Em hemograma completo, é possível dectar Tenho intolerância a lactose ou tem um exame específico par

2 respostas
Em hemograma completo, é possível dectar Tenho intolerância a lactose ou tem um exame específico para isso?
Hemograma é uma coisa, teste de tolerancia a lactose é outro!

Sugiro não fazer nada por conta própria e buscar ajuda especializada de um endocrinologista para te auxiliar com medicamento/doses específicas para o caso.

Espero ter ajudado, fico a disposição!

Atenciosamente,
Dr. André Mahmoud
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 400
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Um hemograma completo é um exame de sangue que avalia diversos componentes sanguíneos, como glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, hemoglobina, hematocrito e plaquetas. Ele é utilizado para detectar uma ampla gama de condições, incluindo infecções, anemias e distúrbios imunológicos. No entanto, um hemograma completo não é utilizado para diagnosticar intolerância à lactose.

A intolerância à lactose é uma condição na qual o corpo não consegue digerir adequadamente a lactose, um tipo de açúcar encontrado no leite e em produtos lácteos, devido à deficiência ou à baixa atividade da enzima lactase no intestino delgado. Os sintomas da intolerância à lactose incluem desconforto gastrointestinal, como inchaço, gases, diarreia e cólicas, que ocorrem após a ingestão de alimentos contendo lactose.

Para diagnosticar a intolerância à lactose, são utilizados testes específicos, como:

1. **Teste de tolerância à lactose**: Este teste mede a reação do seu corpo à lactose. Você será solicitado a beber um líquido que contém uma alta quantidade de lactose. Em seguida, o teste mede os níveis de glicose no sangue em intervalos regulares. Se os seus níveis de glicose no sangue não aumentarem, isso indica que seu corpo não está adequadamente digerindo e absorvendo a lactose.

2. **Teste de hidrogênio no ar expirado**: Após a ingestão de um líquido rico em lactose, este teste mede a quantidade de hidrogênio no ar que você exala. Níveis elevados de hidrogênio podem indicar que a lactose não está sendo adequadamente digerida e absorvida, levando à fermentação da lactose por bactérias no cólon.

3. **Teste de acidez das fezes**: Este teste é mais comumente usado em bebês e crianças pequenas. Ele verifica a quantidade de ácido nas fezes, pois a lactose não digerida pode ser fermentada por bactérias, produzindo ácido e aumentando a acidez das fezes.

Se você suspeita que tem intolerância à lactose, é importante consultar um médico. O médico pode recomendar a realização de um ou mais desses testes específicos para confirmar o diagnóstico e, em seguida, discutir com você as melhores maneiras de gerenciar a condição, que podem incluir ajustes na dieta e, em alguns casos, o uso de suplementos de lactase.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.

Especialistas

Sandes Hipolito

Sandes Hipolito

Nutrólogo

Campinas

Melissa Malfate

Melissa Malfate

Nutricionista

São Paulo

Lucas Vaz

Lucas Vaz

Nutrólogo

Aracaju

Renata Maria Monteiro Leite

Renata Maria Monteiro Leite

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Andre Luiz Neto Fontoura

Andre Luiz Neto Fontoura

Endocrinologista

Cabo Frio

Taissa Müller

Taissa Müller

Nutricionista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 407 perguntas sobre Intolerância a lactose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.