É verdade que masturbação demais causa impotência?

6 respostas
É verdade que masturbação demais causa impotência?
Olá!! A masturbação não causa nenhum tipo de disfunção erétil, isso realmente é um mito.
A disfunção erétil pode ter causas orgânicas, medicamentosas ou psicológicas.Para investigar possíveis causas orgânicas ou medicamentosas um urologista fará uma avaliação , sendo descartadas ou não essas duas causas , precisa procurar um psicólogo para trabalhar o porquê da disfunção, focando nas questões emocionais. E, mesmo constatando causa orgânica, a ajuda psicoterápica é necessária para trabalhar possíveis danos na auto estima e confiança que podem ocorrer.
Espero ter ajudado!Qualquer coisa, estou a disposição!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não, isso na verdade é um mito. Diversos estudos comprovaram que masturbação não causa impotência e nem deixa qualquer tipo de sequela.
A impotência pode ser causada por alguma questão física, então é sempre importante passar por um Urologista para fazer exames e descartar possíveis problemas.
Outro fator que causa impotência, em grande parte dos casos, são questões de ordem psicológica e emocional como insegurança com o próprio corpo, ansiedade, estresse, depressão, entre outros.
Sem conhecer o motivo da sua pergunta: quer explicar a impotência? Precisa de um argumento para interditar-se a masturbação? Sente culpa por causa da masturbação? Seja como for, não é verdade.

No entanto, quem se masturba muito (muito mesmo), pode estar com um mau estar na alma, pois a melhor sexualidade é com parceira ou parceiro, quando existe correspondência entre os dois. Assim, a masturbação pode deixar um vazio. Só que este vazio não é impotência física, mas pode ser entendida como impotência social, dificuldade de sentir prazer na presênça e com a ajuda de um outro.

Neste caso, é recomendado a terapia psicológica no sentido de apreender se relacionar. A psicoterapia humanista é a mais indicada, e ainda a psicanálise. Não a comportamental, pois esta visa a independência da pessoa, enquanto se trata de apreender aguentar e cultivar a dependência, sem - é claro - sacrificar a autonomia, o caráter próprio. Eis a dificuldade.
Não, a masturbacao demais ou excessiva não causa disfunção erétil, porém se for exagerada e inadequada seu exagero poderá sim lhe trazer alguns problemas. Converse com um psicólogo, nem sei o que é muito ou “demais” para você, talvez nem seja. Converse com um profissional que lhe orientará em toda essa questão!
É preciso olhar caso a caso, pois é importante entender em um primeiro momento o modo como você se relaciona com seu corpo e que outras coisas podem estar associadas à masturbação e à impotência. É difícil de atribuir uma causa direta, precisamos olhar com calma para sua experiência e entender como esses assuntos se articulam em sua vida.
E realmente um mito sobre a impotência causada pela masturbação.
As causas poderiam ser orgânicas investigadas por um urologista ou psicológicas . Onde o psicoterapeuta buscaria com você uma causa psicologica para o problema.

Especialistas

Esio Vasconcelos Marques

Esio Vasconcelos Marques

Urologista

Divinópolis

Ceres Canali

Ceres Canali

Psicólogo, Sexólogo

Cascavel

Raphael Bernardes

Raphael Bernardes

Terapeuta complementar

Goiânia

Saulo Teles

Saulo Teles

Urologista

São Paulo

Guilherme Alcântara

Guilherme Alcântara

Terapeuta complementar

Manaus

Leonardo Ribeiro

Leonardo Ribeiro

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 468 perguntas sobre Disfunção erétil (impotência)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.