É normal uma criança de 4 anos reclamar que os adolescentes estão olhando para ela?

12 respostas
É normal uma criança de 4 anos reclamar que os adolescentes estão olhando para ela?
 Nilva Novaes
Psicólogo, Psicopedagogo
Guarulhos
Olá,
Seria necessário um período de avaliação psicológica, a qual inclui consulta de anamnese com os pais ou responsáveis e sessões com a criança para averiguar a queixa apresentada. A esse processo damos o nome de psicodiagnóstico. Estou à disposição para ajudá-los.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Vanessa Casaro
Psicólogo, Psicopedagogo
Ponta Grossa
Sim, é normal uma criança de 4 anos perceber e até reclamar que adolescentes ou outras pessoas estão olhando para ela. Nessa fase, as crianças estão desenvolvendo a consciência social e a percepção de si mesmas em relação ao ambiente e às outras pessoas. Essa percepção pode vir acompanhada de sensações novas, como timidez, desconforto ou curiosidade sobre o que as outras pessoas pensam delas.

Alguns pontos sobre essa reação:

Desenvolvimento da Autoconsciência: Aos 4 anos, as crianças começam a ter mais consciência de si e de como os outros as veem. Elas podem ficar mais sensíveis a olhares, comentários e gestos ao redor.

Sensibilidade Social: Crianças nessa idade estão começando a entender as dinâmicas sociais, mas ainda não sabem interpretar olhares ou expressões de maneira madura. Elas podem perceber o interesse dos adolescentes como algo mais intenso do que realmente é.

Timidez e Autoproteção: Algumas crianças podem ser mais tímidas ou reservadas, o que as faz sentir desconforto ou querer se proteger quando sentem que estão sendo observadas. Essa é uma reação natural e pode ser passageira.

Caso o incômodo se repita ou gere grande ansiedade, você pode ajudá-la a se sentir mais confortável, mostrando que é normal ser olhado e elogiando o que a torna única e especial. Se houver sinais de que ela se sente constantemente desconfortável ou ansiosa em ambientes sociais, pode ser interessante conversar com um psicólogo infantil.
 Luzia de Souza
Psicopedagogo
São Paulo
Boa tarde,
Você chegou a perguntar para ela o que a incomoda nos olhares?
É importante entender qual é de fato o incômodo, e como surgiu.
Aí conforme for, sugiro uma avaliação psicológica.
Uma ótima conversa para vocês.
Prof. Bianca Carolina Zucherato
Psicopedagogo
São Paulo
Olá! É comum crianças de 4 anos demonstrarem certa sensibilidade ao olhar ou atenção de outras pessoas, especialmente adolescentes, pois estão desenvolvendo sua percepção social e autoconfiança. No entanto, fatores externos, como o excesso de exposição a telas e conteúdos digitais, muito comuns hoje em dia, podem influenciar negativamente a forma como interpretam e lidam com essas situações.

Se isso está preocupando ou incomodando a criança com frequência, seria interessante agendar uma consulta com terapeuta para avaliar e compreender melhor o que pode estar contribuindo para essa percepção.
Prof. Adriana Giglio Roca
Psicólogo, Psicopedagogo
Praia Grande
Boa noite. Na verdade precisa ser melhor analisado, para entender o porquê da criança se sentir incomodada ou queixosa , quando um adolescente a observa.
 Andrea Borba Griebler
Psicopedagogo
Alvorada
Talvez, possa ser só uma desconfiança, medo de pessoas estranhas, mas na dúvida procure um profissional psicologo infantil.
 Selene Gomes Araújo
Psicopedagogo
Lauro de Freitas
Eu reclamava muito e me incomodava com isso. Teve vezes de perguntar porque estavam me olhando. Mas, vale observar o que está incomodando de fato.
 Marcia Kelen Moscatelli
Psicólogo, Psicopedagogo
Sorocaba
Boa tarde! Essa pergunta pode ter muitos significados. O indicado é verificar se há muitos adolescentes por perto, como é a relação da criança com os adolescentes, ficar atenta à criança e buscar ajuda psicoterapêutica, para verificar oque essa queixa significa.
Espero ter ajudado
Prof. Cindia Lopes Figueiredo
Psicopedagogo
Piabeta
Ola boa tarde, normal não, porém precisamos investigar a origem desse desconforto.
 Mauricéia  Costa
Psicopedagogo
Rio de Janeiro
Boa tarde! Não é normal tem verificar o que está acontecendo.
 Giovanna Mara Ferreira
Psicopedagogo
Jundiaí
Olá,
Essa situação e relato da criança deve ser encarado com seriedade e se possível com a ajuda de um profissional. Fique atento a todos os sinais.
Abraço.
Prof. Ivana Mattos
Terapeuta complementar, Psicopedagogo
Rio de Janeiro
Olá, sr responsável!
Sermos vistos pelos outros na sociedade um uma realidade normal porém, se há alguma reclamação ou observação quanto aos olhares que estejam causando algum desconforto à criança, é importante conversar com ela e, caso persista, procurar a ajuda de um profissional.
Espero ter ajudado.

Especialistas

Aline Lopes

Aline Lopes

Psicólogo

São Caetano do Sul

Agendar uma visita
Carmelia Ramos  Kinol

Carmelia Ramos Kinol

Psicopedagogo

Pinhais

Mariana Souza

Mariana Souza

Psicopedagogo

Salvador

Veruska  Galdini

Veruska Galdini

Psicólogo

São Caetano do Sul

Agendar uma visita
Natacha Faia Vieira

Natacha Faia Vieira

Psicopedagogo

São Paulo

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 21 perguntas sobre Avaliação Psicopedagógica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.