É normal uma criança com 10 anos não conhecer alfabeto não ler?

17 respostas
É normal uma criança com 10 anos não conhecer alfabeto não ler?
 Perciliana Pena
Psicopedagogo
Uberlândia
Embora a leitura e escrita também sejam processos mediados pelo contexto social, não é comum que uma criança de 10 anos não conheça o alfabeto ou não saiba ler. Isso pode ser um sinal de dificuldades de aprendizagem ou transtorno específico de aprendizagem (TEAp). Por exemplo, a dislexia, que é um transtorno no processamento das letras e dos sons no cérebro. A dislexia faz com que a criança tenha dificuldades para aprender a ler e escrever pelos métodos tradicionais1. É importante buscar aconselhamento profissional para avaliar a situação e receber orientações adequadas. Existem estratégias e intervenções específicas que podem ajudar a criança a superar essas dificuldades e se tornar um leitor competente..
Procure com urgência profissionais para a avaliação e intervenção psicopedagógica. Talvez seja necessário compor equipe multidisciplinar para agilizarem.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicopedagogia - R$ 180
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A criança tem até o 3 ano para ser alfabetizada,dizendo em suas palavras e bem objetivas,não é normal.
 Stela Ananda de Barros
Psicopedagogo
Teresina
Olá!!!! Vai depender muito do contexto, ou seja: dos estímulos e do ambiente em que essa criança foi exposta até essa idade. Se ela nunca teve acesso à educação, é comum que ela não saiba. No entanto, se ela chegou aos dez anos e está inserida em um contexto escolar, é importante investigar as razões pelas quais ela não foi alfabetizada. O padrão ideal é que as crianças até 8 anos, matriculadas no 2º ano do ensino fundamental, estejam alfabetizadas. Se o caso for este, aconselho que seja feita uma avaliação de aprendizagem, com equipe multidisciplinar de preferência, para investigar possíveis dificuldades na aprendizagem associadas a transtornos específicos. Espero ter ajudado, um abraço.
 Ricardo Bastos
Psicopedagogo, Terapeuta complementar
Rio de Janeiro
Olá, como vai? Não é considerado normal uma criança de 10 anos não conhecer o alfabeto ou não conseguir ler ( existem outros fatores que contribuíram pra isso? ). A maioria das crianças desenvolve essas habilidades básicas antes dessa idade. Se uma criança ainda não as adquiriu, pode ser indicativo de que precisa de apoio extra para aprender. Nesse caso, é importante buscar a orientação de um psicopedagogo ou outro profissional especializado para avaliar a situação e fornecer estratégias de intervenção adequadas.
 Roberta de Andrade
Psicopedagogo
São Paulo
Olá !
Com essa idade, a criança já tem autonomia para leitura e escrita. Tivemos a pandemia que afetou a base da maioria das crianças na introdução da alfabetização. Aconselho ajuda psicopedagógica para avaliar e posteriormente intervir !
Abraço !
Prof. Adriana Giglio Roca
Psicólogo, Psicopedagogo
Praia Grande
Não é o esperado para uma criança de 10 anos, o não conhecimento das letras e da escrita. O desenvolvimento dessa habilidade, ocorre por volta dos 6 a 7 anos. Essa criança pode ter uma dificuldade de aprendizagem, que a impede de aprender. Procure ajuda de um Psicólogo/a ou Psicopedagogo/a
Prof. Jessica Roelo
Psicopedagogo
Campinas
Não é normal. O ideal é procurar um psicopedagogo para realizar uma avaliação.
 Selene Gomes Araújo
Psicopedagogo
Lauro de Freitas
A criança tem algum diagnóstico? Foi para escola com qual idade?
Existem várias perguntas que necessitam serem feitas para essa avaliação. Mas, não é comum uma criança com essa idade não conhecer o alfabeto
Prof. Cindia Lopes Figueiredo
Psicopedagogo
Piabeta
Olá boa tarde, é becessario fazer já avaliação psicopedagica pra poder identificar.
 Luciene Piva
Psicopedagogo
Rio de Janeiro
Olá, prazer em poder responder sua pergunta. Espero poder ajudar com a resposta.
A leitura pode continuar em desenvolvimento o que pode ser investigado assim que sinalizado pela escola ou a família perceber, mas conhecer o alfabeto se matriculado na escola e tem contato com o conteúdo desde o início é esperado que se conheça desde o início da alfabetização com os 6 anos.
Olá, ele precisa de uma avaliação com uma psicopedagoga e pediatra para avaliação do caso dele.
 Giovanna Mara Ferreira
Psicopedagogo
Jundiaí
Olá,
Esse cenário, nesta idade, não é o mais adequado, provavelmente essa criança esta enfrentando alguma dificuldade ou transtorno em seu processo de aprendizagem.
O ideal é uma consulta com um psicopedagogo para uma avaliação psicopedagógica e com a identificação do problema, desenvolver um plano de intervenção.
Estamos a disposição para ajudá-la.
Abraço.
 Vanessa Casaro
Psicólogo, Psicopedagogo
Ponta Grossa
Não é comum, e pode indicar dificuldades de aprendizagem ou outros transtornos (como dislexia, TDAH, ou déficits cognitivos). É importante buscar uma avaliação psicopedagógica e/ou neuropsicológica para investigar as causas e definir o melhor apoio. Em alguns casos, o uso de medicação como a Ritalina só é indicado após diagnóstico.

 Ketlyn  Garcia
Psicopedagogo, Psicanalista
São Caetano do Sul
Não, isso não está dentro dos parâmetros esperados para o desenvolvimento.
Busque um profissional especializado na aprendizagem para lhe orientar, seja um psicopedagogo ou neuropsicopedagogo.
Ola, boa noite.
Nao, não o é normal. Oriento que busque ajuda especializada o quanto antes.
Fico a disposição para auxiliar, porem , preciso de maiores informações sobre a criança, para entao ajudar em um encaminhamento mais efectivo.
Abraços

Dra. Bruna Scrivanti
Não e normal uma criança não conhecer o alfabeto e não saber ler, isso pode indicar uma avaliação para uma possível dificuldade de aprendizagem como a dislexia ou outros fatores que esteja impactando o desenvolvimento da leitura e escrita
Não é normal.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 401 perguntas sobre Ritalina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.