Estou com problemas no casamento e gostaria de informações sobre terapia cognitiva?

12 respostas
Estou com problemas no casamento e gostaria de informações sobre terapia cognitiva?
A TCC e uma terapia que trabalham foco na solução de problemas, levando em conta as cognição versos afetos e comportamento. Mesmo que estendamos nossos padroes cognitivos para todas as relacoes, mas cada tem um papel de mãe, profissional, esposa , marido, colega. Entao depende de do que procura, uma terapia casal . Pois o casamento passa por fases que muitas vezes os casais sentem dificuldades de transpor.

Olá, problemas no casamento me remetem a dificuldade na comunicação. Quando falamos em relacionamento sempre precisamos avaliar quais são as nossas queixas e a do parceiro, afinal, uma relação é feita de 50% de cada lado. Descobrir quais pactos antes felizes, hoje motivos de frustração e desprazer. A TCC utiliza técnicas para avaliar o pensamento, monitorar as emoções e adequar comportamentos. Também pode ser indicado uma terapia de casal e a utilização de inventários de habilidades conjugais. O importante é buscar alternativas para resolver o impasse.
boa sorte. abs.
A terapia Cognitiva Comportamental tem como objetivo ensinar o paciente a diferenciar pensamento de emoção e comportamento,através de técnicas utilizadas pelo psicoterapeuta. Com isso o paciente percebe que os pensamentos que possuem em relação a situação é que o afetam gerando assim emoções desencadeando muitas vezes pensamentos disfuncionais. A partir do momento que o paciente passa a questionar o pensamento rígido tornando-o flexível percebe que estava sendo levado por crenças aprendidas. A T.C.C é excelente para ser utilizada em psicoterapia para casal.
Espero ter conseguido responder a sua questão.
A TCC é uma abordagem da psicologia que trabalha com a tríade: pensamento - emoção - comportamento. O objetivo é entender como a pessoa reage frente a determinadas situações a partir do reconhecimento das emoções, para assim compreender os pensamentos e crenças de cada um. Durante o tratamento serão utilizadas técnicas que ajudam a flexibilizar os pensamentos e consequentemente gerar emoções diferentes, mais adaptativas. é uma abordagem bastante utilizada com casais e que mostra-se eficiente!
Sugiro que procure um psicologo que possa te ajudar na situação atual com seu marido.
abraco,
Sim , a TCC é uma abordagem no campo da psicologia clínica e tem como foco central habilitar o paciente a compreender e solucionar seus problemas de modo independente.

O método é eficaz e você poderá obter bons resultados práticos.

O terapeuta cognitivo caberá "traduzir " com a colaboração do paciente as dificuldades e suas queixas. Atuará a fim de desenvolver no paciente habilidades para solução de seus problemas emocionais de modo consciente .
Olá! A Psicoterapia Cognitiva Comportamental e racional emotivo irá ajudá-lo a:Identificar padrões de pensamento e crenças irracionais; a desafiar essas crenças; a obter conhecimento e reconhecimento de padrões irracionais. O casal para ser casal deve pensar casal, mas, ser a união de duas pessoas distintas.Paz e Bem!
A terapia cognitiva visa o foco central do problema ou dos problemas, tem como cerne trabalhar as crenças dos pacientes, trabalhando na forma de como eles avaliam seus problemas e interpretam o que acontece ou aconteceu em suas vidas e visa modificar as crenças disfuncionais, que muitas vezes adotamos porém não temos consciência de que estão nos prejudicando, gerando sentimentos ruins e comportamentos prejudiciais.

Na terapia de casal são dois mundos que se juntam, duas formas distintas de avaliar, de interpretar e duas formas diferentes de agir e reagir frente as situações conflituosas e desgastantes. A terapia cognitiva minimiza essas diferenças, diluindo os conflitos, dissolvendo os desentendimentos, tendo como objetivo harmonizar o relacionamento, transformando-o numa relação estável e construtiva.
A abordagem Cognitivo-Comportamental pode ser extremamente benéfica para casais que estejam passando por crises conjugais. Para a TCC, o modo como os casais enxergam o relacionamento e o parceiro são fundamentais para construir crenças e gerar comportamentos na relação. Se as crenças do casal forem desalinhadas, surgem as crises. É preciso compreender como cada um construiu a visão da relação, de si e do outro para entender a melhor maneira de gerar crenças funcionais para o casamento.

Grande abraço.
Você diz: "Estou com problemas no casamento e gostaria de informações sobre a TCC"

Certamente acredito que queira buscar resolver seus problemas então busca um terapeuta especializado em casal independente se é TCC ou não, ele terá ferramentas para te ajudar a resolver ou enxercar possivés desajustes que estão afetando seu casamento.

Att.
Dra. Sayonara Machado
A Psicoterapia Cognitiva Comportamental trabalha novos comportamentos para que se adquira novos pensamentos e sentimentos a respeito de uma situação de conflito . Portanto é muito bem indicada para casais ou até mesmo individualmente. Pois deve-se pensar que cada pessoa vem de uma cultura familiar diferente e ao se unirem entram em conflito em várias questões. Trabalhar estas questões com assertividade , ou seja resolver sem passividade e sem agressividade é um dos objetivos da Terapia cognitivo comportamental , atendo casais e, aos poucos, os mesmos passam a aprender a se comunicar de forma mais efetiva.
A psicoterapia de casal, independente da abordagem psicológica, desde que você esteja disposta a se concientizar e a se perceber você terá excelentes resultados terapêuticos para o casal.
At.
Mônica Araújo!
Olá ... terapia de casal ou individual diante de uma crise é muito valida, independente da abordagem.
Em terapia você vai entender o que é seu e o que é do outro, entender como a comunicação é importante para a vida do casal, aprender o processo de fala e escuta e manter uma conversa assertiva.