O quão normal é perder o interesse pelas coisas muito rapidamente? Sempre que eu começo a estudar

27 respostas
O quão normal é perder o interesse pelas coisas muito rapidamente?

Sempre que eu começo a estudar eu começo com toda empolgação do mundo, depois de uns dias eu desânimo e perco o interesse e pulo para outro assunto, eu já tentei aprender idiomas, estudar para concursos, vestibular, programação… já gastei muito dinheiro me inscrevendo em cursos e nem mesmo a perda financeira me motiva a estudar, eu sempre fracasso por não ter vontade de estudar aquilo.

Eu admiro pessoas que consegue estudar para algo durante anos a fio, depois de uns dias eu pego uma certa repulsa e não consigo mais, mesmo eu sabendo da recompensa eu não consigo, eu não me considero uma pessoa impulsiva
A situação que descreve é complexa e envolve diferentes aspectos psicológicos. Um padrão de perder o interesse rapidamente pode ser influenciado por vários fatores psicológicos, como motivação interna, capacidade de concentração, regulação emocional e auto-eficácia.
É importante ressaltar que a motivação é influenciada por uma combinação de fatores internos e externos. Enquanto você pode sentir uma inicial empolgação ao iniciar uma nova atividade, a manutenção desse interesse muitas vezes requer mais do que apenas o estímulo externo, como a promessa de uma recompensa financeira ( um exemplo).
Explorar o que realmente o motiva e traz satisfação a longo prazo pode ser fundamental para superar esse padrão de perda de interesse.
A terapia cognitivo comportamental pode te ajudar a identificar e mudar padrões de comportamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. É possível que você ainda não tenha encontrado sentido naquilo que esteve buscando durante esse tempo. Focar naquilo que realmente é importante para você, que te trás satisfação e prazer, pode ser que o caminho que você precisa, para encontrar o que realmente te faz sentido.
É válido a busca por ajuda profissional para te ajudar nesse processo, identificar padrões de pensamento e modicar comportamentos disfuncionais, que tem causado prejuízos em sua vida.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 130
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Oi! Realmente perder o interesse por algo que tanto desejamos e apostamos as expectativas torna tudo um pouco pesado. No entanto, é recomendável você estar em acompanhamento psicológico para que seja possível a compreensão desse grande desânimo e perda de foco nas suas atividades. Somente assim poderemos encontrar soluções e investigar melhor como você está vivendo hoje. Fico disponível. Abraço.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 70
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá. Penso que perder o interesse muito rápido não é normal, embora possa ser comum. Vale a pena investir e entender com mais detalhes e profundidade para saber o que está acontecendo, já que nosso interesse é afetado e influenciado por muitas variáveis, então é preciso entender cada caso especificamente.Entretanto, é possível fazer coisas, mesmo sem ter interesse. Minha orientação é fazer sessões de psicoterapia. Abraço.
olá como vai???

Perder o interesse rapidamente por diferentes atividades pode ser um desafio comum para algumas pessoas, e pode ser influenciado por uma variedade de fatores. Enquanto algumas pessoas têm uma capacidade natural de se concentrar em um único interesse por longos períodos de tempo, outras podem sentir-se mais inclinadas a explorar uma variedade de interesses de forma mais breve.

Existem várias possíveis explicações para esse padrão de comportamento:

Tédio ou falta de desafio: Se as atividades que tenta estudar não o desafiam o suficiente ou não despertam o seu interesse de forma significativa, é natural que perca o interesse rapidamente.

Perfeccionismo: Se tem expectativas muito altas ou rígidas em relação ao seu desempenho ou resultados, pode sentir-se desencorajado quando percebe que não está a alcançar esses padrões.

Falta de conexão pessoal: Se não se sentir pessoalmente conectado ou motivado pelas atividades que está a tentar estudar, é menos provável que se comprometa a longo prazo.

Fatores emocionais ou de saúde mental: Problemas de saúde mental, como depressão ou ansiedade, podem afetar a sua motivação e capacidade de se concentrar em atividades.

