É um efeito colateral do diazepam de 5 mg 3x ao dia perder peso? No caso perdi 21 kg, para tratament

3 respostas
É um efeito colateral do diazepam 5 mg e/ou Venlafaxina 75mg, perder peso?
A venlafaxina pode diminuir o apetite, sobretudo no início do tratamento.

sim a maioria dos antidepressivos pode dar perda de peso principalmente no inicio do tratamento.
Te convidamos para uma consulta: - R$ 250
Olá, a Venlafaxina é um excelente antidepressivo usado principalmente para tratar quadros de ansiedade e depressão. Já o Diazepam é um Benzodiazepínico, que ajuda no tratamento de quadros de ansiedade e alteração do sono. Ambos podem ocasionar sintomas de adaptação no organismo (náusea, dor abdominal, insônia e alteração do apetite), os quais tendem a melhorar em aproximadamente 2 semanas.
Entre as duas, a Venlafaxina cursa com uma redução no apetite e consequentemente perda de peso. Importante destacar que esse efeito é muito individual mas não se trata de um efeito colateral. Em parte pode ser um efeito desejado em se tratando de quadros de compulsão alimentar associada.
Sugiro que siga as orientações e converse com seu psiquiatra sobre o tempo adequado para avaliar os resultados com a nova medicação. Lembro que uma boa Aliança Terapêutica aliada ao autoconhecimento podem ajudar a lidar com as adversidades e trabalhar estratégias saudáveis de enfrentamento aos desafios que surgirem.