É possível tratar mordida topo a topo com aparelho lingual? Se não for possível, existem outras alternativas

6 respostas
É possível tratar mordida topo a topo com aparelho lingual? Se não for possível, existem outras alternativas para o tratamento que não seja o aparelho fixo normal?
Temos várias opções de tratamento e a escolha entre elas é apontada pela análise detalhada do caso. E há sim, opções que não sejam o aparelho fixo convencional. Há aparelhos, que só atuam por dentro da boca, nada aparecendo no sorriso ou por fora, nos dentes. A mordida de topo produz atrito, que desgasta a superfície do esmalte dos dentes, deixando-os mais curtos precocemente e, naturalmente, podem reduzir sua vida útil. A articulação da mandíbula com o crânio, ATM, com a mordida cruzada, também funciona de forma desequilibrada, podendo ser forçada pelo trabalho mastigatório, mais de um lado do que do outro. Portanto, é assunto sério e, sem tratamento, é certo que no futuro virão consequências.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O aparelho lingual tem as mesmas funcionalidades do aparelho convencional, também tem os alinhadores estéticos. Mas a melhor opção para o tratamento só um ortodontista vai poder te indicar, com base nos seus exames clínico e radiográficos.
Olá, a forma de tratamento, aparelhos, enfim, o "remédio", dependeria de qual seria sua "doença". Somente com um diagnóstico realizado com exames clínico e de imagens seríamos capazes de responder sua pergunta com 100% de certeza. Aguardo sua consulta. Até...
Claro! Mas primeiro há de se inspecionar o porque das dores. Pode ser desvio da mandíbula, contato prematuro dos dentes, hábitos parafuncionais. O ideal é procurar um ortodontista que faça também ortopedia funcional dos maxilares. Abraço e à disposição.
Outra forma de tratamento para uma dentadura decídua ou mista seria um aparelho móvel com molas digitais paa descruzar os dentes inferiores.
Dependendo do caso, sim. Outra alternativa seria um aparelho móvel expansor que atua na inclinação dos dentes. Mas o melhor planejamento só é efeito com o exame clínico/radiográfico do paciente.Os procedimentos são diferentes dependendo da idade.

Especialistas

Isabella Moreira

Isabella Moreira

Dentista

Belo Horizonte

Felipe Azevedo

Felipe Azevedo

Dentista

Recife

David Cidrao de Moura Fe

David Cidrao de Moura Fe

Dentista

Fortaleza

Patricia Picolli

Patricia Picolli

Dentista

Porto Alegre

Glaucia Estevam

Glaucia Estevam

Dentista

São Paulo

Andrea Vieira Laercio Pontes

Andrea Vieira Laercio Pontes

Dentista

Fortaleza

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 7 perguntas sobre Mordida Cruzada
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.