É normal uma criança com 10 anos não conhecer alfabeto não ler?

4 respostas
É normal uma criança com 10 anos não conhecer alfabeto não ler?
Embora a leitura e escrita também sejam processos mediados pelo contexto social, não é comum que uma criança de 10 anos não conheça o alfabeto ou não saiba ler. Isso pode ser um sinal de dificuldades de aprendizagem ou transtorno específico de aprendizagem (TEAp). Por exemplo, a dislexia, que é um transtorno no processamento das letras e dos sons no cérebro. A dislexia faz com que a criança tenha dificuldades para aprender a ler e escrever pelos métodos tradicionais1. É importante buscar aconselhamento profissional para avaliar a situação e receber orientações adequadas. Existem estratégias e intervenções específicas que podem ajudar a criança a superar essas dificuldades e se tornar um leitor competente..
Procure com urgência profissionais para a avaliação e intervenção psicopedagógica. Talvez seja necessário compor equipe multidisciplinar para agilizarem.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicopedagogia - R$ 180

A criança tem até o 3 ano para ser alfabetizada,dizendo em suas palavras e bem objetivas,não é normal.
Olá!!!! Vai depender muito do contexto, ou seja: dos estímulos e do ambiente em que essa criança foi exposta até essa idade. Se ela nunca teve acesso à educação, é comum que ela não saiba. No entanto, se ela chegou aos dez anos e está inserida em um contexto escolar, é importante investigar as razões pelas quais ela não foi alfabetizada. O padrão ideal é que as crianças até 8 anos, matriculadas no 2º ano do ensino fundamental, estejam alfabetizadas. Se o caso for este, aconselho que seja feita uma avaliação de aprendizagem, com equipe multidisciplinar de preferência, para investigar possíveis dificuldades na aprendizagem associadas a transtornos específicos. Espero ter ajudado, um abraço.
Olá, como vai? Não é considerado normal uma criança de 10 anos não conhecer o alfabeto ou não conseguir ler ( existem outros fatores que contribuíram pra isso? ). A maioria das crianças desenvolve essas habilidades básicas antes dessa idade. Se uma criança ainda não as adquiriu, pode ser indicativo de que precisa de apoio extra para aprender. Nesse caso, é importante buscar a orientação de um psicopedagogo ou outro profissional especializado para avaliar a situação e fornecer estratégias de intervenção adequadas.