero uma pessoa bem afetuosa com pessoas que possuem consideração por mim. Contudo, sinto outras emoções com mais facilidade (percebo que principalmente as negativas), tais como tristeza, frustração, culpa, raiva. Isso pode estar associado à depressão e ansiedade?
Todos nós passamos por situações traumáticas ao longo da nossa vida. Muitas vezes essas situações nos fazem desenvolver comportamentos para nos defender, na tentativa de evitar sentir aquela mesma dor novamente. Somente quando você se dispõe a olhar para dentro, o futuro não estará destinado a ser uma mera repetição do seu passado. Aprender a lidar melhor com as nossas emoções é um desafio e parte do nosso amadurecimento. Em relação às emoções que você descreve, podem ou não estar associadas a um quadro depressivo. Tristeza, frustação, raiva são parte da vida, mas quando estão de forma intensificadas trazendo por exemplo, falta de vontade de estar inteira na vida, pode indicar que você pode estar num quadro depressivo, devendo buscar ajuda profissional.

É completamente normal ter dúvidas sobre suas emoções e relacionamentos, especialmente na faixa dos 20 anos, uma época de muitas mudanças e descobertas pessoais. Cada pessoa experimenta o amor e as relações de maneira única, e não existe um "padrão" para se sentir ou agir.

O fato de você não ter se interessado romanticamente por alguém até agora pode ser simplesmente uma característica sua, e não há nada de errado nisso.

Quanto aos sentimentos de tristeza, frustração, culpa e raiva, é importante reconhecer que todos experimentamos uma gama de emoções, e sentimentos negativos são tão válidos quanto os positivos. No entanto, se você percebe que essas emoções estão afetando significativamente sua vida diária, pode ser útil conversar com um profissional de saúde mental. Nós podemos ajudar a explorar suas emoções e experiências de forma mais profunda e fornecer apoio se houver sinais de depressão ou ansiedade.

Lembre-se, não há nada de errado em buscar ajuda profissional. É um passo positivo para o autocuidado e compreensão pessoal. E, por fim, estar confortável com sua própria companhia e ter uma abordagem seletiva para relações sociais também é normal e saudável. É importante fazer o que é certo para você e respeitar seu próprio ritmo e necessidades emocionais.
Olá!! Está tudo certo sentir dúvidas com relação a relacionamentos e emoções. Enquanto vivemos, vamos nos descobrindo nesse sentido também. Procure não pressupor nada, há infinitas formas de se relacionar e sentir e, não necessariamente, você está doente ou tem algum diagnóstico, se seu jeito é diferente do que é considerado "normal". Porém, se algo te incomoda com relação ao que contou aqui, daí sim, talvez valha a pena a reflexão, compreender o que pode estar acontecendo. Se precisar de ajuda, estou à disposição.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Olá. Seria interessante entender qual a origem desse julgamento a respeito de seus sentimentos, se existe uma comparação ou uma expectativa de outros ou de si mesma sobre o que você deveria sentir. Geralmente as mudanças que ocorrem ao nos mudarmos de cidade geram uma ampla gama de sentimentos, muitas vezes coerentes com situações desafiadoras que estamos vivendo. Pode ser sim que você esteja em um quadro de depressão ou ansiedade, porém seria interessante investigar vários outros aspectos do seu contexto atual para que você possa entender melhor o que está sentindo. A psicoterapia possui as ferramentas certas para lhe ajudar nessa etapa da sua vida. Abraços.
Olá, Boa Tarde. Pode apenas ser uma característica de personalidade sua. Não necessariamente possuir algum transtorno (ansiedade ou depressão) ou ter algum problema. Você ainda esta em processo de experiencias e amadurecimento.
Caso isso venha a incomodar sugiro que procure um profissional da saúde mental para ter mais conhecimento sobre você e seus sentimentos. E no que poderia melhorar em alguns aspectos caso deseje. Muito obrigado pela pergunta. Um Abraço!!
Não há um padrão a ser seguido quando se trata de sentimentos e experiências emocionais, e as reações das pessoas podem variar em como expressam seus sentimentos. Se você está preocupada com a falta de interesse romântico, a sensação de distância emocional em relação a amigos e familiares, bem como uma maior facilidade em sentir emoções negativas, pode ser útil considerar uma conversa com um psicólogo para ajudar a explorar esses sentimentos, entender suas origens e oferecer estratégias para lidar com eles.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
É normal ter diferentes formas de expressar afeto e não sentir atração romântica. No entanto, se você está preocupada com suas emoções negativas, é importante buscar apoio profissional para avaliar se há uma condição como depressão ou ansiedade. Fico a disposição
Olá, boa tarde.

