Em que situação a "Terapia Sistêmica" pode ser útil para Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?

2 respostas
Em que situação a "Terapia Sistêmica" pode ser útil para Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
Olá!
Quem convive com o TOC sabe o quanto pensamentos repetitivos e rituais podem tomar tempo, gerar angústia e atrapalhar a vida diária. Muitas vezes, não se trata apenas de controlar esses comportamentos, mas de entender o que eles tentam encobrir ou organizar no psiquismo.

No meu trabalho psicanalítico, não olho o TOC apenas como um conjunto de sintomas a serem eliminados. Escuto o sujeito em sua singularidade, para compreender por que esses impasses retornam, qual função eles cumprem e como abrir espaço para novas formas de lidar com a angústia. Essa é uma via que vai além de técnicas de controle, permitindo um encontro com aquilo que está em jogo de maneira mais profunda.

Se você sente que o TOC tem limitado sua vida, agende agora mesmo uma sessão online comigo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Rosana Paula Silva Medeiros
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
O TOC pode surgir em contextos em que apresentam regras rígidas, excesso de exigência, de perfeição ou medo de falhar são fortes na família. As manifestações do transtorno interferem de maneira bastante acentuada na vida dos indivíduos com TOC e também na daqueles com os quais eles convivem, gerando sobrecarga e estresse, provocando sentimentos como depressão, raiva, frustração, culpa e conflitos familiares.
As reações dos familiares podem se apresentar de duas maneiras.. A primeira consiste na reação crítica e hostil, dos familiares que acreditam que o paciente é capaz de controlar e manejar os sintomas. O segundo ambiente hostil e estressante tende a aumentar os sintomas, dificultando a motivação e a adesão ao tratamento. Outra maneira habitual e muito comum de os familiares reagirem consiste na acomodação e na participação nos rituais.
A terapia sistêmica pode ajudar a entender esses padrões transgeracionais e a criar formas mais flexíveis de relacionamento, ajudando o individuo a romper o ciclo familiar que mantém os sintomas e em diminuir o sofrimento coletivo.

Especialistas

Michelle Esmeraldo

Michelle Esmeraldo

Psicanalista, Psicólogo

Rio de Janeiro

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Juan Pablo Roig Albuquerque

Juan Pablo Roig Albuquerque

Psiquiatra

São Paulo

Liézer Cardozo

Liézer Cardozo

Psicólogo

Curitiba

Rene Jesus Acosta

Rene Jesus Acosta

Generalista

Petrolina

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1172 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.