Escitalopram causa calor na nuca?

2 respostas
Escitalopram causa calor na nuca?
Dr. Rubens de Campos
Psiquiatra
São Paulo
Boa tarde, todo medicamento pode causar algum efeito indesejado no paciente, sendo diferente as manifestação em cada indivíduo. O Escitalopram nâo costuma causar o calor na nuca mencionado por você, mas é importante que fale com seu médico para que ele avalie possível interação medicamentosa ou para que se for necessário faça a substituição do medicamento. Abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Mateus Abreu
Psiquiatra
Belo Horizonte
Olá! O escitalopram é um antidepressivo da classe dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS), e como todo medicamento que atua no sistema nervoso central, pode provocar efeitos colaterais variados — inclusive alguns menos conhecidos ou pouco descritos nas bulas. Entre eles, algumas pessoas relatam sensações incomuns como calor localizado na cabeça, pescoço ou nuca, principalmente nas primeiras semanas de uso.

Do ponto de vista fisiológico, isso pode ter relação com a modulação do sistema autonômico, ou seja, do equilíbrio entre o sistema simpático (ativador) e parassimpático (calmante). O escitalopram pode, em algumas pessoas, gerar uma leve disregulação da resposta vascular ou térmica, levando a sintomas como ondas de calor, calafrios ou sensação de “pressão” ou “queimação” em partes específicas do corpo — como a nuca.

Outro ponto importante é que, em algumas pessoas, o escitalopram pode aumentar ligeiramente o nível de ansiedade ou tensão muscular no início do tratamento, o que também pode provocar essa sensação de calor, principalmente se houver rigidez cervical, preocupação constante ou hipervigilância corporal.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2396 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.