O quão normal é perder o interesse pelas coisas muito rapidamente? Sempre que eu começo a estudar

19 respostas
O quão normal é perder o interesse pelas coisas muito rapidamente?

Sempre que eu começo a estudar eu começo com toda empolgação do mundo, depois de uns dias eu desânimo e perco o interesse e pulo para outro assunto, eu já tentei aprender idiomas, estudar para concursos, vestibular, programação… já gastei muito dinheiro me inscrevendo em cursos e nem mesmo a perda financeira me motiva a estudar, eu sempre fracasso por não ter vontade de estudar aquilo.

Eu admiro pessoas que consegue estudar para algo durante anos a fio, depois de uns dias eu pego uma certa repulsa e não consigo mais, mesmo eu sabendo da recompensa eu não consigo, eu não me considero uma pessoa impulsiva
A situação que descreve é complexa e envolve diferentes aspectos psicológicos. Um padrão de perder o interesse rapidamente pode ser influenciado por vários fatores psicológicos, como motivação interna, capacidade de concentração, regulação emocional e auto-eficácia.
É importante ressaltar que a motivação é influenciada por uma combinação de fatores internos e externos. Enquanto você pode sentir uma inicial empolgação ao iniciar uma nova atividade, a manutenção desse interesse muitas vezes requer mais do que apenas o estímulo externo, como a promessa de uma recompensa financeira ( um exemplo).
Explorar o que realmente o motiva e traz satisfação a longo prazo pode ser fundamental para superar esse padrão de perda de interesse.
A terapia cognitivo comportamental pode te ajudar a identificar e mudar padrões de comportamento.

Olá. É possível que você ainda não tenha encontrado sentido naquilo que esteve buscando durante esse tempo. Focar naquilo que realmente é importante para você, que te trás satisfação e prazer, pode ser que o caminho que você precisa, para encontrar o que realmente te faz sentido.
É válido a busca por ajuda profissional para te ajudar nesse processo, identificar padrões de pensamento e modicar comportamentos disfuncionais, que tem causado prejuízos em sua vida.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 130
Oi! Realmente perder o interesse por algo que tanto desejamos e apostamos as expectativas torna tudo um pouco pesado. No entanto, é recomendável você estar em acompanhamento psicológico para que seja possível a compreensão desse grande desânimo e perda de foco nas suas atividades. Somente assim poderemos encontrar soluções e investigar melhor como você está vivendo hoje. Fico disponível. Abraço.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 70
Olá. Penso que perder o interesse muito rápido não é normal, embora possa ser comum. Vale a pena investir e entender com mais detalhes e profundidade para saber o que está acontecendo, já que nosso interesse é afetado e influenciado por muitas variáveis, então é preciso entender cada caso especificamente.Entretanto, é possível fazer coisas, mesmo sem ter interesse. Minha orientação é fazer sessões de psicoterapia. Abraço.
olá como vai???

Perder o interesse rapidamente por diferentes atividades pode ser um desafio comum para algumas pessoas, e pode ser influenciado por uma variedade de fatores. Enquanto algumas pessoas têm uma capacidade natural de se concentrar em um único interesse por longos períodos de tempo, outras podem sentir-se mais inclinadas a explorar uma variedade de interesses de forma mais breve.

Existem várias possíveis explicações para esse padrão de comportamento:

Tédio ou falta de desafio: Se as atividades que tenta estudar não o desafiam o suficiente ou não despertam o seu interesse de forma significativa, é natural que perca o interesse rapidamente.

Perfeccionismo: Se tem expectativas muito altas ou rígidas em relação ao seu desempenho ou resultados, pode sentir-se desencorajado quando percebe que não está a alcançar esses padrões.

Falta de conexão pessoal: Se não se sentir pessoalmente conectado ou motivado pelas atividades que está a tentar estudar, é menos provável que se comprometa a longo prazo.

Fatores emocionais ou de saúde mental: Problemas de saúde mental, como depressão ou ansiedade, podem afetar a sua motivação e capacidade de se concentrar em atividades.

Estilo de aprendizagem: Pode ser que o seu estilo de aprendizagem não esteja alinhado com os métodos de estudo que está a tentar aplicar. Experimentar diferentes abordagens de aprendizagem pode ajudar a encontrar algo mais adequado ao seu estilo.

