Estava em uso da Desvenlafaxina de 50mg e meu médico mudou para o Citalopram de 20mg, porém ele não

2 respostas
Estava em uso da Desvenlafaxina de 50mg e meu médico mudou para o Citalopram de 20mg, porém ele não recomendou a troca cruzada. Posso ter efeitos colaterais de retirada da Desvenlafaxina?
Desculpe, mas desconheço o que seja "troca cuzada" - seria diminuir um enquanto se aumenta o outro? Em relação a efeitos da retirada da venlafaxina, não seriam chamados de "efeitos colaterais" - efeitos colaterais, como diz o nome, são efeitos que são colaterais ao efeito principal (o efeito terapêutico) ou seja, aparecem ao lado dele. Portanto, só faz sentido falar em "efeitos colaterais", quando se toma uma substância e não quando se a retira. A desvenlafaxina, quando suspensa abruptamente, pode levar a sintomas de retirada (agitação, ansiedade, queda de pressão arterial, insônia). Isto vai depender de dose e sensibilidade da pessoa. Se você for jovem e saudável, por exemplo, é improvável que a suspensão de 50 mg leve a sintomas de retirada. Além disto, a introdução do citalopram pode dar alguma proteção contra os eventuais efeitos de retirada da desvenlafaxina. Quando aparecem, duram poucos dias. Mas, em caso de sentir algo desagradável que deixe você preocupado(a), consulte seu psiquiatra.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, é possível que você ter efeitos de retirada errada e mal estruturada, efeitos colaterais de retirada da desvenlafaxina não tem haver como quando interrompe-se o uso do medicamento. Alguns efeitos de retirada comuns da interrupção abrupta da desvenlafaxina incluem náusea, dor de cabeça, sudorese, alterações do sono, irritabilidade, ansiedade, fadiga, confusão, dificuldade de concentração e tontura.

É importante lembrar que cada pessoa pode ter uma experiência diferente ao interromper o uso de um medicamento e que alguns efeitos colaterais podem ser mais graves do que outros. Portanto, é importante seguir as instruções do seu médico sobre como interromper o uso da desvenlafaxina e discutir qualquer efeito que você possa experimentar. Se você estiver experimentando efeitos colaterais graves ou persistentes, consulte o seu médico imediatamente.

Em geral, é recomendável que a troca entre medicamentos seja feita de maneira gradual, com a dosagem de um medicamento sendo diminuída ao mesmo tempo em que a dosagem do outro é aumentada, a fim de minimizar os efeitos colaterais de retirada. Se o seu médico não recomendou a "troca cruzada" (termo novo mas entendi o que quis dizer), é importante seguir as instruções dele sobre como interromper o uso da desvenlafaxina e começar a tomar o citalopram. Se você tiver dúvidas ou preocupações, discuta-as com o seu médico.
Espero ter sido útil!

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2410 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.