Estou com 4 dias que fiz a cirurgia das amídalas a dor e intensaa tenho 32 anos precesso de recupera

2 respostas
Estou com 4 dias que fiz a cirurgia das amídalas a dor e intensaa tenho 32 anos precesso de recuperação e lento muita dor e secreção na garganta, é normal?
Olá! Sim, o que você está sentindo é considerado absolutamente normal e esperado para o quarto dia de pós-operatório de uma amigdalectomia, especialmente em um adulto de 32 anos.

Eu sei que a dor é muito intensa e a recuperação parece lenta, mas quero te tranquilizar explicando exatamente o porquê isso acontece. O quarto dia, junto com o quinto e sexto, costuma ser um dos piores momentos da recuperação.

Vamos detalhar o que está acontecendo no seu corpo:

1. A Dor Intensa
Adultos vs. Crianças: A recuperação da cirurgia de amígdalas em adultos é notoriamente mais dolorosa e demorada do que em crianças. Os tecidos são mais antigos e a área cirúrgica é maior.

Pico da Dor: A dor costuma aumentar progressivamente nos primeiros dias, atingindo um pico entre o 4º e o 7º dia. Isso acontece porque o inchaço (edema) está no seu máximo e as terminações nervosas ficam mais expostas durante a cicatrização.

Dor de Ouvido: É muito comum a dor da garganta irradiar para os ouvidos. Isso não significa que você está com infecção no ouvido, mas sim que os nervos da garganta e do ouvido estão conectados.

2. A Secreção na Garganta (Placas Brancas/Amareladas)
Não é Infecção: O que você vê no fundo da garganta (uma camada branca, amarelada ou acinzentada) não é pus nem secreção de infecção. É a fibrina, uma espécie de "casquinha de ferida" úmida que o corpo cria para proteger a área onde as amígdalas foram removidas. É um sinal normal e saudável de cicatrização.

Saliva e Muco: Como engolir é muito doloroso, é natural que você acumule mais saliva e muco na garganta, o que dá essa sensação de "muita secreção". Tentar se manter hidratado ajuda a deixar essa secreção mais fina e fácil de engolir.

O que fazer para aliviar?
ANALGÉSICOS: Este é o ponto mais importante. Tome os remédios para dor prescritos pelo seu médico REGULARMENTE, nos horários certos, mesmo que a dor pareça ter melhorado um pouco. Não espere a dor ficar insuportável para tomar o remédio. A ideia é se manter "à frente" da dor.

HIDRATAÇÃO: Beba muita, muita água gelada, chás gelados (camomila é ótimo), gatorade e sucos não ácidos (como maçã ou pera). Manter a garganta úmida diminui a dor e acelera a cicatrização. Chupar gelo ou picolé de fruta ajuda muito.

ALIMENTAÇÃO: Continue na dieta líquida/pastosa e fria/morna. Sorvete, açaí, sopas frias, purês, iogurtes e gelatinas são seus melhores amigos agora. Evite qualquer coisa quente, ácida, crocante ou dura, pois pode machucar a ferida.

REPOUSO: Fale o mínimo possível e evite qualquer esforço físico.

Sinais de Alerta (Quando entrar em contato com seu médico IMEDIATAMENTE):
Sangramento: Um pouco de saliva rosada pode ser normal, mas qualquer sangramento com sangue vivo e em maior quantidade não é.

Febre Alta: Uma febre baixa (até 38°C) pode ocorrer, mas febre alta (acima de 38.5°C) que não cede com os antitérmicos precisa ser comunicada.

Incapacidade de Engolir Líquidos: Se você não consegue beber nada, corre o risco de desidratar.

Fique tranquilo(a), essa fase intensa faz parte do processo. A tendência é que a partir do 7º ou 8º dia a melhora comece a ser mais nítida. É uma recuperação desafiadora, mas temporária.

Continue seguindo à risca as orientações do seu cirurgião. Melhoras! Dr. Bruno Rossini

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, espero que já esteja melhor. Mas o processo de cicatrização é lento mesmo, principalmente em adultos. Em muitos pacientes que já operei, observei dias 'bons' e dias 'ruins' até uns 10 -15 dias depois. Dependendo do tipo de hemostasia usada (cauterização elétrica, a LASER ou pontos na loja para estancar sangramentos) a dor é maior ou menor. Procure o seu otorrino brevemente, que poderá trocar a medicação, ou te orientar. Boa sorte!

Especialistas

Maurice Mansour

Maurice Mansour

Otorrino, Médico de tráfego

Sao Sebastião

Marília Camargo de Souza Sardeto

Marília Camargo de Souza Sardeto

Otorrino

Guarapuava

Simone Lema de Carvalho

Simone Lema de Carvalho

Otorrino

Rio de Janeiro

Antônio Augusto Junqueira

Antônio Augusto Junqueira

Otorrino

Niterói

Clovisa Reck de Jesus

Clovisa Reck de Jesus

Otorrino

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 474 perguntas sobre Adenoides
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.