Um profissional qualificado pode ajudá-lo a explorar as possíveis causas subjacentes desse padrão de comportamento e desenvolver estratégias para aumentar a sua motivação e persistência em relação aos seus objetivos. Te desejo um feliz dia!!!
Boa tarde,
Nossa mente é uma caixa de surpresas. Lidar com autosabotagem, procrastinação, falta de motivação ou mesmo falta de energia demanda conhecimento.
Nossa mente é preguiçosa e tende a sempre nos tirar o ânimo. Tudo que ela gosta é de um sofá, tv e algo para mastigar.
Busque conhecimento nesta área para aprender a lidar com você mesmo.
Existem técnicas e ferramentas para lidar com a motivação.
Tenho um livro bem interessante sobre este assunto.
Conheça meu trabalho @suyeneoliveira
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 150
Olá, você chegou a procurar ajuda de um psicólogo ou psiquiatra? Alguns transtornos como o TDAH têm características parecidas com o que você descreve. O acompanhamento com um profissional irá te auxiliar a entender as razões da sua falta de perseverança em seus projetos. Um grande abraço.
Olá! Essa falta de persistência e dificuldade em manter o foco e interesse numa atividade pode ser consequência de muitas coisas, como insegurança, baixa autoestima, medo do fracasso, problemas na concentração, falta de uma motivação que te impulsione, problemas de saúde mental etc. Tudo isso pode afetar os seus estudos e planos pessoais e causar um impacto no esforço que você consegue dispor pra realizar qualquer tarefa que você coloque em mente. Buscar a fonte desse problema através da terapia e análise pessoal pode te ajudar muito.
Uma hipótese é avaliar o como foram formadas suas decisões. Como você escolheu o que escolheu fazer/estudar? Como foi esse processo de escolha e elaboração desse projeto? Foi algo refletido e que tem sentido para você ou foi algo que foi elaborado de maneira rápida e sem um estudo sobre o assunto e verificando se realmente faz sentido e se encaixa na sua experiencia de vida, em termos de investimento, horários, demandas e etc. Será que essas coisas faziam de fato sentido pra você? ou foram coisas que pareciam serem interessantes mas que na experiencia não demonstraram essa relevância de fato. Analise esse aspecto.
É importante entender que cada pessoa tem seu próprio ritmo e interesses, e o que pode ser considerado "normal" pode variar bastante de uma pessoa para outra. No entanto, se você está experimentando uma perda constante de interesse e motivação em várias áreas da vida, isso pode ser um sinal de que algo mais está acontecendo.

A perda de interesse repentino e frequente por atividades pode ser um sintoma de diversos fatores, incluindo:

Desmotivação geral: Pode ser que você não tenha encontrado algo que realmente lhe motive ou que lhe traga satisfação a longo prazo. Isso pode acontecer quando as atividades escolhidas não estão alinhadas com seus valores, interesses ou habilidades.

Questões emocionais: Problemas como ansiedade, depressão ou estresse crônico podem afetar significativamente a motivação e o interesse pelas atividades diárias. É importante considerar se há algum aspecto emocional contribuindo para a sua falta de interesse.

Perfeccionismo: Às vezes, o medo de não ser bom o suficiente pode levar à procrastinação e à evitação de atividades que possam levar ao fracasso percebido.

Falta de estabelecimento de metas claras: Definir metas específicas e alcançáveis pode ajudar a manter a motivação ao longo do tempo. Se você não tem metas claras ou se elas são muito ambiciosas, pode ser difícil manter o foco e a motivação.

Se você está preocupado com essa falta de interesse e motivação, pode ser útil buscar apoio profissional. Um psicólogo ou terapeuta pode ajudá-lo a entender melhor o que está acontecendo e desenvolver estratégias para lidar com isso. Além disso, eles podem ajudá-lo a identificar padrões de pensamento ou comportamento que possam estar contribuindo para essa dificuldade e a desenvolver habilidades para superá-la.
Olá. Talvez não exista uma questão de impulsividade, mas haja empolgação e você acaba se influenciando pelos estímulos do ambiente que são fortes, mas diferente da motivação não têm a ver com seus propósitos. Diante disso, considero importante buscar um psicólogo/ psicanalista para que possa ter um espaço de escuta sensível e acolhimento, possibilitando assim, olhar para si, se autorreconhecer e entender quais são suas motivações. Caso queira marcar uma entrevista, estou a disposição!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Interessante esta pergunta. Pra vc perder o interesse por algo, primeiro é preciso ter tido este interesse né? E é muito comum uma pessoa que não tem interesse nas coisas que a cercam, principalmente em coisas que ela é obrigada a fazer quando elas já não interessam desde o começo. Talvez o importante seja começar por outras perguntas: de que é que você gosta? O que é que te interessa? Que coisas vc quer? e ir aproximando o seu fazer diário das coisas que realmente têm a ver com vc. E um detalhe importante: em todo lugar, trabalho, casa, família, comercio, indústria, todo lugar mesmo, sempre pode haver um cantinho que tenha ligação com o seu jeito de ser.
Olá. Parece que você está descrevendo um padrão comum de falta de persistência ou dificuldade em manter o interesse em atividades por um longo período de tempo. Isso pode ser frustrante, especialmente quando você vê outras pessoas capazes de se dedicarem a algo por um longo prazo. Existem muitas razões para essa perda de interesse. O fato de se conhecer melhor, pode ajudá-lo a desenvolver estratégias para lidar com isso. Sugiro que converse com um psicólogo para entender o que pode estar afetando a sua capacidade de concentração e motivação. Sempre à disposição.
Olá,

Como vai?

