É verdade que masturbação demais causa impotência?

6 respostas
É verdade que masturbação demais causa impotência?
Olá!! A masturbação não causa nenhum tipo de disfunção erétil, isso realmente é um mito.
A disfunção erétil pode ter causas orgânicas, medicamentosas ou psicológicas.Para investigar possíveis causas orgânicas ou medicamentosas um urologista fará uma avaliação , sendo descartadas ou não essas duas causas , precisa procurar um psicólogo para trabalhar o porquê da disfunção, focando nas questões emocionais. E, mesmo constatando causa orgânica, a ajuda psicoterápica é necessária para trabalhar possíveis danos na auto estima e confiança que podem ocorrer.
Espero ter ajudado!Qualquer coisa, estou a disposição!

Não, isso na verdade é um mito. Diversos estudos comprovaram que masturbação não causa impotência e nem deixa qualquer tipo de sequela.
A impotência pode ser causada por alguma questão física, então é sempre importante passar por um Urologista para fazer exames e descartar possíveis problemas.
Outro fator que causa impotência, em grande parte dos casos, são questões de ordem psicológica e emocional como insegurança com o próprio corpo, ansiedade, estresse, depressão, entre outros.
Sem conhecer o motivo da sua pergunta: quer explicar a impotência? Precisa de um argumento para interditar-se a masturbação? Sente culpa por causa da masturbação? Seja como for, não é verdade.

No entanto, quem se masturba muito (muito mesmo), pode estar com um mau estar na alma, pois a melhor sexualidade é com parceira ou parceiro, quando existe correspondência entre os dois. Assim, a masturbação pode deixar um vazio. Só que este vazio não é impotência física, mas pode ser entendida como impotência social, dificuldade de sentir prazer na presênça e com a ajuda de um outro.

Neste caso, é recomendado a terapia psicológica no sentido de apreender se relacionar. A psicoterapia humanista é a mais indicada, e ainda a psicanálise. Não a comportamental, pois esta visa a independência da pessoa, enquanto se trata de apreender aguentar e cultivar a dependência, sem - é claro - sacrificar a autonomia, o caráter próprio. Eis a dificuldade.
Não, a masturbacao demais ou excessiva não causa disfunção erétil, porém se for exagerada e inadequada seu exagero poderá sim lhe trazer alguns problemas. Converse com um psicólogo, nem sei o que é muito ou “demais” para você, talvez nem seja. Converse com um profissional que lhe orientará em toda essa questão!
É preciso olhar caso a caso, pois é importante entender em um primeiro momento o modo como você se relaciona com seu corpo e que outras coisas podem estar associadas à masturbação e à impotência. É difícil de atribuir uma causa direta, precisamos olhar com calma para sua experiência e entender como esses assuntos se articulam em sua vida.
E realmente um mito sobre a impotência causada pela masturbação.
As causas poderiam ser orgânicas investigadas por um urologista ou psicológicas . Onde o psicoterapeuta buscaria com você uma causa psicologica para o problema.