Boa noite! Tenho um filho de 29anos, ele já alguns anos esta tendo um comportamento de muitas menti

23 respostas
Boa noite!
Tenho um filho de 29anos, ele já alguns anos esta tendo um comportamento de muitas mentiras ,esta praticamente impossível em acreditar nele.Qual especialista devo procurar?
Boa noite! Tudo bem contigo? Primeiramente teríamos que averiguar o interesse de seu filho em procurar algum tipo de ajuda dentro da área da saúde. Se for do interesse dele, e ele reconhecer este comportamento como problemático, o indicado é fazer a busca de um psicólogo de vertente cognitivo comportamental.

Se seu filho não concordar o que posso sugerir é você mesmo fazer a busca por um serviço de psicoterapia para lidar melhor com essa questão externa que pode estar lhe causando ansiedade. Abraço!

Olá! Mentir em excesso é prejudicial para a pessoa, que pode ser profundamente afetada pelas mentiras constantes a ponto de acabar acreditando nelas, e para quem convive com ela, devido a quebra de confiança. Não fica claro se o seu filho reconhece o problema. Isso seria importante para que ele pudesse aceitar ajuda especializada para iniciar o tratamento e evitar maiores consequências. Você pode orienta-lo, conversando com ele a respeito da possibilidade de fazer um acompanhamento com um psicólogo, para entender melhor a função desse comportamento. Normalmente, mentir em excesso vem de uma tentativa de fugir dos problemas ou necessidade de atenção e aceitação… Mas também pode ser que ele sofra com algum transtorno. Então é necessário investigar. No processo terapêutico ele poderá expressar o que lhe gera tanta insatisfação, para que ele precise contar tantas mentiras, fantasiando outra realidade e poderá descobrir o que pode ser feito para modificar essa conduta. Cuide-se bem!
Olá
É bastante importante antes de procurar a ajuda profissional discriminar se seu filho não mente ou omite partes da sua vida para proteger para si certa privacidade. Há muitas famílias que por vezes não compreendem como saudável o espaço individual do sujeito, quando na verdade é fundamental o espaço íntimo, e próprio ao sujeito e não comum a família, para o desenvolvimento psíquico e emocional do ser humano. Pessoas que são privadas de sua individualidade ou privacidade utilizam de estratégias como mentiras, omissão, distância ou até rompimento de vínculos para proteger sua individualidade, já que esta é vital a nossa existência.
Após discriminada a situação, e identificando que não é o caso, o profissional indicado é um psicólogo. Eu indicaria a abordagem psicanalítica, mas fica a critério do paciente.
Precisando estou a disposição.
Olá! Recomendo procurar o especialista psicólogo, num primeiro momento. É provável que, após algumas sessões de psicoterapia, o psicólogo suspeite ou descubra os motivos deste comportamento. Talvez, posteriormente, seja necessário um encaminhamento para um médico-psiquiatra, se o psicólogo desconfiar de um comportamento patológico referente ao hábito de mentir. Espero ter ajudado.
Olá. Menir excessivamente pode indicar varias coisas como autoproteção, necessidade de afirmação e atenção e outros motivos, mas também pode indicar algum transtorno que deve ser avaliado por um Psicólogo. Nesses casos a psicoterapia é indicada para que a pessoa possa entender o que a motiva a mentir e tratar o problema.
Se faz necessário acompanhamento psicológico e muitas vezes psiquiátrico,pois a mentira compulsivamente é uma patologia que acarreta muitos desentendimentos nas relações familiares,sociais e no trabalho. Ela perde a credibilidade,se sente insegura e traz uma série de transtornos para sua vida.È importante buscar ajuda. Boa sorte.
Boa noite.
Concordo com a Marília que fez um comentário acima.
Seu filho tem 29 anos, por que mentiria para você?
Será que mente para todo mundo ou é só para você?
Procure alguém para falar mais sobre isso e sobre suas expectativas em relação ao filho e à sua vida.
Olá! O psicólogo é o profissional que pode lhe ajudar a lidar com as mentiras do seu filho, no sentido de vc desenvolver outras ferramentas e habilidades nestas situações. Para ele, o psicólogo tbm vai ajudar a compreender melhor os porquês das mentiras. Por que há esta necessidade e como isto se iniciou. Converse com ele sobre esta possibilidade terapêutica e não hesite em fazer a sua. Abs
Neste caso penso em três possibilidades: psicoterapia individual para o seu filho, caso seja uma percepção que ele também tenha sobre a mentira e caso ele tenha interesse em estar trabalhando este comportamento. Psicoterapia individual para você, para construir possibilidades de enfrentamento diante dessa realidade que tem te gerado sofrimento. Ou ainda, psicoterapia de família, para que ambos estejam presentes no espaço terapêutico e tenham a possibilidade de trabalhar esta questão na relação de vocês com a ajuda de um profissional.
Um psicólogo poderá ajudar o seu filho a compreender de forma mais profunda e detalhada os motivos que o fazem mentir sem fazê-lo se sentir culpado ou julgado por isso; um acolhimento na dose certa será muito importante para ele conseguir se vincular ao profissional. Compreendendo melhor esse motivos, será possível trabalhar todos os fatores que o influenciam, sejam os de caráter individual como os de caráter relacional, entre ele e as pessoas pra quem ele mente, se forem específicas. Boa sorte!
Olá o ideal é de repente ele perceber o quanto as mentiras em excesso pode causar danos a vida dele, desde perder a confiança de pessoas importantes para ele quanto de repente perder oportunidades cargos, devido as pessoas deixarem de confiar... então precisa saber se ele tem vontade de se tratar e procurar um profissional que ira avaliar o que faz ele mentir tanto, uma avaliação psicológica seguida de um acompanhamento onde será investigado com calma o que o leva a tal comportamento, pode ser desde autoproteção, auto afirmação até algo mais patológico.
Psicólogo seria a primeira opção.
me deixo a disposição :)
Olá, com certeza psicólogo, mas seria bom ele aceitar se desenvolver. Talvez um psiquiatra se ele não estiver dando conta do trabalho, sono e relacionamentos. Ele está passando um momento difícil, se puder ter consultas 2x/semana melhor, boa sorte.
Olá! Entendo a sua preocupação. O ideal seria ele começar um acompanhamento com psicólogo(a), para que ele mesmo possa entender o porquê desse comportamento, que prejuízos isso pode trazer para vida dele, de que forma ele pode mudar e aprender a lidar melhor com as situações sem precisar mentir. Mas, para isso, ele precisa concordar em começar a tarepia, caso contrário pode não funcionar.
Olá, pelo que você descreve essas mentiras são muito frequentes, a mentira compulsiva é chamada de mitomania e é um transtorno psicologico e este pode estar presente em vários quadros psiquiatricos. É importante entender quando isso começou e em que circunstancias esse comportamento aparece. Essa mentira é para esconder algo? É para chamar atenção para si? Para se beneficiar? Por medo? Existe algum outro comportamento associado? Essa mentira é muito fantasiosa? Ele conta vantagem? De qualquer forma esse comportamento é preocupante e pode trazer muitas dificuldades para a pessoas (sociais, de relacionamento, etc.) Seria importante que ele passasse por uma avaliação com um psiquiatra ou psicologo.
Olá! A mentira é comumente ensinada pelos pais ou educadores que lhe deram formação. A criança aprende e dependendo dos reforços emocionais recebidos, trouxe para a vida adulta. Busque por um bom Psicólogo Cognitivo Comportamental e Hipnoterapeuta.
Deve procurar um Psicólogo, mas é fundamental que ele queira buscar o tratamento.
Olá!
Veja com seu filho se é do interesse dele buscar a psicoterapia, que além de autoconhecimento, vai proporcioná-lo maior clareza sobre seus pensamentos e o que contribui para esse comportamento recorrente de mentir.
Vai ajudá-lo a descobrir mais de si mesmo.

