estou apaixonada pelo meu terapeuta, o que devo fazer?

24 respostas
estou apaixonada pelo meu terapeuta, o que devo fazer?
Olá! Mude de terapeuta. Paz e bem!

Olá, tudo bem? Você não precisa fazer nada se não quiser. Mas caso se sinta a vontade, seria bem interessante para o seu processo de tratamento conversar com ele sobre o que está sentindo. Não pense que isto que está sentindo é raro de acontecer. É muito comum no processo de transferência o paciente achar que está apaixonado pelo terapeuta, mas com a evolução da psicoterapia verá que você está identificando nele aspectos e características que considera importante em um parceiro.
Olá! Se apaixonar pelo terapeuta é muito mais comum do que se imagina. Concordo com a colega que o melhor a fazer é falar sobre isso na terapia, caso seja possível para você. Muitas vezes, esse sentimento pode surgir como resistência ao tratamento, que pode estar se aproximando de questões muito delicadas. Espero ter ajudado.
Então, seria interessante e saudável compartilhar seu sentimento com ele, para juntos viabilizarem se continuarão o trabalho terapêutico ou optarão pelo encaminhamento a um colega. A principal questão é o seu bem estar.
Olá, todos os sentimentos e sensações que surgem no contexto de uma psicoterapia fazem parte do tratamento (diria inclusive que são parte essencial do processo terapêutico). Dessa forma, sentindo -se confortável, seria muito produtivo caso conseguisse compartilhar tal sentimento com o terapeuta, para que juntos possam analisa-lo dentro do momento da terapia em que se encontram.
Olá , concordo com meus colegas , quando dizem que isto é muito comum acontecer . Quanto a comentar ou não com seu Terapeuta fica a seu critério - caso comente , se espera dele um comportamento ético em relação a vc e a posição profissional dele .
Mas pense que vc esta idealizando esta relação !
O que do ponto de vista técnico profissional chama-se "transferência ".
Boa sorte ! Um abraço
Olá!
Minha sugestão é você tratar desse assunto com seu terapeuta, no seu espaço terapêutico. Ao falar sobre essa questão irá promover grandes aprendizados, tanto para você, quanto para o profissional que está lhe atendendo.
Esse tipo de situação acontece, sendo assim, não fique se culpando.
Agora é importante que você possa lidar da melhor maneira com essa situação.
À disposição,
Grande abraço
Ola! Alguns pacientes fazem essa transferência ao começar o processo terapêutico, mas se vc o que você sente ultrapassa essa relação de admiração talvez fosse interessante vc repensar na possibilidade de recomeçar com outra terapeuta. É importante vc avaliar antes da mudança, que sentimento e sensações seu terapeuta gera em vc! Deve-se levar em consideração não confundir "carência" com paixão ou desejo. Abraço
Quando acontece é muito bom que o terapeuta saiba. Com certeza ele saberá conduzir a terapia de maneira assertiva.
Olá!
Esse acontecimento é mais comum do que talvez você imagine! O melhor a fazer, caso você se sinta à vontade para isso, seria falar sobre isso com o terapeuta, pois é através da relação terapêutica que muitas coisas são trabalhadas na terapia. Falar disso vai te dar força para enfrentar muitas outras coisas que possam surgir dentro e fora da terapia. Esse apaixonar-se pode ser pela pessoa que é o terapeuta, mas pode ser também pelo papel que ele ocupa na relação terapêutica, de transferência, a partir da identificação e confiança para resolver suas questões. Sei que falar isso para o terapeuta pode não ser fácil, mas pode ser muito importante, pois é o enfrentamento e não uma fuga que pode gerar dificuldades para lidar com o assunto depois. Espero ter somado, pois tantos colegas deram ótimas opiniões! ;) Boa sorte!
Olá, concordo com as respostas acima que dizem que isso pode acontecer, do mesmo jeito que sentimentos de hostilidade podem surgir também. (Ficar com raiva do terapeuta, por exemplo). Importante que você fale e que isso seja trabalhado. As colegas acima deram algumas possíveis interpretações, pode ser o caso, mas considero que depende muito do que e como seja falado, como isso repercute em você, na sua história, etc.. Com certeza, se o terapeuta souber trabalhar essa questão, esta será uma fase importante da sua terapia.
A paixão abarcou, acolheu e a envolveu em fantasias, provavelmente o terapeuta observará esse envolvimento, se já não o fez, falar a ele ou não é escolha sua, dizer o que fazer será prepotência minha, meu limite é aconselha-la a entender o que habita em você com paciência e terapia.
Que bom que há em você a predisposição a paixões. Independente quem é o outro, lute para que lhe seja saudável.
Olá!

