Esta avaliação neuropsicológica é o mesmo que exame neuro psicologico?

23 respostas
Esta avaliação neuropsicológica é o mesmo que exame neuro psicologico?
O exame neuropsicológico é uma ferramenta, um instrumento para a avaliação neuropsicológica. A avaliaçao seria a análise global, apoiada em dados auferidos por exames neuropsicológicos.

Sim, avaliação neuropsicológica, exame neuropsicológico ou avaliação cognitiva são a mesma coisa.
Tal procedimento consiste no exame do funcionamento global do indivíduo, isto é, na averiguação das diferentes esferas que compõem a cognição, como atenção, estratégias de planejamento, tomada de decisão, flexibilidade mental, memória, aprendizagem, inteligência, linguagem, habilidades acadêmicas, além de traços de personalidade e habilidades sociais.
A avaliação neuropsicológica é utilizada, sobretudo, para:
- auxiliar o diagnóstico
- entender detalhadamente de sintomas e comportamentos
- determinar qual o grau de comprometimento das funções que compõem a cognição
- diagnosticar dificuldades e sugerir tratamento
Avaliação neuropsicológica é um conjunto de instrumentais teóricos, técnicos e práticos (exames, anamnese e exercícios) com a finalidade de diagnosticar um provável diagnóstico de disfunção no sistema nervoso que esteja afetando o comportamento ou a cognição da pessoa. Essa avaliação só pode ser realizada por psicólogos com especialização em neuropsicologia. O exame neuropsicológico é apenas uma parte da avaliação neuropsicológica.
A avaliação neuropsicológica é um trabalho realizado apenas por psicólogo, para avaliar as cognições e o comportamento do indivíduo dentro de padrões comprovados cientificamente e que tem como resultados um relatório de como este individuo lida com suas habilidades e também com suas dificuldades. É utilizado questionários e testes padronizados assim como a anamnese e observações. Esse conjunto da-se o nome de exame neuropsicológico.
É um procedimento de um profissional da Psicologia, com especialização em Neuropsicologia, O PROFISSIONAL É CAPACITADO DE CONHECIMENTOS, INSTRUMENTOS NEUROPSICOLÓGICOS, a fim de avaliar os processos cognitivos e comportamentos, déficit cognitivo e o perfil neuropsicológico de um sujeito.
Olá. A avaliação neuropsicológica é uma averiguação, feita por psicólogos especialistas, através de diferentes instrumentais. Porem é comum que utilizem o termo exame neuropsicológico, embora este seja um dos instrumentais dentro de uma avaliação neuropsicológica.
O resultado da avaliação neuropsicológica é fundamental para o diagnóstico médico de uma síndrome demencial, por exemplo.Na avaliação neuropsicológica, os resultados obtidos pelo paciente serão comparados com os resultados esperados para sua faixa etária e grau de escolaridade. O nosso desempenho cognitivo (memória, atenção, percepção, raciocínio...) varia de acordo com a faixa etária. Uma vez sendo detectado um desempenho aquém do esperado, e as funções cerebrais atingidas, poderá se traçado um plano de reabilitação e estimulação para essas funções afetadas.
Muitas vezes, esses termos podem significar o mesmo conceito. A avaliação neuropsicológica é um conjunto de exames, onde se pretende examinar percepção, linguagem, memória, inteligência, funções executivas (aquelas mais complexas como planejamento, organização, solução de problemas). Em geral, aplica-se uma bateria de testes neuropsicológicos para mensurar o nível de desvio em relação à media da população como um todo. Somente um neuropsicólogo pode aplicar testes neurpsicológicos. Contudo, outros profissionais podem lançar mão de instrumentos não restritos para avaliar tais funções. O psicologo especializado em neuropsicologia conseguirá emitir um relatório, onde irá cruzar os dados obtidos nos testes com os sintomas clínicos e comportamentos observados durante as testagens.
A Avaliação Neuropsicológica , é realizada por um profissional habilitado e os instrumentos são testes, baterias, escalas.
Objetiva a avaliação das funções cognitivas (que está relacionada com a inteligência e funções mentais, como: memória, atenção, noção de tempo e espaço, linguagem, raciocínio abstrato, percepção, inteligência, habilidades e outros).
É realizado porum profissional da Psicologia, com especialização em Neuropsicologia, Ocapacitado de instrumentos e conhecimentos neuropsicologicos para avaliar os processos cognitivos e comportamentos, déficit cognitivo
Bom dia...avaliação Neuropsicológica ou exame Neuropsicológico são a mesma coisa sim. Ambos avaliarão os aspectos cognitivos, emocionais e acadêmicos...
Fico a disposição
Priscilla C Sociale- Psicóloga, Psicopedagoga e Neuropsicóloga
Sim, mesma coisa. Para ser mais precisa diria que uma avaliação neuropsicologica se faz através de exames neuropsicologicos .
O Psicologo especializado em Neuropsicologia
avalia o paciente atreves de varias baterias de testes e tarefas.
Neuropsicologia tem ligação direta com os nossos comportamentos.
A Neuropsicologia pode ser considerada a ciência que busca relacionar a atividade do sistema nervoso ao funcionamento psicológico, tanto em condições normais, quanto em condições patológicas, incluindo o estudo do desenvolvimento e dos distúrbios cognitivos, emocionais e de personalidade
A avaliação auxilia na identificação de lesão, diagnóstico, prognostico, orientação, tratamento, reabilitação encaminhamento para terapia psicológica, fonoaudiológica, fisioterapia Auxilia também nas possíveis mudanças profissionais, acadêmicas, familiares, em Perícia, a tomada de decisão dos profissionais em questões legais
Interdições Aposentadorias.