Estilo de aprendizagem: Pode ser que o seu estilo de aprendizagem não esteja alinhado com os métodos de estudo que está a tentar aplicar. Experimentar diferentes abordagens de aprendizagem pode ajudar a encontrar algo mais adequado ao seu estilo.

Um profissional qualificado pode ajudá-lo a explorar as possíveis causas subjacentes desse padrão de comportamento e desenvolver estratégias para aumentar a sua motivação e persistência em relação aos seus objetivos. Te desejo um feliz dia!!!
Boa tarde,
Nossa mente é uma caixa de surpresas. Lidar com autosabotagem, procrastinação, falta de motivação ou mesmo falta de energia demanda conhecimento.
Nossa mente é preguiçosa e tende a sempre nos tirar o ânimo. Tudo que ela gosta é de um sofá, tv e algo para mastigar.
Busque conhecimento nesta área para aprender a lidar com você mesmo.
Existem técnicas e ferramentas para lidar com a motivação.
Tenho um livro bem interessante sobre este assunto.
Conheça meu trabalho @suyeneoliveira
Olá, você chegou a procurar ajuda de um psicólogo ou psiquiatra? Alguns transtornos como o TDAH têm características parecidas com o que você descreve. O acompanhamento com um profissional irá te auxiliar a entender as razões da sua falta de perseverança em seus projetos. Um grande abraço.
Olá! Essa falta de persistência e dificuldade em manter o foco e interesse numa atividade pode ser consequência de muitas coisas, como insegurança, baixa autoestima, medo do fracasso, problemas na concentração, falta de uma motivação que te impulsione, problemas de saúde mental etc. Tudo isso pode afetar os seus estudos e planos pessoais e causar um impacto no esforço que você consegue dispor pra realizar qualquer tarefa que você coloque em mente. Buscar a fonte desse problema através da terapia e análise pessoal pode te ajudar muito.
Uma hipótese é avaliar o como foram formadas suas decisões. Como você escolheu o que escolheu fazer/estudar? Como foi esse processo de escolha e elaboração desse projeto? Foi algo refletido e que tem sentido para você ou foi algo que foi elaborado de maneira rápida e sem um estudo sobre o assunto e verificando se realmente faz sentido e se encaixa na sua experiencia de vida, em termos de investimento, horários, demandas e etc. Será que essas coisas faziam de fato sentido pra você? ou foram coisas que pareciam serem interessantes mas que na experiencia não demonstraram essa relevância de fato. Analise esse aspecto.
É importante entender que cada pessoa tem seu próprio ritmo e interesses, e o que pode ser considerado "normal" pode variar bastante de uma pessoa para outra. No entanto, se você está experimentando uma perda constante de interesse e motivação em várias áreas da vida, isso pode ser um sinal de que algo mais está acontecendo.

A perda de interesse repentino e frequente por atividades pode ser um sintoma de diversos fatores, incluindo:

Desmotivação geral: Pode ser que você não tenha encontrado algo que realmente lhe motive ou que lhe traga satisfação a longo prazo. Isso pode acontecer quando as atividades escolhidas não estão alinhadas com seus valores, interesses ou habilidades.

Questões emocionais: Problemas como ansiedade, depressão ou estresse crônico podem afetar significativamente a motivação e o interesse pelas atividades diárias. É importante considerar se há algum aspecto emocional contribuindo para a sua falta de interesse.

Perfeccionismo: Às vezes, o medo de não ser bom o suficiente pode levar à procrastinação e à evitação de atividades que possam levar ao fracasso percebido.

Falta de estabelecimento de metas claras: Definir metas específicas e alcançáveis pode ajudar a manter a motivação ao longo do tempo. Se você não tem metas claras ou se elas são muito ambiciosas, pode ser difícil manter o foco e a motivação.