Apaixonar-se é uma dimensão humana muito bonita e nobre. Precisa-se verificar se o seu apaixonamento é pelo homem que está em sua frente ou pela atividade que ele exerce diante das demandas que você trouxe e está tendo resultados positivos. Essa duas realidades mostram que você é humana. Mas é importante lembrar que esse profissional tem um propósito terapêutico para você. Quem sabe seja o momento de você dar uma pausa com esse terapeuta para pensar melhor sobre seus sentimentos em relação a ele ou buscar um outro profissional para trabalhar essa demanda que é sua. Uma outra opção é ser honesta e partilhar com honestidade, pois dessa partilha poderá brotar um amadurecimento da relação terapêutica e os dois saírem ganhando. À Disposição. Um abraço.
Fale com ele se desejar, simplesmente.
Deve dizer para o seu psicólogo e ele provavelmente te ajudará a entender o processo da transferência, que não é incomum. Um abraço!
Diga a ele. Isso é o mais importante.

Explique a situação para ele, assim vocês podem ter uma conversa aberta sobre como proceder.

Quando você compartilhar o que sente, vocês poderão decidir juntos como proceder. O seu terapeuta vai ser a pessoa mais indicada, no momento, para ajudar você a lidar com essa situação (que não é incomum!).

Sendo um bom profissional, ele vai saber se os seus sentimentos por ele podem afetar a eficácia do tratamento, ou se esses sentimentos podem ser trabalhados dentro da própria análise. E ele vai saber orientar você sobre como proceder.

Espero que tenha ajudado!
Procure informacoes sobre TRANSFERENCIA E TAMBEM CONTRATRANSFERENCIA. Na net tem material . Este fenomeno e normal. Precisa ser resolvido de forma construtiva .
Olá!!! Muitas pacientes se apaixonam por seu terapeutas, algumas declaram seu amor e prosseguem o tratamento, outras se assustam e abandonam a psicoterapia e consequentemente o psicoterapeuta. Porém, pode indicar que a paciente não estava suficientemente preparada para reviver conflitos e sentimentos que causam dor.
Também concordo com meus colegas, quanto ao fato de ser comum acontecer durante a terapia, faz parte das relações transferenciais estabelecidas ao longo do seu tratamento, o terapeuta pode ter várias representações afetivas.
Caso sinta-se confortável converse com ele sobre isso, provavelmente seja bem produtivo para seu processo.
Saiba que isso é normal, se tiver oportunidade fale com ele (a) sobre isso

Até logo
Acontece. O psicólogo está em uma posição importante na sua vida. Converse sobre isso na terapia, mas saiba que é uma fantasia e que não deve passar disso.
Isso é muito comum de ocorrer. No entanto, caso isso venha atrapalhar em você se sentir confortável para se abrir sobre suas questões, busque outro profissional.
Olá! A primeira coisa que deve fazer é conversar com seu terapeuta sobre esse sentimento. Em alguns casos os pacientes podem confundir uma admiração por um sentimento amoroso e isso só poderá ser esclarecido se você se abrir sobre como se sente. Em conjunto com ele poderá decidir qual a melhor estratégia se continuar ou mudar. Um abraço e sigo à disposição.
Nada! Se acha que ele/ela é competente para continuar conduzindo sua terapia/análise, continue, siga em frente. Certamente vai aparecer no seu processo de terapia/análise. Entretanto, se isso colocar em dúvida o profissionalismo dele/dela, procure outro profissional.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 200