A psicanálise pode ajudar a entender as razões por trás do comportamento de mentiras do seu filho. Ela pode ajudar a identificar quais são as necessidades subjacentes que estão motivando esse comportamento e ajudar a encontrar maneiras mais saudáveis de satisfazê-las. Além disso, a psicanálise pode ajudar a desenvolver habilidades para lidar com as emoções e sentimentos que estão por trás das mentiras, como medo, ansiedade, vergonha ou culpa.
Olá! O especialista mais indicado, inicialmente, é o psicólogo. Entretanto, para iniciar um processo psicoterapêutico, é necessário que ele esteja tendo consciência dos prejuízos que possa estar tendo nas relações, ocasionadas por este comportamento. O mentir compulsivamente pode ter várias vertentes. Caso ele não queira buscar ajuda, sugiro que você o faça para melhor lidar com esse filho.
Olá! Se você está preocupada com o comportamento de mentir do seu filho, pode ser útil procurar a ajuda de um psicólogo ou psiquiatra para avaliar a situação e recomendar um tratamento adequado, se necessário. Eles podem ajudar a entender as possíveis causas do comportamento de mentir e desenvolver estratégias para lidar com isso. Além disso, dependendo da gravidade da situação, pode ser necessário procurar um psicólogo especializado em transtornos de personalidade ou comportamentais. Espero ter ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 140
A situação que você descreveu pode se tratar de vários problemas diferentes, mas a psicologia é uma área que pode ajudar a entender a origem do comportamento mentiroso do seu filho. Recomendo procurar um psicólogo clínico para que ele possa realizar uma avaliação completa do caso e, a partir daí, prescrever o tratamento correto. O psicólogo irá ajudar o seu filho a entender os motivos por trás das mentiras e a desenvolver habilidades para lidar com situações desconfortáveis ou estressantes sem recorrer à mentira. Espero ter ajudado!
Para o seu filho, psicólogo, porém ele precisa concordar em fazer terapia. Penso que como mãe você pode falar o que está percebendo, como está se sentindo e o que você entende de pode ajudá-lo. Boa sorte.
Oi ... em um primeiro momento recomendo procurar por um psicólogo, com alguns sessões esse profissional pode descobrir quais os motivos que levam o seu filho a esse comportamento, e se for o caso encaminhar para algum outro profissional fazendo assim um trabalho conjunto.