Estou com dificuldade de aprendizagem, memória ruim, cansaço mental e uma tensão na parte superior
9
respostas
Estou com dificuldade de aprendizagem, memória ruim, cansaço mental e uma tensão na parte superior direita da testa, fui ao neurologista e ele me receitou bupropiona por 1 mês mais alguns exames. É correto tomar esse antidepressivo?
Estes sintomas que voce descreve , se acompanhados por alteração de humor como tristeza, podem se referir a uma depressão. Se for esse o caso procure por um psiquiatra para medica-la e tratamento psicológico para elaborar as questões emocionais. Faça os exames pedidos para eliminar a possibilidade de causas orgânicas.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A medicação pode sim ajudar a aliviar pelo menos parte dos sintomas que você descreveu. Caso isso não aconteça você deve conversar novamente com seu médico. Se está em dúvida quanto ao tratamento busca um outro profissional para uma segunda opinião também pode ser indicado. De toda forma sugiro que, além do tratamento medicamentoso, procure um profissional da área de Psicologia ou Psicanálise para conversar. Uma vez que as medicações atuam muito mais nos sintomas do que propriamente na causa dos mesmos, pode ser o caso de uma indicação para psicoterapia.
Descartar problemas clínicos ou interações medicamentosas faz parte de uma boa conduta para se ter um hipótese diagnóstica bem estabelecida. É importante lembrar que as drogas usadas para tratamento dos transtornos psiquiátricos, tratam somente os sintomas, nunca a causa e são ministradas pelo psiquiatra, tendo em vista os mecanismos de ação e os efeitos colaterais. A terapia farmacológica não afasta a necessidade da psicoterapia, estando aí, a possibilidade de uma melhor compreensão e manejo acerca do que está acontecendo.
É importante fazer os exames solicitados para eliminar causas orgânicas. Apos isso seguir com o tratamento medicamentoso e procurar ajuda psicológica para identificar os problemas emocionais que estejam causando os sintomas mencionados.
Olá
A medicação poderá ajuda-la, porém se associa-la a um acompanhamento psicológico, o efeito será mais preciso.
É necessário que se conheça e que possa avaliar você mesma suas emoções, entendo da onde surgiram, porque age daquela maneira, e o mais importante como lidar com elas.
Faça os exames para tirar a dúvida de causas físicas, identificando não ser, então procure um psicologo para lhe ajudar.
Att,
A medicação poderá ajuda-la, porém se associa-la a um acompanhamento psicológico, o efeito será mais preciso.
É necessário que se conheça e que possa avaliar você mesma suas emoções, entendo da onde surgiram, porque age daquela maneira, e o mais importante como lidar com elas.
Faça os exames para tirar a dúvida de causas físicas, identificando não ser, então procure um psicologo para lhe ajudar.
Att,
As causas orgânicas devem ser sempre exploradas, para que você tenha um diagnóstico adequado. Se ele percebeu a necessidade de você tomar um antidepressivo, talvez outros sintomas estejam presentes. Como você se sente diante disso tudo? Acredito que seja importante consultar um psicólogo para que você compreenda melhor se esses sintomas tem a ver com seu estado interior, se há algo emocional dentro de você, alguma razão para isso estar acontecendo.
O médico, para prescrever, parte de uma hipótese diagnóstica, suspeitando que, no momento, aquele grupo de sintomas indica certa patologia. Logo, ele deve ter optado por esta medicação por entender que seus sintomas indicam um quadro depressivo. Observe os efeitos do remédio em seu organismo, e como você se sente. Como está num período de avaliação diagnóstica, realize os exames solicitados para verificar se há causas orgânicas envolvidas. Sugiro uma avaliação neuropsicológica, pois esta irá investigar e responder, através de testes e entrevistas, se as dificuldades cognitivas (memória ruim, dificuldade de aprendizagem, etc.) têm uma origem neurológica ou emocional.
O remédio pode ser bom para você, porém se não há causas orgânicas, certamente você pode estar sofrendo psiquicamente e isso gera problemas de atenção e memória. Seria bom procurar um psicólogo e expor suas dores e angústias, entendendo o que mudou em sua vida nos últimos tempos, como era antes e o que deseja ou não entrar em contato na sua história de vida.
Se há dúvida quanto a usar a medicação prescrita, sugiro que procure uma 2ª ou até uma 3ª avaliação médica. É de suma importância realizar os exames solicitados , afim de averiguar algum distúrbio físico e concomitantemente procurar um psicólogo para dirimir problemas emocionais que podem estar exacerbando estes sintomas.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Bom fui ao psiquiatra e ele aumentou minha dose de bupropiona para 300mg quando será que vou sentir efeito, desde já agradeço
- O uso de fluoxetina pode estar relacionada a queda de cabelo?
- Sou tatuadora e tenho clientes com depressão e fazem uso de certos antidepressivos.E normalmente tenho que retocar as tatuagens feitas nesses clientes. Existe algo nessas químicas que ajudem a expulsar o pigmento?
- Como diferenciar tristeza passageira de um quadro de depressão que precisa de acompanhamento especializado?
- Boa noite, tenho depresso, ansiedade e transtorno bipolar leve, estou tomando clonazepan de manhã e de noite, ácido valproico e carbonato de lítio e mesmo assim estou tendo insônia, é normal? Devo buscar um especialista?
- Estou tomando agomelatina 25 mg a noite estou tendo muito náusea, Diarréia e sonolência no dia seguinte estou na primeira semana.
- Mãe 79 anos , tratamento de depressão . Médica passou Depakote, Rivotril e Quet. Sendo que apoia o uso desses medicamentos principalmente a noite , ela vem tendo queda , travamento das pernas e pressão baixa . . Pode ter relação com os remédios? Durante o dia anda com dificuldade, mas consegue ir bem…
- Quem tem asma ou rinite alérgica tem mais risco de ter reação alérgica grave ao contraste da ressonância gadolínio?
- Tomar remédio para fobias e tag vai diminuir a intensidade dos meus medos e eu vou conseguir enfrentar?
- Oitavo dia de fluoxetina é normal sentir os batimentos e tontura?tenho bloqueio av de primeiro grau, tava tomando clonazepam tb
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1235 perguntas sobre Depressão
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.