Está acontecendo algo: Estou esquecido, esqueço nomes, demoro para lembrar nomes de artistas, nome de filmes, nomes de músicas e estou trocando nomes de pessoas, é um tipo de esquecimento que nunca tive, tenho 55 anos. Antes esquecia muito mas era por falta de concentração agora é um esquecimento diferente, não tem a ver com ansiedade e nem concentração. É doença isso? tem tratamento? Não fui no médico ainda pois penso que pode ser da idade!
Difícil afirmar somente com esses dados. Uma consulta presencial é fundamental para a realização de testes e conhecimento maior de históricos. Existem muitas possibilidades clínicas. Vale sim uma consulta com a especialidade para afastar causas evolutivas.

A dificuldade de memória pode ser esperada para certa idade mas também pode ter diversas causas, desde causas reversíveis (problemas na tireoide, falta de vitaminas, depressão, ansiedade) até causas não reversíveis (quadros neurodegenerativos como as demências).
Se estiver atrapalhando seu funcionamento no seu dia a dia o ideal é passar por uma avaliação presencial com médico especialista.

Especialistas em Transtornos Da Memória

Lilian Leal Pinto de Carvalho

Lilian Leal Pinto de Carvalho

Médico clínico geral, Geriatra

Lauro de Freitas

Bruno Gherman

Bruno Gherman

Psiquiatra

Rio de Janeiro

Emanuel Malaguez Webber

Emanuel Malaguez Webber

Neurologista

São Miguel do Oeste

Fernanda Dias Cieri Aguiar

Fernanda Dias Cieri Aguiar

Médico clínico geral, Geriatra

São Paulo

Roberta França

Roberta França

Geriatra

Rio de Janeiro

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Médico clínico geral

Rio Branco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 62 perguntas sobre Transtornos Da Memória

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.