Avaliação psicopedagógica - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas - avaliação psicopedagógica

Jumiraci Andrade

Jumiraci Andrade

Psicopedagogo, Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Luiza Simões

Luiza Simões

Psicólogo, Psicopedagogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Gislaine Souza

Gislaine Souza

Psicólogo, Psicopedagogo

Bragança Paulista

Agendar uma visita
Ana Paula Petroski

Ana Paula Petroski

Psicopedagogo

Balneário Camboriú

Agendar uma visita

Perguntas sobre Avaliação psicopedagógica

Nossos especialistas responderam a 9 perguntas sobre Avaliação psicopedagógica

Lidar com estas questões é muito difícil principalmente com crianças nesta idade. Deixar ela perceber que a família também sente o que aconteceu é importante. Não fazer muito drama, mas deixar…
21 respostas


Olá! Oriento que procure um psicólogo que trabalhe com crianças, pois o fato dela não responder e se comunicar cantando pode ser, de fato, um alerta para algum problema. Como responsável pela…
19 respostas


Pode ser dislexia, teria que procurar algum especialista para diagnosticar. Isto te afeta ou atrapalha no dia a dia?
21 respostas

Especialistas falam sobre Avaliação Psicopedagógica

O psicopedagogo atua com questões relacionadas ao aprender e aos obstáculos que podem surgir ao longo do processo de aprendizagem. Este profissional faz inicialmente uma avaliação, realizando um atendimento individualizado, levando em consideração as dificuldades e potencialidades de cada indivíduo. O diagnóstico psicopedagógico busca obter uma compreensão global da forma de aprender e dos desvios que ocorrem neste processo.

Michele Apoliano Sobreira Pinto

Psicólogo, Psicopedagogo

Curitiba


Aplicação de testes e levantamento de hipótese diagnóstica.

Daniela Depolli

Psicólogo

São Paulo


Área de estudo das dificuldades de aprendizagem (crianças, adolescentes e adultos). Em um sentido amplo, investigar e promover as possibilidades de mudanças sobre os processos cognitivos, emocionais e pedagógicos que porventura possam estar dificultando e ou impedindo a aprendizagem.

Marcia Aparecida Santos Restolho

Psicólogo, Psicanalista

Piracicaba

Agendar uma visita

A avaliação psicopedagógica pode ser realizada com crianças, adolescentes e adultos.É um processo de mobilização em que busca compreender o aprendiz e seu processo de aprender.Para tanto, investiga-se as perspectivas da sociedade, da educação sistemática, da família e pessoal, levando em consideração os aspectos externos e internos ao sujeito.Objetivando desnudar o sujeito em sua singularidade. Neste período não há uma quantidade de sessões pré definidas. Nas sessões avaliativas hipóteses são levantas, testadas e compreendidas, ao final das mesmas, formula-se uma devolutiva, que é dada para todos os envolvidos. Neste momento, explica-se os fatores que estão sendo entraves para aprendizagem.

A Avaliação Psicopedagógica é um processo que utiliza de vários instrumentos e métodos de avaliação que possibilitam um completo entendimento dos quadros que envolvem problemas de aprendizagem e desempenho escolar. Desta forma é possível traçar a melhor forma de tratamento e obtenção dos melhores resultados nas dificuldades apresentadas inicialmente pelas crianças ou jovens.

Guilherme Schezzi Botelho

Psicólogo

Ribeirão Preto


Com a avaliação pode-­se identificar quais são as dificuldades de aprendizagem, intensidade que ocorrem, possíveis interferências que as produzem e, por fim, como trabalhá‐las.

Blanda Kuhn

Psicólogo

Curitiba


Para o estudo dos processos de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, utiliza-se a avaliação psicopedagógica, processo de investigação em que procura-se compreender as dificuldades e os transtornos que interferem na assimilação de conteúdo ou na realização de atividades diárias. Normalmente, a técnica é aplicada para análise dificuldades escolares e para a intervenção em casos como TDAH, dislexia, transtorno geral do desenvolvimento e outros. Assim como na avaliação neuropsicológica, no fim da avaliação o paciente recebe um relatório com as diretrizes para o tratamento multidisciplinar e recomendações para reabilitação/intervenções.

Jéssica Do Nascimento Porto

Psicólogo

São Paulo


É um instrumento a disposição do psicopedagogo que tem como objetivo colher informações do contexto do aluno e de cunho psicológico e emocional, afim de que se faça uma intervenção psicopedagógica eficaz a partir do diagnóstico feito. A avaliação é solicitada para todos aqueles que de alguma forma não conseguem atender toda ou parte de suas necessidades escolares por fatores biopsicossociais, como: os que apresentam dificuldade de comunicação, na escrita, em cálculos e linguagem como a dislexia, disgrafia, discalculia,TDAH, além de crianças com comportamento inadequado, que necessitem de apoio psicológico por algum tipo de transtorno ou adoecimento emocional.

Chasley Malta

Psicopedagogo

Goiânia

Quais profissionais realizam Avaliação psicopedagógica?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.