É possível que uma pessoa tenha apenas Déficit de atenção mas não seja hiperativa ? eu tive e tenho

9 respostas
É possível que uma pessoa tenha apenas Déficit de atenção mas não seja hiperativa ? eu tive e tenho muitas dificuldades de aprendizado na escola, mas não sou uma pessoa extremamente desinquieta como vejo nas pessoas realmente hiperativas, será que eu tenho mesmo assim ?
Caro paciente,
É possível, sim, que o TDAH não venha acompanhado de hiperatividade. Não só possível, como bastante comum quando tal transtorno é identificado em adultos.
Porém, é importante destacar que nem sempre uma dificuldade de aprendizado ou dificuldade de concentração (manter o foco) estão relacionados ao TDAH. É necessária uma avaliação especializada para se fazer um diagnóstico mais preciso e implementar o tratamento adequado, uma vez que isso pode trazer prejuízos significativos para a vida do indivíduo afetado.

Cordialmente,
Dr. Daniel A. Cavalcante

Olá!
O TDA (transtorno de déficit de atenção) pode se apresentar com a hiperatividade, mas também podemos encontrar o transtorno no tipo desatento, ou mesmo com sintomas de ambos os tipos.

Concordo com o Dr. Daniel. Uma avaliação mais profunda poderia colaborar com o seu tratamento.

Se quiser saber mais, entre em contato. será um prazer lhe ajudar.

Abraços.
Ola, sim, provavelmente você tem o Deficit de Atenção do tipo " predominantemente desatento". O nivel exato de TDAH poderá ser levantado através de Avaliação Neuropsicológica e medicamentos, conforme houver necessidade. A terapia comportamental tambem lhe dará mecanismos para aprender a "driblar" essa deficiencia. Forte abraço!
Embora o nome do próprio transtorno seja Déficit de Atenção e Hiperatividade, o quadro clínico usualmente é composto por 3 sintomas: déficit de atenção, hiperatividade e impulsividade. Não é necessária à presença concomitante deles. É muito comum, especialmente em meninas e adultos, a predominância do quadro de desatenção. Enquanto nos meninos, é mais prevalente a impulsividade e hiperatividade. Sendo assim, é possível sim o diagnóstico mas recomendo uma avaliação psiquiátrica, psicológica além de relatórios da escola e de parentes próximos para confirmá-lo.
Estou à disposição. Dr.Luís Guilherme Labinas
É possível sim. Mas, vale a pena também lembrar que existem várias patologias e transtornos que aparecem também o sintoma da falta da atenção. Por, isso é importante uma avaliação multidisciplinar com psicóloga, psicopedagoga e o médico. A hiperatividade no adulto acontece através das inquietações. Ex.: - não conseguir ficar muito tempo sentado para ler ou estudar ou ainda ouvir uma palestra. Levanta para tomar água, ir ao banheiro, etc. O TDAH pode aparecer também como já fora dito, sem a hiperatividade, do "tipo desatento". Mesmo você já percebendo seus sintomas, é indispensável procurar ajuda para se certificar e seguir tratamento. Abraço.
O TDAH é apenas uma categorização, de modo que, seria surpreendente se não houvesse inúmeros casos em que os sintomas (requisitos para se encaixar numa categoria) divergem parcialmente das categorias atribuídas às pessoas. Notadamente, em determinados casos o pólo hiperativo fica mais evidente e, por consequência, a pessoa não demonstra ter a capacidade de manter a atenção focada numa atividade específica. Noutros nota-se propriamente a dificuldade de prender-se na execução de uma atividade, o que aparentemente pode demonstrar uma hiperatividade. Porém, já que os manuais diagnósticos são ateóricos, não se pode dizer se a hiperatividade é causada pelo prejuízo na atenção ou vice-versa. O diagnóstico de TDAH, entre outros, deriva-se de uma perspectiva descritiva. Espero ter ajudado.
O fato da desatenção esta lhe causando prejuízos, já é um motivo para procura ajuda.Mas não é o único critério para um diagnostico de DTAH. Nossas funções cerebrais alarmam quando há algo errado, ou seja, uma pequena porção adoecida, implica num prejuízo que por vez, acaba impactando em nossos objetivos.
Bom dia!
É possível sim. Existe o transtorno de déficit de atenção que não vem acompanhado de hiperatividade e/ou impulsividade. O ideal é fazer uma avaliação com um neuropsicólogo para identificar se realmente há o transtorno.

Boa sorte!
Sugiro realizar exames neuropsicológicos para avaliação das funções cognitivas, como atenção, memória, comunicação e linguagem, raciocínio lógico. De posse dos exames, pode procurar um neurologista ou psiquiatra para definição do diagnóstico. Infelizmente, estes exames ainda não estão contemplados no rol de procedimentos da ANS para realização através de convenios de planos de saúde.