Estou grávida de 7 semanas e estou tendo muita dor de dente, uma restauração que troquei a pouco tem

12 respostas
Estou grávida de 7 semanas e estou tendo muita dor de dente, uma restauração que troquei a pouco tempo. Meu obstetra me orientou a não tomar anestesia e não tratar o canal no primeiro trimestre, então o dentista sugeriu refazer a restauração com mais forramento, uma tentativa de eliminar a dor no momento, sem tratar o canal. Pretendo fazer a restauração sem anestesia assim como foi feito da outra vez, e gostaria de saber se realmente não há nenhum risco para o bebê? Falo em relação ao material resina, o forramento, e a luz para secar.
O tratamento de restauração não traz nenhum risco para sua gravidez.
Caso a senhora permaneça com dor, mesmo que no primeiro trimestre é indicado que seja feito o acesso (abra o dente) para que sua dor seja aliviada. Pois uma paciente gravida com dor ou necessitando tomar medicamentos orais para controlar a dor durante três meses não é saudável para gravidez.
Existem diversos estudos e anestésicos seguros para serem usados em pacientes gravidas , converse com o seu dentista e se de fato ele achar necessário utilizar peça para que entre em contato com seu medico para chegarem em um consenso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia!
O 2° trimestre da gestação é o mais indicado para tratamento odontológico(exceto canal devido as radiografias. Geralmente durante o tratamento de canal usa-se radiografias, com exceção de alguns endodontistas que tem o localizador apical e aí não são necessárias radiografias). Orienta-se o 2° trimestre por ser mais confortável para a paciente. Fazer restauração com resina não atrapalha em nada uma gravidez de curso normal. Estou à sua disposição.
Não existe problema algum em restaurar o seu dente durante a gravidez. Porém, realmente não deve tomar anestesia e nem fazer radiografias
Diante da queixa descrito pela paciente, não vejo problema nenhum em intervir nesse caso, devido evitar excesso de analgésico e stress da dor para o bebê. Não tem o pq esperar o segundo trimestre com sofrimento. Pode tomar anestésico sem vaso constrictor, fazer o tratamento de canal e pode fazer rx utilizando o colete de chumbo com protetor de tireóide.
Após o primeiro trimestre de gestação (mais de 13 semanas) é seguro fazer tratamentos odontológicos. O dentista, ciente da sua condição, com certeza vai propor o tratamento adequado e usar materiais disponíveis que não prejudiquem você e/ou o bebê. Existem anestésicos de uso seguro para gestante. Não pode é você ficar sofrendo e sentindo dor.
Os avanços na odontologia e os estudos mais atuais mostram que o estresse causado pela dor, e o foco de infecção e inflamação de origem dentária são extremamente prejudiciais, podendo inclusive levar ao parto pré-termo e baixo peso do recém nascido. Anestésicos apropriados podem ser utilizados sem oferecer risco ao bebê. Com relação às radiografias, desde que se use o colete de chumbo, as radiação emitida é insuficiente para causar dano. As restrições odontológicas dizem muito mais ao conforto da paciente, dado a frequencia de enjôos da mamãe e ergonomia para sentar na cadeira para o atendimento.
Os materiais isolantes para restaurações em resina de ultima geração não oferecem nenhum risco à sua gravidez.
Você deve observar os cuidados para proteção ao corona vírus que é mais urgente no seu caso
Não há problema algum quanto ao material restaurador, forramento ou o uso do fotopolimerizador. As restrições durante a gravidez são quanto aos anestésicos e radiografias. Não tome nenhuma medicação sistêmica sem a orientação de seu médico.
Nenhum problema em tratar o canal com localizador apical sem uso de radiografias, quanto ao anestésico.... existem específicos para a finalidade em questão. Não se deixa de tratar uma infeção de canal por conta do bebê todo e qualquer tratamento é indicado desde que dentro dos protocolos corretos.
Caso você precise realmente fazer o canal , o ideal é ser no segundo trimestre , porém em geral são procedimentos tranquilos que nao causam riscos para o bebê , assim como materiais para restauracao não causa nenhum tipo de probelma pra o bebê , o ideal é eliminar sua dor para não causar outros transtornos , procure sempre um especialista endodontista para realizar seu procedimento.
Bjs. DRA. Luciana Sobral
Gravidez nunca foi doença! Pode tomar anestesia apropriada para grávidas! Trate seu dente agora, pode ser um curativo, uma restauração ou tratamento de canal, a critério do seu dentista. Radiografia sempre com proteção (avental de chumbo) na barriga e no pescoço. Espero ter ajudado!
Olá. Não tem nenhum problema fazer a restauração nesse período. Se precisar fazer o canal pq está com muita dor faça, não espere o segundo trimestre para isso. O uso prolongado de analgésico é pior que o tratamento de canal. Tem anestésicos específicos para grávida,usar avental de chumbo qdo precisar realizar rx,tudo isso protege mãe e bebê. Consulte seu dentista e se optarem por fazer o canal peça a ele para entrar em contato com seu médico.

Especialistas

Greice Gomes de Souza Quaresma

Greice Gomes de Souza Quaresma

Dentista

Embu-Guaçu

Erika Ferreira Cassini Amaral

Erika Ferreira Cassini Amaral

Dentista

Cabo Frio

Isadora Marcon

Isadora Marcon

Odontopediatra

Andradas

Myleni Saúgo

Myleni Saúgo

Odontopediatra

Maringá

Letícia F. Pereira

Letícia F. Pereira

Dentista

Rio de Janeiro

Aline Martins

Aline Martins

Dentista

Itajubá

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 290 perguntas sobre Cárie dentária
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.