Como psicólogo, é possível afirmar que é fundamental compreender que a perda de interesse pelas atividades de forma rápida e repetitiva pode ser sintomática de questões mais profundas. Este padrão de comportamento pode refletir uma dificuldade subjacente em se comprometer com metas a longo prazo ou em encontrar satisfação duradoura em suas realizações.

É importante explorar as possíveis causas psicológicas desse padrão em sua vida. Pode ser que existam questões emocionais não resolvidas, como ansiedade, depressão, ou até mesmo questões relacionadas à autoestima e autoconfiança, que estejam interferindo em sua capacidade de se manter engajado em suas atividades.

Além disso, padrões de comportamento como esse podem estar ligados a dinâmicas inconscientes, como medo do sucesso ou do fracasso, resistência inconsciente a mudanças, ou até mesmo um mecanismo de defesa para evitar lidar com expectativas externas ou internas.

Portanto, é recomendável que você busque auxílio profissional para explorar esses padrões mais a fundo. Um psicólogo ou psicanalista pode te auxiliar a identificar e compreender os fatores subjacentes que contribuem para essa dificuldade em manter o interesse e o engajamento em suas atividades. Através do autoconhecimento e do trabalho terapêutico, é possível desenvolver estratégias para lidar com esses padrões e encontrar formas mais saudáveis de se motivar e se comprometer com seus objetivos a longo prazo.
Não é normal perder o interesse de tantas coisas como vc descreveu.
É necessário buscar a psicoterapia para olhar a fundo o que isso está querendo falar sobre vc.
Por que será que não está conseguindo sustentar o seu desejo?
Parece que o sintoma aparece na repetição de sempre desistir.
Desistir do que?
Por que desiste tão fácil do que pode lhe trazer bons frutos?
O que vc adia? O que tem medo?
Será que é medo do sucesso?
Ou
O que vc precisou desistir na vida e que não pode nomear e o seu inconsciente está tentando lhe mostrar através desse comportamento repetitivo?
Complexo não é mesmo?
Mas não é impossível descobrir com uma boa análise.
Abraço
Olá, espero que esteja bem e que fique bem.
Sinto muito por estar com este sentimento de não conseguir dar continuidade em algo ou focar por muito tempo.
Você precisa acima de tudo conhecer de fato os seus gostos a longo prazo e o que te motiva a continuar naquele caminho, a empolgação do inicio sempre vai acontecer todos nós somos assim, porém se de fato encontrar algo que goste após o periodo de empolgação passar conseguirá ficar mais focado(a).
Espere ter ajudado caso queira falar sobre este e outros assuntos fico à disposição
Ate breve
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
A oscilação de interesse, especialmente em tarefas que requerem dedicação prolongada, pode refletir uma variedade de processos psicológicos. Embora seja comum experimentar variações no nível de motivação ao longo do tempo, uma mudança rápida e consistente de interesses, ao ponto de impedir a conclusão de objetivos a longo prazo, pode indicar questões subjacentes que merecem atenção. Isso pode estar associado à busca por gratificação imediata, dificuldades em tolerar frustrações, ou até mesmo questões mais profundas relacionadas à autoimagem e ao propósito pessoal.
Olá.

A pergunta já demonstra o peso que vem sendo esse movimento de se interessar e desisitir de algo, mas a boa notícia é que existe sim, a possibilidade de encontrar algo de seu interesse e se dedicar.

Pelo seu texto você parece ser uma pessoa jovem, que genuinamente quer se encontrar e desenvolver seu projeto de vida. O que ocorre é que algumas vezes não nos conheçemos o suficiente e esta dificuldade em identificar nossas habilidades e capacidades torna difusas as opções que a vida apresenta.

Pense seriamente na possibilidade de dar início um trabalho psicoterápico, pois é um caminho seguro para o autoconhecimento.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 219
O que você descreve é a melhor descrição possível do Complexo de Edipo de Freud, a impossibilidade de vencer, mesmo que vencer signifique terminar um unico curso. Voce precisa de um tratamento profundo com um profissional especializado para te ajudar a superar esta sua dificuldade e ficar livre para vencer qualquer desafio na vida
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250