É saudável ignorar o pensamentos ansiosos? Por exemplo, quando pensar coisas absurdas (por conta da

14 respostas
É saudável ignorar o pensamentos ansiosos?
Por exemplo, quando pensar coisas absurdas (por conta da ansiedade) ignorar e dizer para si mesmo: "Esses pensamentos são da ansiedade, não são meus.".
É saudável?
Olá, Bom dia! A questão não é se essa prática é saudável ou não, mas sim se faz sentido para você agir dessa maneira. Confesso que me perguntei aqui se de fato você consegue esquecer suas ansiedades quando elas aparecem, pois quanto mais queremos e nos esforçamos para esquecer algo, mais presente em nossa consciência esse algo fica. Entenda que esquecer algo não é um ato voluntário, então tentar esquecer faz na verdade o movimento contrário: querendo esquecer algo você acaba por trazer esse algo para a consciência. faz sentido? Seria importante que se consulte com um psicólogo, pois junto dele você irá de fato trabalhar esses pensamentos, e sua ansiedade como um todo. Entendendo de onde ela surgiu, e o que te faz se sentir tão ansiosa vai lhe ajudar a curar tais pensamentos, pois a ansiedade trabalhada de perto e pelas reais razões tende a melhorar.

É saudável voce controlar os pensamentos, principalmente os negativos. Quando vierem, confrontá-los.. e tentar entender a nivel racional o q esta levando voce a pensar dessa forma... Perceba o seguinte: se isso esta te trazendo beneficios e voce percebe que a ansiedade nao vem, provavelmente voce encontrou uma maneira de lidar com sua ansiedade. Mas, se mesmo agindo dessa forma, vc ainda entra em crise ou às vezes sai do controle, pode ser que sua ansiedade esteja em um nivel que precise ser olhada mais de perto por um especialista. Veja o quanto isso esta afetando sua qualidade de vida. O tamanho disso é que eh um termômetro para voce entender quando deve buscar ajuda. Espero ter contribuido com vc.
Olá! Essa é uma forma de trabalhar os pensamento ansiosos e disfuncionais. Se isso resolve naquele momento e esses pensamento não retornam com frequência, é porque você conseguiu encontrar uma forma de lidar com essas questões. Contudo, se esses pensamentos retornam em um curto período de tempo, seria interessante realizar um atendimento com psicólogo, para compreender o motivo de estar retornando essas questões de ansiedade e outros recursos que possa lhe ajudar.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 170
Olá! Essa é uma pergunta fundamental, pois os pensamentos juntamente com as emoções que os revestem são o que nos movem e nos impulsionam para realizar as coisas, sejam elas boas ou não, e logo mais saberemos pelas consequências. Alguns teóricos mais modernos associam as dificuldades mentais como distúrbios do pensamento.

Uma coisa importante é que os pensamentos se processam dentro de você e um bom hábito a ser desenvolvido é a capacidade pra discernir o conteúdo desses pensamentos e saber a direção que eles apontam. Vc pode observá-los de forma racional, mas também emocional, que no caso geram o desconforto já sinalizado como ansiedade.

Se dessa forma como vc está fazendo está auxiliando a não pensar neles, ótimo, podemos considerar saudável! Mas se você percebe que são pensamentos grudentos que desconcentra nos afazeres e vc não consegue por meios próprios resolver, um psicólogo pode te auxiliar a se conhecer e a gerir por meios próprios seus pensamentos e emoções.

