É possível ter o vírus da herpes desde a infância e só ter crise uma vez na fase adulta diante de um

3 respostas
É possível ter o vírus da herpes desde a infância e só ter crise uma vez na fase adulta diante de um momento de estresse/ansiedade associado à exposição solar? Ou quem tem o vírus costuma ter várias crises na vida diante das mesma situações?
Geralmente quem tem o vírus da herpes, manifesta mais de uma vez ao longo da vida. O vírus fica “hibernando” no organismo, e quando se há uma redução da atividade do sistema imunológico, o vírus eclode novamente.

Ou seja , baixa imunológica = manifestação do vírus

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É possível sim, já que o vírus se manifesta normalmente quando a imunidade está baixa. Se você tiver hábitos alimentares e de vida saudáveis, como por exemplo: qualidade de sono (sono reparador), uma rotina de exercícios físicos e cuidados com sua saúde emocional , sua imunidade permanecerá alta, minimizando o retorno ou mantendo o vírus de forma inativa.
Olá;
O herpes é uma infecção viral bastante comum, que acomete pessoas das mais diversas faixas etárias. Isso é porque o herpes simples é causado por um vírus cujo contágio é muito fácil e bastante corriqueiro.
No entanto, é importante ressaltar que, nem sempre, possuir o vírus do herpes simples já faz com que a pessoa apresente os sintomas dessa infecção.
De modo geral, o vírus do herpes simples costuma se instalar no organismo dos pacientes e fica ali, latente, porque o corpo consegue combater a infecção. Então, quando o paciente sofre uma queda na resistência de seu sistema imunológico, os sintomas e as feridas comumente associadas com o herpes simples finalmente aparecem.
Entre os motivos que costumam fazer com que o paciente apresente os sintomas do herpes simples, podemos destacar: altos níveis de estresse emocional, cansaço físico ou mental, exposição ao sol excessiva e, por fim, a presença de outras doenças ou sintomas como a febre.

Abraços.

Especialistas

Angelina Toledo Lyon

Angelina Toledo Lyon

Dermatologista

Belo Horizonte

Mizael Magalhães Cardoso

Mizael Magalhães Cardoso

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

Lauro de Freitas

Camila Fialho

Camila Fialho

Dermatologista, Especialista em medicina estética

São Paulo

Bruna Quisté

Bruna Quisté

Dentista

Araraquara

Amanda Hans

Amanda Hans

Dentista

Joinville

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 196 perguntas sobre Herpes Labial
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.