Boa noite o esame neuro psicologico é um elemento que leva conteudos a avaliação psicologica, a avaliação é um conjunto de esames neuropsicologicos. A avaliação abrange mais elementos para depois chegar a uma avaliação mais objetiva possivel. As pessoas aptas a realizar a avaliação são os neuropsicologos como tambem psicologos com a especialização no uso dos textes.
A avaliação neuropsicologia é feita apenas por pós graduado em neuropsicologia
Fonoaudiólogos e psicólogos podem fazer está pós graduação que permite avaliar de forma completa os resultados, relacionando e comparando com regiões complexas do cérebro.
A avaliação neuropsicológica e o laudo neuropsicológico envolve entre outros o exame . A avaliacao envolve vários instrumentos, anamnese , cognição, . Memória .....
Sim, é a o mesmo, na Avaliação Neuropsicológica há uma investigação detalhada de como o paciente se encontra, principalmente a sua atenção dividida, concentrada e alternada, também os testes de personalidade dão informação de como ocorre a funcionalidade das emoções.
A Neuropsicologia é uma área da Psicologia que se une à Neurologia para estudar o cérebro e o comportamento humano. A Avaliação Neuropsicológica é um exame diagnóstico que tem como objetivo avaliar as funções cognitivas gerais do paciente. Ou seja, é um mapeamento de todas as funções mentais da pessoa que além de analisar todas as funções cognitivas também avalia aspectos emocionais e da personalidade
A Avaliação Neuropsicológica é feita por um Psicólogo Especialista em Neuropsicologia.
Olá, boa pergunta, obrigado por fazê-la!

Essa é uma pergunta acadêmia, visto que no campo etimológico, 'exame' refere-se a uma causa atual e a 'avaliação' a um processo investigativo passado (mais robusto), mas comumente não encontramos esse consenso na prática clínica.

Poderíamos diferenciar que avaliação psicológica avalia o funcionamento cognitivo e da personalidade geral, voltada para diagnosticar condições psiquiátricas utilizando testes psicológicos para esse fim, realizada somente por um psicólogo capacitado. Nesse sentido, o exame poderia ser algo preliminar à avaliação, mas isto carece de consenso.

A melhor escolha, quando for buscar um profissional para avaliação\exame, é questiona-lo quanto a sua prática e capacitação, provavelmente ele irá esclarecer essas e outras dúvidas ao que você procura.

Não deixe de procurar um psicólogo em razão da dúvida, estamos aqui para ajudá-lo. : )
Neuropsicologia é um procedimento da psicologia que estuda relações entre o cérebro e as manifestações do comportamento humano.Para que as lesões cerebrais sejam identificadas, o neuropsicólogo realiza um conjunto de testes e procedimentos chamado de avaliação neuropsicológica.
Como explicado com meus colegas são processos diferentes. Sempre busque um especialista
Na prática são usados como sinônimos sim.
AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

Indicada no diagnóstico diferencial de transtornos do neurodesenvolvimento, auxilia na identificação precoce de alterações cognitivas nos quadros de Alzheimer, Trantornos Atencionais, Depressivos, Traumas Crânio Encefálicos e em uma diversidade de condições que afetam as funções cognitivas e psicomotoras, como no TDA e no TEA.

O diagnóstico neuropsicológico é função privativa do psicólogo. De acordo com as regulamentações que regem seu exercício profissional, é obrigatório que o psicólogo possua qualificação específica para elaborar diagnósticos neuropsicológicos.

Para a avaliação são necessárias de 06 a 08 sessões, onde além da avaliação clínica, são utilizados testes Neuropsicológicos específicos para a elaboração do laudo diagnóstico.