A qualidade dos pensamentos pode impulsionar o aumento da ansiedade. Seria proveitoso para a evolução da saude psíquica, rever em ambiente psicoterápico os diversos fatores que podem estar desencadeando estes sintomas. Cuide-se e permita-se evoluir com auxílio especializado.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá, boa tarde! Na prática, aprender a lidar com os pensamentos ansiosos e intrusivos é mais eficaz do que ignorá-los. Os pensamentos são seus, mas você não é os seus pensamentos.Pensamentos são apenas pensamentos e, em uma parte significativa das vezes, eles não têm como base a realidade. Entretanto, são capazes de gerar muito sofrimento quando nos arrastam pelas hipóteses, descrições, perspectivas e até mesmo adivinhações. A Terapia Cognitivo Comportamental pode lhe oferecer ferramentas apropriadas que serão úteis na identificação desses pensamentos e manejo deles - é muito importante aprender a identificar os pensamentos e examiná-los, no intuito de distinguir pensamentos, sentimentos e fatos.
Não acredito que o esforço para ignorar pensamentos seja o caminho, mas sim, tomar consciência, ou seja, estar atento para saber quando estes pensamentos estão de fato ocupando a sua mente. Você já experimentou fazer meditação ou mindfulness? Irá lhe ajudar muito neste processo, porém não pode esquecer da psicoterapia. Agregando estas duas ferramentas em sua vida, poderá colher bons frutos, se você persistir e se dedicar. Se quiser, entre em contato! Abraços
Os pensamentos intrusos fazem parte dos quadros de ansiedade. O mais importante é compreender como eles regem seu comportamento e sobre como lidar com eles. Procure um profissional para te ajudar com o tratamento.
Olá, isso muitas vezes é usado como uma técnica terapêutica quando a pessoa já está fazendo terapia, não sei se é o seu caso, mas é interessante você entender o que está acontecendo e porque desses pensamentos e isso em algumas conversas com um especialista poderá te ajudar. Abçs!
Olá! Por mais absurdo que alguns pensamentos possam parecer, tentar negar, esconder ou fingir que não são seus não te ajuda a lidar com a ansiedade ou qualquer outro sentimento que você julgue negativo. Seria como tentar "tampar o sol com a peneira”, sabe? Por sua vez, poder falar livremente sobre seus pensamentos, emoções e sentimentos despertados e reconhece-los como seus é o melhor caminho para se apropriar de si, possibilitando uma vida mais digna e feliz. Neste caso, um processo de psicoterapia, onde não haverá julgamentos (mas sim indagações e reflexões sobre o conteúdo que você trouxer) pode ser de grande valor. Espero ter ajudado. Abs, Bruna.
Olá, os pensamentos fazem parte da atividade humana, a questão é como estamos lidando com eles, olhe para seus pensamentos com curiosidade, ao invés de querer fugir deles. Fique Bem!
Seja bem-vinda! bem-vindo! Existem outras técnicas que te ajudarão de maneira mais eficiente. Os recursos que a psicoterapia entrega te ajudarão a minimizar os pensamentos intrusivos e a ansiedade que sente. Deixo de presente uma reflexão... Seja gentil com você mesmo... quando passamos a entender nosso processo costuma ser mais fácil passar por ele.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 200
Olá! O fato de identificar que os pensamentos se apresentam por conta da ansiedade já é um bom começo! Mas, para melhorar o manejo dos mesmos, seria importante observar o conteúdo, do que se trata, como aprecem e o quanto consomem sua energia psíquica. Técnicas de Mindfulness, Regulação Emocional e trabalhar sistema de valores, podem ser recursos que irão te auxiliar a lidar da melhor maneira possível com a ansiedade. Não se esqueça de que tais técnicas precisam ser aplicadas por profissionais qualificados. Espero ter ajudado, qualquer coisa, só chamar! Um abraço!
Olá. Ignorar os pensamentos ansiosos pode ser uma estratégia útil para algumas pessoas, especialmente quando esses pensamentos são irracionais ou não refletem a realidade. No entanto, ao dizer a si mesmo que os pensamentos ansiosos não são seus e que são apenas produtos da ansiedade, você está reconhecendo que esses pensamentos não definem sua identidade ou realidade, ajudando a diminuir a intensidade desses pensamentos e a evitar que eles o dominem completamente. Espero ter contribuído.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!