Talvez você esteja falando sobre vinculo, a relação que tem com algumas pessoas e faz com que demonstre e queira proximidade com elas ou não.
As vezes não formamos alguns vínculos fortes e emocionais com pessoas que a sociedade dita que "deveríamos" formar, como por exemplo a familia.
Essa é nossa relação primária, mas nem sempre é a mais emotiva que se pode ser, então como vai sentir falta de uma emoção que não sabemos se aparece nessa relação?

Normalidade é muito relativo. Se esta preocupada com suas emoções no geral, e puder, uma psicóloga ajudaria você a compreender um pouco mais dessas emoções que podem vir de forma mais intensa e até das emoções que você se preocupa em não sentir.

Pode ser muita coisa, personalidade, descoberta de sentimentos e confusão tambem, alguma ansiedade e mais, mas, só é possivel saber mais com detalhes que em um acompanhamento psicoterapêutico adequado você poderá descobrir.

Um abraço pra ti.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180
É importante notar que a experiência emocional varia de pessoa para pessoa, e nem todos experimentam ou expressam emoções da mesma maneira. Não sentir atração romântica ou não experimentar saudades em relação à família e amigos pode ser uma variação na expressão emocional, e isso, por si só, não é necessariamente indicativo de um problema.

No entanto, se você está preocupada com sua falta de interesse romântico, desconexão emocional ou predominância de emoções negativas, pode ser útil explorar esses sentimentos mais a fundo. A falta de interesse em relacionamentos românticos pode ser parte de sua personalidade, mas também pode ser influenciada por diferentes fatores, como experiências passadas, crenças pessoais ou até mesmo questões emocionais subjacentes.

Quanto às emoções negativas que você mencionou, como tristeza, frustração, culpa e raiva, é possível que esses sentimentos estejam associados a condições como depressão e ansiedade. A prevalência dessas emoções pode impactar a qualidade de vida e o bem-estar emocional. Se você estiver preocupada com esses sentimentos, pode ser útil procurar a orientação de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra.

Lembre-se de que é normal buscar ajuda e apoio quando necessário. Um profissional de saúde mental pode ajudar a entender melhor seus sentimentos, oferecer suporte e orientação, e colaborar com você para desenvolver estratégias para melhorar seu bem-estar emocional.
A experiência de emoções e relacionamentos varia muito de pessoa para pessoa, e não existe um "normal" absoluto quando se trata de como nos sentimos em relação aos outros. O fato de você não se interessar romanticamente por alguém até agora ou de não sentir saudades frequentes da família e dos amigos não significa necessariamente que há algo errado. Algumas pessoas simplesmente têm uma natureza mais independente ou não sentem a necessidade de conexões sociais frequentes ou intensas.

Contudo, é interessante notar que você mencionou sentir emoções negativas com mais facilidade, como tristeza, frustração, culpa e raiva. Enquanto é comum experimentar uma gama de emoções, um desequilíbrio onde as emoções negativas são muito mais prevalentes pode, em alguns casos, estar associado a condições como depressão ou ansiedade.

A depressão e a ansiedade podem afetar a forma como você se relaciona com os outros e como experimenta emoções em geral. Por exemplo, a depressão pode levar a um sentimento de desconexão ou desinteresse em atividades e relacionamentos que antes eram importantes. A ansiedade pode criar preocupações excessivas ou sentimentos de culpa que impactam como você interage socialmente.

Se você está preocupada com a forma como esses sentimentos estão afetando sua vida, pode ser útil falar com um profissional de saúde mental. Podemos oferecer insights mais personalizados e ajudar a determinar se há elementos de depressão ou ansiedade em jogo. Além disso, posso fornecer apoio e estratégias para ajudar a lidar com essas emoções e melhorar sua qualidade de vida geral.

Lembre-se, cada pessoa tem seu próprio ritmo e maneira de experienciar o mundo, e não há um caminho único ou correto para isso. Procurar entender-se melhor e buscar apoio quando necessário são passos importantes para o bem-estar pessoal.
Te convidamos para uma consulta: Atendimento psicológico online
Oi, como você está? Primeiramente, parece que tem uma confusão quando você fala "se sentir uma pessoa que não ama", porque me parece que você não tem se interessado romanticamente por pessoas, e está tudo bem. Cada pessoa tem uma forma diferente de viver o interesse e se colocar disponível para novas relações. A medida para pensar essas situações em que nos sentimos "inadequadas", é sempre ponderar o quanto sentir dessa forma tem te incomodado ou não. Não existe uma maneira certa de viver relações, conhecer pessoas e se envolver ou não romanticamente com alguém, existe a maneira que faz mais sentido para a sua vida, o seu modo de ser e para quem você é. Agora, em relação ao que você menciona das emoções, seria interessante entender quais contextos estão relacionados a essas emoções, de que forma isso te afetado o seu dia a dia (por ex. tem te impedido de aproveitar momentos legais, ou reconhecer grandes feitos?). Um processo terapêutico pode ser muito valioso para você entender melhor sua dinâmica afetiva. Espero ter ajudado de alguma forma, caso queira conhecer mais o meu trabalho @naosouobrigada.psi
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
Olá!
Todos nós precisamos das outras pessoas para regular nossas emoções, as emoções também nos servem como uma bússola que nos guia para satisfazer aquilo que está nos faltando.
Claro que você pode estar com uma depressão endógena, mas ouso arriscar que a origem disso advém da solidão.

