Minha filha tem 14 anos e só gosta de interagir com crianças mais novas que ela. Isso é normal?

20 respostas
Minha filha tem 14 anos e só gosta de interagir com crianças mais novas que ela. Isso é normal?
Ela não interage absolutamente com ninguém da idade dela? E pessoas mais velhas? Você sabe como ela se comporta na escola, com os colegas de classe? Na sua pergunta temos poucas informações sobre o comportamento dela e será necessário mais detalhes para se avaliar o quadro. Contudo, uma pergunta que com certeza deve ser feita é: em que medida essa forma de interação que ela apresenta traz para ela sofrimento? Ela se queixa de prejuízos que esse comportamento possa estar causando a ela? Oriento que você a leve a um profissional de confiança que possa, junto com ela, explorar todos os aspectos relacionados a esse comportamento. O contexto em que ela se encontra é fundamental para se entender o porquê desse comportamento.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 180

A minha pergunta é, qual seria o motivo que trouxe sua dúvida?
Porque de repente, não seria normal? Teria mais informações? Sobre a personalidade da sua filha, ou porque ela busca pessoas mais novas para se relacionar?
É preciso investigar para saber se tem algo fora da normalidade, no entanto, com essa informação não é possível afirmar nada.
Que tal agendarmos uma sessão por chamada de vídeo? Assim pode ver como se sente, e se a terapia é o que busca para iniciar o cuidado com a saúde mental.
Quando nossos filhos precisam de atenção, como terapia, muitas vezes, os pais gostariam e/ou precisam desse cuidado também.
Me mantenho à disposição,
Atenciosamente
Fernanda Andrade
Depende. Não é problema nenhum gostar de interagir com pessoas de outras idades. O que é necessário entender é se ela se sente incomodada em interagir com crianças/adolescentes da mesma faixa etária, pois isso pode aparecer como um problema de convívio no âmbito escolar, por exemplo, onde geralmente as crianças são divididas por idade. Outro ponto é entender como está sendo para ela esta transição da infância para a adolescência. Esta costuma ser uma fase muito delicada. Ela se sente criança? Sente-se mais adolescente? Está insegura em transitar para esta próxima fase? Existem muitas perguntas a serem feitas em torno desta sua dúvida. E pode ser que isso tudo seja apenas uma questão de momento, de identificação com a faixa etária anterior ou com as atividades e experiências propostas por estas crianças. Procure um psicólogo que atenda crianças/adolescentes e possa orientar vocês sobre isso em mais detalhes. Abraço!
Olá, teria que avaliar o contexto como um todo, é difícil mensurar o que seria um comportamento "normal ou anormal" apenas com esse relato, é importante junto a um profissional começar a avaliar o contexto dessas relações, outros comportamentos com a fala, comunicação, brincadeiras, forma de se expressar, o que motiva o interesse por crianças mais novas entre outros aspectos que podem ser trabalhados junto a um profissional da área, espero te auxiliado e me coloco a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica do adolescente - R$ 150
Olá, tudo bem?
Essa pergunta é bastante específica e não tem uma resposta única: certo ou errado. Cada caso necessita ser avaliado, pois é preciso ter a compreensão dos fatos que estão levando a sua filha a querer interagir somente com crianças mais novas que ela. Um psicólogo poderá auxiliar a entender os motivos e a pensar sobre esta questão. Fico à disposição. Um abraço.
Olá! Diante das informações não é possível responder assertivamente, mas seria importante observar se ela se relaciona apenas com crianças mais novas. Nessa fase, geralmente os adolescentes gostam de interagir com pessoas da mesma idade, em decorrência dos assuntos em comum, das descobertas. Como ela interage na escola, tem amigos, colegas? E com a família, ou pessoas mais velhas? Uma conversa com ela seria positivo, talvez ela possa responder, ou busque uma ajuda profissional para juntos entenderem o que passa com a sua filha. Atendo adolescentes e pais e fico à disposição.
Boa tarde, o mais importante é compreender o por quê?
Aos 14 anos ela esta em uma fase delicada. Entre ser criança e se tornar adolescente. Pode ser tantas coisas, talvez ela ainda não esteja aberta para assuntos com conteúdos mais adolescentes, talvez exista uma falta de interesse e afinidade com o circulo social dela, talvez ainda não esteja pronta para soltar seu lado mais criança. Um olhar mais profundo com um psicólogo com certeza vai ajudar! um beijo!!
Olá! Adolescente interagem,escolhem pessoas ao seu redor conforme sua identificação, seja de personalidade, gostos,interesses em comum. Se isso te preocupa,abra um canal de diálogo com ela, pergunte. Caso necessário procure a ajuda de um Psicólogo.