Se você está preocupado com essa falta de interesse e motivação, pode ser útil buscar apoio profissional. Um psicólogo ou terapeuta pode ajudá-lo a entender melhor o que está acontecendo e desenvolver estratégias para lidar com isso. Além disso, eles podem ajudá-lo a identificar padrões de pensamento ou comportamento que possam estar contribuindo para essa dificuldade e a desenvolver habilidades para superá-la.
Olá. Talvez não exista uma questão de impulsividade, mas haja empolgação e você acaba se influenciando pelos estímulos do ambiente que são fortes, mas diferente da motivação não têm a ver com seus propósitos. Diante disso, considero importante buscar um psicólogo/ psicanalista para que possa ter um espaço de escuta sensível e acolhimento, possibilitando assim, olhar para si, se autorreconhecer e entender quais são suas motivações. Caso queira marcar uma entrevista, estou a disposição!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Interessante esta pergunta. Pra vc perder o interesse por algo, primeiro é preciso ter tido este interesse né? E é muito comum uma pessoa que não tem interesse nas coisas que a cercam, principalmente em coisas que ela é obrigada a fazer quando elas já não interessam desde o começo. Talvez o importante seja começar por outras perguntas: de que é que você gosta? O que é que te interessa? Que coisas vc quer? e ir aproximando o seu fazer diário das coisas que realmente têm a ver com vc. E um detalhe importante: em todo lugar, trabalho, casa, família, comercio, indústria, todo lugar mesmo, sempre pode haver um cantinho que tenha ligação com o seu jeito de ser.
Olá. Parece que você está descrevendo um padrão comum de falta de persistência ou dificuldade em manter o interesse em atividades por um longo período de tempo. Isso pode ser frustrante, especialmente quando você vê outras pessoas capazes de se dedicarem a algo por um longo prazo. Existem muitas razões para essa perda de interesse. O fato de se conhecer melhor, pode ajudá-lo a desenvolver estratégias para lidar com isso. Sugiro que converse com um psicólogo para entender o que pode estar afetando a sua capacidade de concentração e motivação. Sempre à disposição.
Olá,

Como vai?

Como psicólogo, é possível afirmar que é fundamental compreender que a perda de interesse pelas atividades de forma rápida e repetitiva pode ser sintomática de questões mais profundas. Este padrão de comportamento pode refletir uma dificuldade subjacente em se comprometer com metas a longo prazo ou em encontrar satisfação duradoura em suas realizações.

É importante explorar as possíveis causas psicológicas desse padrão em sua vida. Pode ser que existam questões emocionais não resolvidas, como ansiedade, depressão, ou até mesmo questões relacionadas à autoestima e autoconfiança, que estejam interferindo em sua capacidade de se manter engajado em suas atividades.

Além disso, padrões de comportamento como esse podem estar ligados a dinâmicas inconscientes, como medo do sucesso ou do fracasso, resistência inconsciente a mudanças, ou até mesmo um mecanismo de defesa para evitar lidar com expectativas externas ou internas.

Portanto, é recomendável que você busque auxílio profissional para explorar esses padrões mais a fundo. Um psicólogo ou psicanalista pode te auxiliar a identificar e compreender os fatores subjacentes que contribuem para essa dificuldade em manter o interesse e o engajamento em suas atividades. Através do autoconhecimento e do trabalho terapêutico, é possível desenvolver estratégias para lidar com esses padrões e encontrar formas mais saudáveis de se motivar e se comprometer com seus objetivos a longo prazo.
Não é normal perder o interesse de tantas coisas como vc descreveu.
É necessário buscar a psicoterapia para olhar a fundo o que isso está querendo falar sobre vc.
Por que será que não está conseguindo sustentar o seu desejo?
Parece que o sintoma aparece na repetição de sempre desistir.
Desistir do que?
Por que desiste tão fácil do que pode lhe trazer bons frutos?
O que vc adia? O que tem medo?
Será que é medo do sucesso?
Ou
O que vc precisou desistir na vida e que não pode nomear e o seu inconsciente está tentando lhe mostrar através desse comportamento repetitivo?
Complexo não é mesmo?
Mas não é impossível descobrir com uma boa análise.
Abraço
Olá, espero que esteja bem e que fique bem.
Sinto muito por estar com este sentimento de não conseguir dar continuidade em algo ou focar por muito tempo.
Você precisa acima de tudo conhecer de fato os seus gostos a longo prazo e o que te motiva a continuar naquele caminho, a empolgação do inicio sempre vai acontecer todos nós somos assim, porém se de fato encontrar algo que goste após o periodo de empolgação passar conseguirá ficar mais focado(a).
Espere ter ajudado caso queira falar sobre este e outros assuntos fico à disposição
Ate breve
A oscilação de interesse, especialmente em tarefas que requerem dedicação prolongada, pode refletir uma variedade de processos psicológicos. Embora seja comum experimentar variações no nível de motivação ao longo do tempo, uma mudança rápida e consistente de interesses, ao ponto de impedir a conclusão de objetivos a longo prazo, pode indicar questões subjacentes que merecem atenção. Isso pode estar associado à busca por gratificação imediata, dificuldades em tolerar frustrações, ou até mesmo questões mais profundas relacionadas à autoimagem e ao propósito pessoal.
Olá.

