Avaliação psicopedagógica - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas - avaliação psicopedagógica

Perguntas sobre Avaliação psicopedagógica

Nossos especialistas responderam a 15 perguntas sobre Avaliação psicopedagógica

Antes de se formar, sabe dizer se estes erros já não aconteciam? No caso de tais erros terem início após sua formação, é possível que alguma questão emocional tenha surgido, relacionadas a sua…

Penso que se você está insegura sobre como conduzir a situação pode sim ser aconselhável uma orientação profissional.
O psicólogo conseguirá te orientar sobre como acolher nesse momento…

O psicopedagogo lida com as questões escolares. Demanda de TDAH. TDA. Por aí vai..

Especialistas falam sobre Avaliação Psicopedagógica

O psicopedagogo atua com questões relacionadas ao aprender e aos obstáculos que podem surgir ao longo do processo de aprendizagem. Este profissional faz inicialmente uma avaliação, realizando um atendimento individualizado, levando em consideração as dificuldades e potencialidades de cada indivíduo. O diagnóstico psicopedagógico busca obter uma compreensão global da forma de aprender e dos desvios que ocorrem neste processo.

Aplicação de testes e levantamento de hipótese diagnóstica.

Daniela Depolli

Psicólogo

São Paulo


Área de estudo das dificuldades de aprendizagem (crianças, adolescentes e adultos). Em um sentido amplo, investigar e promover as possibilidades de mudanças sobre os processos cognitivos, emocionais e pedagógicos que porventura possam estar dificultando e ou impedindo a aprendizagem.

Marcia Aparecida Santos Restolho

Psicólogo, Psicanalista

Piracicaba


A avaliação psicopedagógica pode ser realizada com crianças, adolescentes e adultos.É um processo de mobilização em que busca compreender o aprendiz e seu processo de aprender.Para tanto, investiga-se as perspectivas da sociedade, da educação sistemática, da família e pessoal, levando em consideração os aspectos externos e internos ao sujeito.Objetivando desnudar o sujeito em sua singularidade. Neste período não há uma quantidade de sessões pré definidas. Nas sessões avaliativas hipóteses são levantas, testadas e compreendidas, ao final das mesmas, formula-se uma devolutiva, que é dada para todos os envolvidos. Neste momento, explica-se os fatores que estão sendo entraves para aprendizagem.

Ana Theodora Machado Telles Rassi

Psicopedagogo

Goiânia


A Avaliação Psicopedagógica é um processo que utiliza de vários instrumentos e métodos de avaliação que possibilitam um completo entendimento dos quadros que envolvem problemas de aprendizagem e desempenho escolar. Desta forma é possível traçar a melhor forma de tratamento e obtenção dos melhores resultados nas dificuldades apresentadas inicialmente pelas crianças ou jovens.

Com a avaliação pode-­se identificar quais são as dificuldades de aprendizagem, intensidade que ocorrem, possíveis interferências que as produzem e, por fim, como trabalhá‐las.

Blanda Kuhn

Psicólogo

Curitiba


Para o estudo dos processos de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, utiliza-se a avaliação psicopedagógica, processo de investigação em que procura-se compreender as dificuldades e os transtornos que interferem na assimilação de conteúdo ou na realização de atividades diárias. Normalmente, a técnica é aplicada para análise dificuldades escolares e para a intervenção em casos como TDAH, dislexia, transtorno geral do desenvolvimento e outros. Assim como na avaliação neuropsicológica, no fim da avaliação o paciente recebe um relatório com as diretrizes para o tratamento multidisciplinar e recomendações para reabilitação/intervenções.

Jéssica Do Nascimento Porto

Psicólogo

Santo André


É um instrumento a disposição do psicopedagogo que tem como objetivo colher informações do contexto do aluno e de cunho psicológico e emocional, afim de que se faça uma intervenção psicopedagógica eficaz a partir do diagnóstico feito. A avaliação é solicitada para todos aqueles que de alguma forma não conseguem atender toda ou parte de suas necessidades escolares por fatores biopsicossociais, como: os que apresentam dificuldade de comunicação, na escrita, em cálculos e linguagem como a dislexia, disgrafia, discalculia,TDAH, além de crianças com comportamento inadequado, que necessitem de apoio psicológico por algum tipo de transtorno ou adoecimento emocional.

Chasley Malta

Psicopedagogo

Goiânia

Quais profissionais realizam Avaliação psicopedagógica?


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