Acho importante você buscar uma terapia para aumentar o teu repertório social e se sentir a vontade para se relacionar com as pessoas. Pode ser que a tua "apatia" em se relacionar seja um mecanismo de defesa, evitando se relacionar você não se sente ameaçada pela perda.

Te convido para pesquisar sobre a teoria do Apego do John Bowlby.
Pode ser que faça algum sentido pra você.

Queria só reiterar que estou apenas fazendo suposições sobre o que você relatou. Portanto, se não te servir é só desconsiderar.

Espero ter te ajudado em algo.
Abraço!!
Sua questão dá margem à infinitas reflexões e elucubrações. Assim, muitos psicólogos vão respondê-la das mais diferentes formas e apontar, talvez, caminhos distintos para você. Mas, a questão que surge é: todas essas especulações a respeito do que você expôs, vão de fato te ajudar, ou deixá-la ainda mais confusa? Ora, a sua preocupação inicial parece estar ligada à normalidade (termo que você usa), que é um conceito estatístico, ou seja, diz respeito à comportamentos esperados dentro de determinados contextos. Eu particularmente acho mais prudente te responder com outra pergunta: você deseja saber se você se encaixa em algum padrão de normalidade ou sua questão está mais ligada a algum sofrimento e como deixar de sofrer? Confesso que fiquei intrigada sobre o que te faz sofrer, de fato! Caso minhas considerações tenham feito sentido para você, fica o convite para entrar em contato comigo. Terei prazer em oferecer acolhimento e escuta profissional!
Olá! Somos diferentes e sentimos de diversas formas. Já conheceu as 5 linguagens do amor?
Somos seres sociais e buscamos estar entre eles. Ficar só é cômodo e não traz desafios. Pode ser uma espécie de mecanismo de defesa. Como foi sua infância? algum trauma? Gostava de estar entre as crianças?
São muitas questões que podemos levantar diante de tal questionamento.
Estar só reflete proteção. Socializar é se abrir para o novo.
Já tive pacientes que não entendiam a saudade, não sentiam. Mas não tinha nada de errado. Tinham uma personalidade mais racional.
De qualquer forma, se te incomoda, busque ajuda.
Conheça meu trabalho @suyeneoliveira
Olá, como vai?
É importante reconhecer que cada pessoa experimenta e expressa o amor de maneira única, e não há uma forma "normal" ou "certa" de sentir ou expressar amor. No entanto, se você se sente incapaz de desenvolver interesse romântico por outras pessoas e isso está causando desconforto ou preocupação, pode ser útil explorar esses sentimentos em terapia.
Sentir-se distante de sua família e amigos de infância pode ser uma experiência comum ao se ajustar a novos ambientes e circunstâncias de vida. Nem todo mundo experimenta saudades da mesma maneira, e isso não significa necessariamente que você não se importa com essas pessoas. Às vezes, a distância física pode dificultar a manutenção de contato, mas isso não diminui o valor dos relacionamentos.
Quanto às emoções que você mencionou, como tristeza, frustração, culpa e raiva, é possível que essas emoções estejam relacionadas a questões como depressão e ansiedade. Pessoas que lidam com esses transtornos muitas vezes experimentam uma amplificação das emoções negativas e dificuldade em sentir emoções positivas. Ser afetuoso com pessoas que têm consideração por você é um sinal de que você é capaz de amor e conexão emocional, mesmo que isso se manifeste de forma diferente do que é tradicionalmente associado ao amor romântico.
Se você está enfrentando dificuldades para lidar com suas emoções ou tem preocupações sobre sua saúde mental, é importante procurar apoio profissional. Um psicólogo ou pode ajudá-la a explorar esses sentimentos, entender suas causas e desenvolver estratégias para lidar com eles de maneira saudável e construtiva. Espero ter ajudado e sigo a disposição. Abraço.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!