Seria importante avaliar o que está causando está seleção. É possível se permitir interagir com idades anteriores e com sua faixa, até maiores. Porém somente uma avaliação com segmento terapêutico poderia esclarecer.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
É uma pergunta que abre para outras perguntas....como é o comportamento da adolescente de 14 anos? Como se dão as possibilidades de relações com pessoas das diversas faixas etárias? Existe embotamento em seu comportamento? Como é sua criação? O que seria a normalidade ou a estranheza nessa situação?
Enfim, existe a necessidade de uma avaliação psicológica com um profissional qualificado. Fico disponível caso queira falar mais a respeito.
Abraço e boa semana!
Olá, tudo depende... Você notou algo que poderia indicar que essa relação com crianças menores pode não ser saudável? Há diversos fatores que podem influenciar nisso como a dificuldade em lidar com o amadurecimento/entrada da adolescência ou até mesmo a dificuldade da sua filha em se relacionar com pessoas da mesma faixa etária que ela. Não há problema em a sua filha apenas gostar de crianças e interagir facilmente com elas, o problema existe se essas relações não estão sendo saudáveis para a tua filha ou para as crianças. Se você notou algo que possa estar sendo prejudicial busque avaliação para a sua filha com um psicólogo/a especialista em adolescência! Abraço.
Olá, bem as pessoas com quem nos relacionamos estão ligadas a sentimentos e tipo de contato que criamos com ela, isso vale para varias idades. Agora falando em situações onde as idades são distintas, precisamos entender como é o circulo de pessoas que ela interage, bem como assuntos ou temas de interesse dela e dessas outras pessoas ao seu redor.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica do adolescente - R$ 80
Provavelmente ela não amadureceu bem, é preciso um psicólogo para ajudá-la nesse processo.
Sim, isso é normal. Muitas vezes, as crianças mais velhas se sentem mais confortáveis interagindo com crianças mais novas, pois elas podem se sentir mais seguras e confiantes. Isso também pode ser um sinal de que ela está procurando por um nível de aceitação e afeto que ela não está recebendo de seus pares. É importante que você ofereça a ela um ambiente seguro e acolhedor para que ela possa expressar seus sentimentos e necessidades.
Olá, não dá para dar um diagnóstico somente com essa descrição. Mas o que te preocupa? Adolescência é uma fase de descobertas, ate mesmo da própria identidade. Quem sabe ela não esta tentando se encontrar os grupos que se relaciona? Mas porque essa questao dela ter amigos mais novos lhe angustia? vamos entender isso também? as vezes não nos damos conta que certos medos estão mais em nos do que naqueles que são os alvos da preocupação. Espero ter ajudo. Abraço
É relativamente comum que adolescentes interajam com crianças mais novas, mas é importante observar o comportamento de sua filha e verificar se isso está impactando negativamente seu desenvolvimento social e emocional. Se você tiver preocupações, é recomendável buscar orientação de um profissional de saúde mental, como um psicólogo, para avaliar a situação e fornecer orientações adequadas.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica da criança - R$ 140
Acho válido você perguntar para ela porque essa preferência de crianças mais novas.
Se existir algum problema ou resistência com crianças da mesma idade ou mais velha, sugiro colocá-la numa terapia para trabalhar essa questão.
Olá; espero que esteja bem, podem existir algumas razões pra isso. Ela pode gostar de dominar as brincadeiras e com crianças mais novas ela comanda; ela pode ser um pouquinho mais infantil que as crianças da idade dela e então pode preferir brincar com os menores; ou pode se sentir mais segura com as crianças menores. Talvez você possa perguntar pra ela por que ela prefere brincar com os mais novos. Do jeitinho dela ela vai te explicar. Mas eu não vejo grandes problemas apenas com esse seu relato. Essa idade da adolescencia é comum que elas tenham tempos diferentes de amadurecimento, algumas meninas querem namorar e etc e outras ainda estão na fase de brincar. Mas se você está preocupada leve-a para fazer uma avaliação com um psicólogo. O que é importante você observar é se existem mudanças de comportamento, se ela está mais quieta, se o sono ou apetite mudaram, O diálogo sempre é a melhor escolha. Boa sorte.
Cada pessoa é única em sua personalidade e forma de interagir com os outros. No entanto, é normal que haja mudanças no comportamento social conforme a pessoa cresce e amadurece. A adolescência é um período em que ocorrem muitas transformações físicas e emocionais, o que pode levar a mudanças nos padrões de comportamento. É importante ter uma conversa aberta com sua filha para entender melhor o que está acontecendo e se ela está enfrentando algum desafio nesse sentido. Caso haja preocupação, pode ser interessante buscar ajuda de um psicólogo para auxiliar no desenvolvimento saudável dessa fase da vida.
Se relacionar pessoas de idade mais nova do que ela não é um problema em si, porém quando você diz que ela só se relaciona com elas, parece que há uma limitação, uma dificuldade em outros relacionamentos, o que faz pensar que possa ter uma questão emocional a ser trabalhada. Minha orientação é buscar um psicólogo para uma avaliação. Abraço