É possível já nascer inseguro e com baixa autoestima?

15 respostas
É possível já nascer inseguro e com baixa autoestima?
Olá! Essas não são características pré-concebidas, são resultados de um conjunto de fatores, como: diferentes vivências, percepções e experiências de cada um. Se essas questões se fazem presentes e geram angústia, o ideal é buscar por um processo psicoterápico para investigá-las e elaborá-las em um ambiente seguro e acolhedor. Espero ter ajudado. Se cuide!

Olá, insegurança e autoestima, não são estados pré concebido, é constituído por nossas relações verbais, e vivencias, faz parte da nossas vivencias como ser humano, e é influenciado por diferentes fatores, então não se nasce, se constrói.
Olá! Não nascemos inseguros e com baixa autoestima. Recebemos influências externas (meio ambiente, pessoas, etc.), as quais percebemos e interpretamos, direcionando a nossa forma de pensar e agir. Portanto, aprendemos, mas podemos modificar, nos tornar seguros e com alta autoestima. Se você sofre com essas questões, procure ajuda!
Olá, inseguranças ao longo das suas fases de desenvolvimento podem ir se potencializando se não trabalhadas precocemente, mesmo nas fases iniciais. O importante é procurar por um tratamento psicológico afim de detectar a causa desse agravamento a posteriori e nomear esse sentimento.
Olá! Não se nasce inseguro ou com baixa autoestima, mas durante o desenvolvimento é possível que elas se manifestem, vai depender de como lida com o ambiente externo (família, escola, amigos, etc) e também com a sua estrutura psíquica. Nos primeiros anos de vida é muito importante que tenha um suporte, acolhimento favorável para crescer de maneira mais tranquila. Sou especialista em saúde mental e fico à disposição..
Olá! Nos primeiros anos de vida, nos quais nos encontramos totalmente dependentes dos cuidados do outro, se não nos sentirmos seguros pode gerar essa condição primordial é do desamparo ou insegurança. Quanto a questão da autoestima é uma construção, ou seja, cada dia desde a infância, e cada contexto da nossa vida contribuem para o desenvolvimento desse sentimento. Busque um profissional da psicologia par te auxiliar nesse processo que tanto o aflige. Conheça-te, te desejo melhoras, forte abraço.
Olá! O reconhecimento de nosso valor pessoal e a capacidade de nos sentirmos mais seguros é algo adquirido ao longo do nosso desenvolvimento e da vida. Talvez, por ser tão inexplicável, tão presente e tão forte a sua insegurança e a baixa estima, que você tenha a sensação de ter sido sempre assim, de ter nascido assim. Mas não nasceu assim não. E pode mudar. Recomendo que você procure por ajuda profissional.
Olá! Insegurança e baixa autoestima são sentimentos construídos ao longo da vida. Entretanto, você pode perceber (a grosso modo) que, nem todas as crianças recém-nascidas em uma maternidade, por exemplo, possuem o mesmo 'temperamento', umas demonstram mais agitação, outras mais tranquilidade, e por aí vai. Lembro você que, 'há teorias e estudos que apontam que fatores biológicos também têm interferência direta em nosso comportamento', ou melhor, certas predisposições que estamos sujeitos no nosso modo de estar na vida, sobretudo, sempre existe a possibilidade de reconfigurar o nosso modo de lidar com as nossas inseguranças!
Olá! Essa pergunta não é assim tão simples de responder... Por um lado não nascemos inseguros ou com baixa autoestima, mas, por outro lado, nascemos com algumas predisposições biológicas que nos fazem reagir de um modo ou outro aos estímulos do ambiente. Mas isso não significa que somos determinados (seja pela "genética", seja pelo ambiente) a ser de um jeito ou de outro. Somos construções. Vamos nos tornando pessoas ao longo de toda a vida. Isso significa que a nossa história (biológica, social, psicológica) é muito importante para entendermos quem somos. E o mais fascinante é que ela não acaba aqui. Sempre podemos construir caminhos ou histórias diferentes!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 200
