É normal sentir uma tristeza ou angústia ao olhar algum desconhecido na rua.. por exemplo, estou no

25 respostas
É normal sentir uma tristeza ou angústia ao olhar algum desconhecido na rua.. por exemplo, estou no ônibus e entra alguém, e quando eu olho tenho uma sensação estranha, sinto que é uma pessoa sofrida, e eu fico triste. Acontece frequentemente. O olhar, o jeito da pessoa me faz sentir isso
Sentir empatia ou tristeza ao observar desconhecidos na rua pode ser uma experiência comum para algumas pessoas, uma vez que o comportamento humano, como o olhar e a expressão facial, pode evocar respostas emocionais em quem observa. Se essa sensação não está interferindo significativamente em sua vida, pode ser apenas uma demonstração de empatia e sensibilidade para com o bem-estar dos outros. No entanto, se esses sentimentos causarem desconforto ou impactarem negativamente o seu bem-estar, pode ser útil discutir essas emoções com um profissional de saúde mental, como um psicólogo, para uma compreensão mais aprofundada e estratégias de gestão emocional.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120

Olá! Pode ser empatia ou se acontece com frequência você pode ser altamente sensível. Pessoas altamente sensíveis costumam absorver sentimentos de outras pessoas. Isso pode levar a confusões emocionais. Na psicoterapia junguiana temos foco em trabalhar sentimentos. Equilíbrio emocional. Espero ter ajudado. A disposição
É comum que as pessoas experimentem uma variedade de emoções ao interagir ou observar desconhecidos, e essas emoções podem incluir tristeza, empatia ou preocupação. O que você descreve pode ser uma manifestação de empatia, onde você é sensível às emoções ou situações que percebe nos outros. Isso é uma característica humana normal e pode ser um sinal de empatia e compaixão.
Olá! É comum que, ao observarmos pessoas ao redor, façamos pré-julgamentos que nos causam diferentes emoções. É possível que você identifique uma série de comportamentos nas pessoas que te indiquem que ela pode ser alguém de grande sofrimento. Tente identificar que traços são esses e o porquê deles te causarem angústia, permita-se questioná-los. Caso isso seja frequente e/ou esteja te causando sofrimento, sugiro que busque a ajuda de um psicólogo. Cuide-se e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 90
Sim, você se sensibiliza com o outro.Mas é i.oirtante entender que este sentimento é sobre você pois não conhece a vida e o que e felicidade para o outro.
Nas se usto te faz sofrer muito é importante avaliar se vc está em um quadro de Depressão.
Posso te ajudar ,faço anamnese, aplico testes para adaliar
Experimentar emoções ao observar desconhecidos na rua, e essas emoções podem variar de curiosidade a empatia ou até mesmo tristeza, faz parte. A capacidade de se colocar no lugar dos outros, mesmo sem conhecê-los, é uma expressão de empatia, que é a habilidade de compreender e compartilhar os sentimentos dos outros.

No entanto, é importante notar que interpretar o estado emocional de alguém apenas com base em sua aparência pode ser impreciso. As pessoas passam por diversas situações na vida, e nem sempre é possível inferir seu estado emocional apenas observando-as por um breve momento. Além disso, as emoções que você está experimentando podem estar relacionadas a suas próprias experiências pessoais, sensibilidades ou preocupações.

