é possivel ter embotamento afetivo com a depressão?

7 respostas
é possivel ter embotamento afetivo com a depressão?
Boa tarde! Acho que entendi sua pergunta, mas cabe apenas uma diferenciação conceitual.
A sensação de distanciamento afetivo, de se sentir pouco afetado pelos eventos bons ou ruins que ocorrem, sensação de não sentir o mesmo carinho por entes queridos e até mesmo de não conseguir se conectar em algo maior (muitos pacientes falam que perderam a fé) , quando ocorre na depressão, chamamos de hipoestesia emocional, que tem muita relação com a diminuição da capacidade de viver experiências de prazer.
Na depressão, estes sintomas são facilmente tratados com antidepressivos.
O embotamento afetivo tem algumas características semelhantes, mas é de maior intensidade e o paciente tem dificuldade de expressar suas emoções, como se vivesse em uma experiência afetiva totalmente monotonal.
Acontece nos transtornos psicóticos, como na esquizofrenia, faz parte dos sintomas negativos da esquizofrenia e é de difícil tratamento e se beneficia pouco das medicações e outras abordagens. Um abraço!

Olá! Boa noite! A depender do estágio que a depressão se apresente para uma determinada pessoa, é possível sim que ocorra o embotamento afetivo em alguns casos, pois, a depressão configura-se como uma diminuição ou paralisação da energia psíquica que movimenta o sujeito no mundo, auxiliando-o a executar diferentes tarefas, a ter prazer e disposição para experimentar a vida. Assim, é possível que a pessoa que se encontre num quadro depressivo grave ou crítico, não consigo de fato sentir emoção ou empatia por nada ou ninguém, nem por ela mesma. Por isso a importância de procurar ajuda profissional. Procure um profissional de sua confiança. Peça ajuda! Preze sua saúde mental! Sempre é possível recomeçar. Abraço
O embotamento afetivo é um sintoma. Tanto pode ocorrer numa depressão, como pode ocorrer em outros quadros psiquiátricos.
Nenhum sintoma sozinho leva a um diagnóstico. Todo quadro psiquiátrico tem um conjunto de sintomas, uma história pessoal, quando e porque surgiram.
O mais importante é procurar ajuda, fazer terapia. Quais quer que seja o sintoma, ou o diagnóstico, o que importa é cuidar da sua saúde emocional.
Sim é possível.
Depende do grau de Depressão em que a pessoa se encontra, nada fará sentido em sua vida, inclusive aqueles com quem sempre teve laços afetivos fortes e intensos.
O retorno depende de tratamento medicamentoso com Psiquiatra, e Psicoterapia de apoio e para autoconhecimento.
Isso propiciará um novo equilíbrio para a vida pessoal e profissional.
Abraços
Como já disseram os colegas, sim é possível, por isso é muito importante o acompanhamento médico e psicológico, para reverter esse quadro! Acolhimento, apoio e autoconhecimento são imprescindíveis neste momento!
Boa tarde!
Cada caso é um caso. É possível que o quadro depressivo apresente, como um dos sintomas, o embotamento porém, deixo claro que, uma processo avaliativo / diagnóstico, não é realizado desta forma. É preciso verificar, para além do quadro sintomático apresentado, questões subjetivas do paciente. Desta forma, todo diagnóstico deve ser realizado por profissionais da área (Psicólogas / Psiquiatras) em acompanhamento por tempo suficientemente adequado ao quadro à ser avaliado.
Espero ter auxiliado.
À disposição.
Na maioria das vezes, a depressão provoca sintomas como um distanciamento. Mas isso é uma de muitas possibilidades, em que a terapia pode te ajudar.