Olá, boa noite. Não. A insegurança e a baixa autoestima são construídos durante a vida. Auto- estima é uma experiência íntima de autoconceito que a pessoa tem de si mesma. Sendo, também, o valor que ela se dá.
A formação do autoconceito, tanto positivo como negativo, é um processo complexo e dinâmico. A existência da baixa auto estima se dá em razão da pessoa não ser aceita da forma que ela é, seja por ela mesma ou para pessoas significativas para ela. (A formação desse conceito tem uma tendência maior em se formar numa infância marcada por desqualificações, abusos ou abandonos.) Essa não aceitação de si mesmo, faz com que a pessoa não reconheça seu devido valor, se torna uma pessoa insegura, e no decorrer de sua vida isso pode limitar as possibilidades de realização pessoal em alguns campos de atuação.
As pessoas com baixa auto estima costumam colocar a opinião dos outros acima da sua. Por exemplo, ´´Maria faz de tudo para agradar os amigos, quando eles agradecem e a elogiam, ela se sente ótima. Porém, se ela não recebe elogios ou não agradou, vem um sentimento muito ruim, como se ela não vale se nada, desqualificando todo o esforço de suas ações." Você já colocou todo o seu valor nas mãos de alguém? Ou de alguma situação em que se resultou bem e em aprovação você se achou o máximo, senão você se diminuiu e se menosprezou?
Se você se considera uma pessoa com baixa auto estima e isso tem afetado sua vida negativamente, procure uma ajuda terapêutica, para que você possa desenvolver um auto conceito positivo, uma auto valorização e uma auto admiração de suas características, seus potenciais e suas conquistas.
Olá! De forma alguma! Nos constituímos como sujeitos e moldamos nossos comportamentos através das nossas experiências e do ambiente em que estamos inseridos.
Ser inseguro é um comportamento aprendido, e portanto pode ser "desaprendido", ressignificado!
Espero ter ajudado! Abraços!
Olá! Não nascemos inseguros e com baixa autoestima. Essas características são adquiridas durante a vida.A baixa autoestima está intimamente ligada a dificuldade de autoaceitação, amor-próprio e a falta de autoconhecimento. A insegurança está relacionada a baixa autoestima, o meio o qual se é inserido,família, amigos,escola contribui muito para isso.
Olá, tudo bem? Insegurança e baixa autoestima, não são características inatas do ser humano. Para um indivíduo desenvolver tais características é necessário uma série de acontecimentos e experiências, somados a interações ou falta de interações, que acabam resultando em um "perfil" com essas particularidades. O que pode ocorrer é a pessoa desenvolver uma insegurança e baixa autoestima, ainda muito jovem, com isso somado a não procurar ajuda para tentar mudar a situação e acaba perdurando por um longo período, parecendo que já foi algo que veio junto dela quando nasceu. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.

Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Olá, como vai? A resposta para a sua pergunta é não, mas sua pergunta pode estar trazendo algumas pistas. Muito provavelmente você carrega essa suspeita por se sentir assim desde sempre. Isso comunica muita coisa, talvez, já bebê você tenha vivenciado coisas que tenham te feito se sentir assim. Sugiro psicanálise para uma maior compreensão. Fico a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Consulta em psicanálise online - R$ 250
Na análise do comportamento, reconhecemos que o ambiente desempenha um papel crucial na seleção e modelagem do comportamento ao longo do tempo. Assim, mesmo que alguém tenha uma tendência genética para a insegurança, o ambiente em que cresce e vive pode intensificar ou atenuar essas características. Ambientes que proporcionam apoio, incentivo e modelos de comportamento positivos podem ajudar a contrabalançar predisposições genéticas, promovendo uma autoestima mais saudável. Por outro lado, ambientes desafiadores, críticos ou traumáticos podem agravar a insegurança e a baixa autoestima. Portanto, embora a genética possa desempenhar um papel, o ambiente desempenha um papel significativo na determinação do desenvolvimento da autoestima e da insegurança.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!