Se essas emoções estão afetando significativamente sua qualidade de vida ou bem-estar emocional, pode ser útil refletir sobre esses sentimentos e, se necessário, buscar o apoio de amigos, familiares ou profissionais de saúde mental. Às vezes, a terapia pode ser uma ferramenta valiosa para explorar e compreender melhor suas emoções e desenvolver estratégias para lidar com elas de maneira saudável.
A empatia é normal em nós, contudo vale observar que suas obervações sobre pessoas desconhecidas, têm relação com você mesma. Com seus próprios sentimentos. Assim, é importante que se cuide, auxílio profissional neste momento fará toda diferença. Boa sorte!
É possível que a pessoa sinta empatia e se compadeça da dor do outro e até o ajude. Entretanto, é preciso lançar o olhar de volta para si, e identificar as razões pelas quais você está pegando para si a dor do outro e internallizando como sua, a ponto de entrar no sofrimento alheio. A psicoterapia é uma excelente forma de aprender a lidar com isso de forma mais saudável para a sua saúde mental. Marque uma consulta psicológica para entender melhor o que acontece com você,
Olá. É possível que você esteja muito empática ou que tenha sido ensinada a observar/perceber como os outros demonstram estar ou que esteja se sentindo de alguma forma, mas por dificuldades de acessar esses conteúdos diretamente, os esteja percebendo através dos outros, como que olhando para um espelho.
É importante que possa aprofundar essa questão.
Olá!
É necessário conversarmos para termos uma noção ampla do porquê te acontece isso.
O que se pode adiantar é que é possível sentir o que você descreve e, óbvio, tem a ver com suas questões internas.
O caminho para lidar com esta questão é razoavelmente simples e dependendo da sua dedicação até pode ser rápido!
Conte comigo! ( 1ª consulta é gratuita)
Abraços
Ao olhar para uma pessoa em sofrimento é comum sentir tristeza, como você relatou, isso está ligado a nossa habilidade de expressar empatia e não há problema nenhum nisso. Caso você perceba que essa vivencia esteja lhe causando prejuízos significativos na sua vida, você pode compartilhar isso com um profissional da saúde mental, assim você poderá ter uma maior orientação, aprofundar essas questões e aprender a manejar suas emoções. Espero te ter ajudado! Abraços :)
Boa tarde! Provavelmente você tem uma sensibilidade emocional mais aflorada, mas esse aspecto tem um lado positivo e negativo 1-Positivo é ter mais empatia pelas pessoas 2-Negativo é que você acaba absorvendo excessivamente as emoções das outras pessoas que podem gerar sobrecarga emocional. Sugiro que faça psicoterapia para poder aprender a identificar e regular melhor essa sensibilidade emocional.
Empatia é a capacidade psicológica de sentir o que sentiria outra pessoa, caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. É tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar o que sente outro indivíduo.
A empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras. Está intimamente ligada ao altruísmo - amor e interesse pelo próximo - e à capacidade de ajudar.
ESTOU DISPONIVEL PARA TE ATENDER E AJUDAR A SE CONHECER MELHOR.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Boa tarde,
Sugiro iniciar psicoterapia para deixar de sofrer e entender porque se comporta dessa forma
A energia que emana do outro te faz triste e feliz também?
Parece que você é uma pessoa muito sensível e empática e capta o estado emocional dos outros e sente compaixão.
O que fazer com esse dom? Algum trabalho voluntário para fazer o outro se sentir bem? Usar a sua existência para dizer palavras que façam bem aos outros? Falando coisas que aproxima a potencia de cada pessoa dela mesma? E essa conduta vai aproximar a sua potencia de você,
Um abraço,
Lea
Caro anônimo, sua pergunta nos leva por alguns caminhos, todos passíveis de serem submetidos à reflexão: o que será que você enxerga no olhar e no jeito das pessoas que te faz sentir que são pessoas sofridas, como você diz? Que tristeza e angústia são essas que você sente ao se deparar com essas observações? Serão afetos que já habitam em você e apenas encontram uma saída no semblante dessas pessoas? Se você se pergunta se senti-los é normal, imagino que todo esse circuito lhe traga algum sofrimento, sim? Penso que um trabalho de terapia/análise pode lhe ajudar a investigar essa dinâmica. Boa jornada.
Olá. Sim, isso pode acontecer. Se te traz desconforto ou sofrimento, minha orientação é fazer consulta com psicólogo. Abraço.
Já pensou em como isso pode te contar sobre o que é importante para você na vida? Isso pode te ajudar a construir recursos para lidar com o que você aprecia e muitas vezes não consegue ter o controle.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia breve - R$ 400
Pode ser que você tenha empatia por essa pessoa, e é como se sentisse a sua dor. Isso pode estar ligado também às suas memórias do passado, da sua ancestralidade, às dores que sentiram. Se isso persiste muito e altera o seu dia-a-dia é importante buscar ajuda psicológica para que libere essas dores que não são suas. Espero ter ajudado!
Empatia Elevada: Algumas pessoas têm uma habilidade natural de sentir as emoções dos outros mais profundamente. Isso pode ser enriquecedor, mas também desafiador, especialmente se você absorve as emoções negativas dos outros.

Espelhamento Emocional: Inconscientemente, você pode estar espelhando as emoções que acredita que os outros estão sentindo, o que pode levar a sentir tristeza ou angústia ao observar alguém que parece estar sofrendo.

Projeção: Às vezes, podemos projetar nossos próprios sentimentos ou experiências passadas em outras pessoas, interpretando suas expressões ou comportamentos como sinais de sofrimento, baseados em nossas próprias experiências e emoções.

Alta Sensibilidade: Ser uma pessoa altamente sensível (PAS) envolve ter uma sensibilidade aumentada aos estímulos do ambiente, incluindo as emoções das pessoas ao redor. Isso pode fazer com que você reaja mais intensamente ao que percebe nos outros.

Ansiedade ou Depressão: Em alguns casos, ansiedade ou depressão podem amplificar a forma como interpretamos as interações sociais ou a aparência das pessoas, levando a sentimentos de tristeza ou angústia mais frequentes ou intensos.

Embora essas sensações possam ser normais até certo ponto, se elas estão afetando significativamente sua qualidade de vida ou bem-estar emocional, pode ser útil falar sobre isso com um profissional de saúde mental.

Eles podem oferecer estratégias para gerenciar essas emoções, ajudar a entender melhor suas causas, e proporcionar apoio para lidar com a sensibilidade emocional de forma saudável. Cultivar práticas de autocuidado e estabelecer limites saudáveis também pode ser benéfico para proteger sua saúde emocional.
Olá, somente com o descrito não é possível chegar a uma conclusão, porém não me parece uma característica ruim. Você é uma pessoa que se preocupa com o próximo, observando muitas vezes suas necessidades e sentimentos. Um processo terapêutico de autoconhecimento pode ser um caminho para entender como isso te afeta no seu dia a dia. Fico a disposição para iniciarmos sessões juntas! Abs
Te convidamos para uma consulta: Autoconhecimento - R$ 200
Talvez você se identifique com essas pessoas. A pergunta é: porquê?
A empatia e compaixão são virtudes do humano, mas é importante compreender como você tem sentido todas essas emoções e sentimentos de forma bem acentuada. Para compreender melhor o sentido disso tudo, recomendo o acompanhamento com profissional qualificado, um psicólogo que te ajudará nesse processo. Fico disponível para lhe ajudar nesse momento de sua vida. Abraço!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 70
Saudações!
Antes de se chegar a uma resposta, se é normal ou não, você traz uma questão que te incomoda, e isso é importante. Como que isso te impacta? É importante poder (se) escutar (n)isso, e destinar esse incomodo a um profissional. Pelo o que descreve, considero importante uma investigação mais aprofundada com um(a) psicanalista.

Te convidamos para uma consulta: Psicanálise
Olá. Sim, é normal. Porém, se isso te afeta a ponto de causar sofrimento, procure ajuda com psicólogo, para que você consiga entender melhor essa sua reação e encontrar soluções para mudar essa situação.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 130