A pergunta já demonstra o peso que vem sendo esse movimento de se interessar e desisitir de algo, mas a boa notícia é que existe sim, a possibilidade de encontrar algo de seu interesse e se dedicar.

Pelo seu texto você parece ser uma pessoa jovem, que genuinamente quer se encontrar e desenvolver seu projeto de vida. O que ocorre é que algumas vezes não nos conheçemos o suficiente e esta dificuldade em identificar nossas habilidades e capacidades torna difusas as opções que a vida apresenta.

Pense seriamente na possibilidade de dar início um trabalho psicoterápico, pois é um caminho seguro para o autoconhecimento.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 219
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
O que você descreve é a melhor descrição possível do Complexo de Edipo de Freud, a impossibilidade de vencer, mesmo que vencer signifique terminar um unico curso. Voce precisa de um tratamento profundo com um profissional especializado para te ajudar a superar esta sua dificuldade e ficar livre para vencer qualquer desafio na vida
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Pelo que você descreve, tem tido alguns problemas em relação à motivação e autocontrole da conduta, para compreender melhor é necessário o acompanhamento de uma profissional que te auxilie a entender as origens dessa dificuldade.
Recomendo que procure ajuda de uma psicóloga para que tenha esse espaço de cuidado.
Talvez você só precise conhecer mais sobre você, quando não encontramos o caminho que nos faz feliz, qualquer caminho acaba servindo, e isso pode trazer consequências já que você pode acabar se sentindo ainda mais perdida(o) nesses caminhos. Nesse momento, a procrastinação pode originar a dificuldade em manter-se em tarefas importantes, além da perda da motivação em coisas que poderíam fazer bem a você. Contrate o meu trabalho e as sessões comigo. Posso ajudar você a se entender melhor para fazer boas escolhas. Marque a sua sessão!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá, como você tem passado por aí?
Imagino que esse ciclo que você descreve seja um pouco cansativo e talvez bem frustrante. Sem dúvida isso merece ser investigado. Primeiro seria interesante olhar um pouquinho pro seu funcionamento dentro desse ciclo e também pra sua história.
A novidade é realmente estimulante e nos dá uma energia a mais, mas o decorrer de qualquer atividade exige mais disciplina e resiliência. Deixo algumas perguntas que talvez possam te ajudar:
- O que te chamou a atenção em cada uma dessas atividades? Você tem clareza da motivação e do propósito de ter começado cada uma delas?
- Como é, de forma mais detalhada, o processo de ir perdendo o interesse? Quais são as paartes mais desconfortáveis e como você costuma lidar com isso?
- Você conhece os métodos e rotinas de estudo que mais funcionam e não funcionam pra você? Isso pode influenciar bastante na constância dos nossos comportamentos.
- Existe alguma coisa/atividade na sua vida que você consegue ter constância? Talvez investigar aí o que te facilita conseeguir isso em alguma área.
- Você ou sua família percebiam que você tinha esse padrão quando criança ou é uma coisa mais visível agora na idade adulta? Esse é um ponto importante que pode levar a algumas hipóteses diagnósticas por um profissional.
Que você tenha mais esclarecimentos e tranquilidade aí pra lidar com seus processos! Sem dúvida com um bom profisisonal pode ser bem mais fácil. Tudo de bom!
Olá! É importante entender a real motivação de suas escolhas, assim terá mais sentido continuar ou mesmo mudar o foco, ter essa clareza te possibilita fazer escolhas mais alinhadas com seus valores e ser mais autentico, assim deixará de direcionar sua energia e tempo para atividades que não te geram satisfação e realização. Percebo que busca fazer escolhas mais significativas e coerentes na sua vida. Então fica meu convite, que tal agendar um horário para uma conversa sobre suas questões e conhecer minha forma de trabalhar!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
A perda rápida de interesse pode ser frustrante e desanimadora, especialmente quando você investe tempo e dinheiro em novos projetos. Isso pode acontecer porque talvez você ainda não tenha encontrado algo que realmente ressoe com seus interesses. Começar um novo projeto com expectativas muito altas e, quando a realidade não atende essas expectativas rapidamente, pode fazer com que percamos o interesse. Algumas pessoas têm mais dificuldade em lidar com o tempo que as coisas levam para serem concluídas, e outros motivos podem contribuir para a dificuldade em manter o foco a longo prazo. Iniciar a psicoterapia pode ser um passo muito importante para entender melhor por que você tem dificuldade em dar continuidade aos projetos que inicia. A psicoterapia pode ajudar a explorar suas motivações, identificar possíveis obstáculos internos e desenvolver estratégias para manter o interesse. Além disso, a terapia pode proporcionar um espaço seguro para você se entender melhor e descobrir o que realmente o motiva e satisfaz.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Querido amigo, a psicologia analítica junguiana oferece pontos de vista interessantes sobre a perda de interesse. Ninguém gosta de ser rotulado e obviamente ninguém é uma coisa só. No entanto, existem traços de nossa personalidade que podem preponderar sobre outros traços de comportamento. Tendo em vista essa dinâmica psíquica, a psicologia analítica junguiana estuda o conceito de arquétipo, que são modelos de comportamentos vivenciados ao longo de toda a humanidade, independentemente da idade. Entre esses modelos destaca-se o arquétipo do "Puer Aeternus", ou "Eterno Jovem" em latim. Esse arquétipo do Puer, como todos os outros, possui uma ambivalência, tanto positiva quanto negativa, em sua influência na personalidade. Um indivíduo com predominância desse arquétipo pode exibir qualidades como vitalidade, jovialidade, busca por novidades, aventuras, autenticidade, criatividade e uma facilidade para iniciar ideias e lidar com a fantasia. Esse tipo de personalidade tende a priorizar a satisfação instantânea e a busca por prazeres imediatos. No entanto, a mesma pessoa pode ter dificuldade em manter projetos, relacionamentos e compromissos, ou em criar raízes em um único lugar. Essa resposta não encerra o assunto, mas pode abrir uma possibilidade de trabalho e reflexão.
O que você está descrevendo pode estar relacionado a um problema de atenção ou motivação, possivelmente associado a transtornos de ansiedade ou outras condições psicológicas. Perder interesse rapidamente pode ser frustrante, e a TCC pode ajudar a desenvolver técnicas para manter a motivação. Avaliar sua rotina, metas e expectativas também é importante. Considerar uma avaliação com um psicólogo ou psiquiatra pode ser útil para entender melhor essas questões.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 270
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá! É compreensível que você esteja se questionando sobre a rapidez com que perde o interesse pelas coisas. Essa sensação de desânimo e falta de motivação pode estar relacionada a diversos aspectos da sua vida emocional e psicológica. Seria interessante explorarmos juntos essas questões mais profundamente através da psicanálise, um espaço seguro e acolhedor para refletir sobre essas dificuldades. Se sentir confortável para dar esse passo, estou aqui para te acompanhar nessa jornada de autoconhecimento e transformação.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia psicanalítica - R$ 150
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Ana Beatriz Novelli

Ana Beatriz Novelli

Psicólogo, Psicanalista

Brasília

Ana Beatriz Neves

Ana Beatriz Neves

Psiquiatra

Salvador

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Ana Luísa Martins

Ana Luísa Martins

Psicanalista

Rio de Janeiro

Matheus Costa dos Santos

Matheus Costa dos Santos

Psicólogo

Águas Claras

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 8 perguntas sobre Instabilidade emocional (angústia, tristeza, solidão, oscilações)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.